Clique Aqui NL5 6max - UTG raise x QQ - Página 3

Lista de Usuários Marcados

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 21 a 25 de 25
Like Tree32Likes

Tópico: NL5 6max - UTG raise x QQ

  1. #21
    Chip Leader Avatar de EduAmendola
    Data de Ingresso
    20/07/08
    Posts
    1.287
    Opa, obrigado por me chamar para a discussão. Eu não havia visto este tópico.

    Bom, na minha opinião, a primeira coisa que tem que ser levada em consideração são os stacks. Vilao tem 132.2bbs e Hero 129.6bbs. Isso me faz inclinar mais ao call open do que o 3bet, pois 3betar QQ e foldar pra 4bet exige reads (que nós nao temos, e o pouquinho que temos indica que o vilão NÃO tende a ser um donkey, embora seja quase irrelevante essa read pelo sample minusculo).

    Alem disso, atolar 130bbs com um QQ pf vs utg aparentemente NIT mas sem mais reads não me parece ser tão vantajoso, eh uma decisão mais close. E mesmo matematicamente, com os calculos que o flush mostrou ali, não acho que seja uma equidade tao alta. Simplesmente fechar os olhos e atolar sempre nesses spots vai te deixar muito mais sujeito à tão detestada variancia, e provavelmente ao Tilt e a desmotivação (que eh o maior inimigo dos microstakers).

    Enfim, se fossemos analisar se baseando um pouquinho mais nas stats (e repito: sample irrelevante no que se trata a 4bet, mas um pouquinho mais relevante no que se trata a Raise 1st do UTG), teriamos que analisar o Raise 1st do vilão na posição que ele fez o raise. Um cara 17/14 provavelmente tera um range de algo como 10% no UTG e essa porcentagem vai aumentando conforme a posição, resultando em algo como 20% do BTN/SB por exemplo.

    Este eu acho que eh o primeiro read: olhar o raise 1st do vilão por posição e ver se ele tem noção de posição ou nao. Se o cara tiver um raise 1st igual em todas as posições, isso indica que mesmo em 51 mãos ele tem um range mais estático e não liga tanto pra posição. Essa info me faz começar a achar o 3bet/call uma opção mais agradável. Mas são poucas mãos, dificil se apegar nisso.

    Mas me permite te dar um puxão de orelha OP? Como vc jogou 51 mão com o cara sem ter nenhum note ou read específico dele? Ainda mais que vc tem posição sobre ele. Tipo, ele obviamente puxou alguns potes (pois está com 132bbs). Vc não viu essa action? Se isso passou despercebido para vc, provavelmente está jogando mais mesas do que deveria. Sou a favor de, nos micro-limits, vc procurar refletir e focar 100% nos jogadores e stats conforme o jogo, ao invés de simplesmente colocar o tão famoso volume jogando ABC. Assim vc vai de fato evoluir e se preparar para os limites seguintes, ao invés de simplesmente grindar no piloto automatico.

    Outro read que vejo eh que o vilão de um 4bet-shove estando deep. Isso pode indicar muita fraqueza ou muita força. O cara não deve saber 4betar, e no lugar dele, o 4bet-shove estando semi-deep eh horrivel aí. Se ele tiver AA pode te fazer foldar ateh mesmo seu QQ, se ele tiver lixo eh soh questão de tempo ateh algum jogador nao-pensante dar call com ATo e stackear ele. Anyway, juntando esse tell com as outras infos de que o cara parece ser nit, pra mim isso eh mais força do que fraqueza.

    Considerando essas poucas infos que eu citei, mesmo que o range de raise 1st do vilão no UTG seja algo como 16%, duvido que ele 4bet mais do que 25% disso, ou seja, sendo bem otimista, a 4bet dele nessa posição seria de algo como 4% (TT+,AQs, AK). Contra este range eh aceitavel atolar o QQ ja que sua equidade eh de 53% vs 47% do vilão. Mas o fato de estar um pouco mais deep exige uma equidadezinha maior, imho.

    Não eh flipando 130bbs que tu vai ganhar dinheiro com o poker. Eh se adaptando a cada situação e jogador, usando as informações que conseguir extrair. E as informações que temos me fazem preferir usar a vantagem de ter posição e tentar controlar o pote para chegar um showdown bem mais barato. Na minha opinião o Call Open eh a melhor opção.

    Agora vamos a algumas observações:

    OBS1: Pq vc fez o 3bet IP de 3,5x o raise 1st do vilão? Quando estiver em posição, aconselho um 3bet de no maximo 3x o raise 1st (desde que o raise 1st seja um valor normal, se for muito baixo tu pode fazer mais alto, se for muito alto tu pode dar pouco mais que um mini-raise). O motivo disso eh que vc tem muitas vantagens de estar IP em um 3bet-pot. E o mesmo vale para o inverso, ou seja, quando estiver fora de posição, 3bet mais forte (no minimo 4x o raise 1st normal dele). Afinal, eh preciso cobrar caro do vilão para ele ter a enorme vantagem de posição contra vc em um 3bet pot.

    OBS2: Outro fator extremamente relevante eh a dinamica da mesa com relação aos outros jogadores que restam para falar (BTN, SB e BB). Tem algum calling station ai no meio? Tem algum squeezer-boy nos blinds? Alguem acabou de tomar um cooler e pode estar tiltado? Resumindo, Qual a imagem dos caras? Essas infos te guiariam de maneira mais precisa. Se vc não presta atenção nisso, sorria, encontramos um leak pra vc. Agora eh soh correr atrás de eliminar isso

    OBS3: Qual a sua imagem? Acredito que essa pergunta tenha um peso muito maior sempre que se trata de 3bet/4bet pot. Vc acha que o vilão tem um thinking-level que possa mudar a decisão dele de acordo com o range que ele te coloca? Se sim, vc PRECISA pensar nisso. Sendo nl5, acho bem improvavel, mas eh bom ter isso em mente desde já. Na nl25 (ou ateh nl10), isso vai ser muito mais importante ainda.

    OBS4: Impossivel pensar racionalmente em tudo isso que eu falei durante a mão, mas isso soh acontece se vc nao estiver ligado no que está acontecendo. Quase todas as infos que eu levei em consideração para a decisão poderiam ter sido pegas antes mesmo dessa mão começar. A unica info adicional eh referente ao spot em si. Dê mais atenção aos players ao seu redor e a cada detalhe do que rola na mesa, faça notes, aprimore seus reads, pois dessa forma vc ficará impressionado com a facilidade que as decisões vão ser tomadas por vc em spots assim.

    OBS5: Desculpem o wall of text, ninguem mandou chamarem o filósofo de botequim chamado Eduardo Amendola uhauhauhauhauhauhauha.

    Abraço!
    kmksick, Jdamasio, MGoes and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #22
    Table Captain
    Data de Ingresso
    23/11/11
    Localização
    São Paulo / SP
    Posts
    586
    Citação Postado originalmente por EduAmendola Ver Post
    Opa, obrigado por me chamar para a discussão. Eu não havia visto este tópico.

    [...]

    Mas me permite te dar um puxão de orelha OP? Como vc jogou 51 mão com o cara sem ter nenhum note ou read específico dele? Ainda mais que vc tem posição sobre ele. Tipo, ele obviamente puxou alguns potes (pois está com 132bbs). Vc não viu essa action? Se isso passou despercebido para vc, provavelmente está jogando mais mesas do que deveria. Sou a favor de, nos micro-limits, vc procurar refletir e focar 100% nos jogadores e stats conforme o jogo, ao invés de simplesmente colocar o tão famoso volume jogando ABC. Assim vc vai de fato evoluir e se preparar para os limites seguintes, ao invés de simplesmente grindar no piloto automatico.

    [...]

    OBS5: Desculpem o wall of text, ninguem mandou chamarem o filósofo de botequim chamado Eduardo Amendola uhauhauhauhauhauhauha.

    Abraço!

    Sensacional esse post do filósofo de botequim chamado Eduardo Amendola!

    E esse puxão de orelha vou guardar para mim também ... e da até para imprimir e colar no monitor!! heheh.....num é tao fácil manter a concentração no poker (mesmo jogando poucas mesas).... mas com TODA certeza é essencial para ser um winner.
    EduAmendola likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #23
    World Class Avatar de aerolitos
    Data de Ingresso
    15/09/09
    Posts
    5.934
    Citação Postado originalmente por flush79 Ver Post
    @iti

    Nesse spot aí não existe. Se você acha que não pode aguentar uma 4bet dele, então você nem 3-beta, dá apenas call.

    Vamo tentar pensar com matemática (se eu errei algo, alguém me corrija):

    Tua equidade vs o range dele:

    pt.pokerstrategy.com
    Equity Vencer Empatar
    MP2 59.79% 57.93% 1.86% { QQ+, AKs, AKo }
    MP3 40.21% 38.35% 1.86% { QQ }

    As pot odds:

    Você tem que meter 5,93 pra ganhar 13,16 (sem descontar rake):

    (5,93 / 13,16) * 100 = 45%

    Olhando só até aí, parece uma jogada -EV, porque a gente vai ganhar só 38% e temos pot odds de 45%. A questão é que a gente não pode esquecer da fold equity que a nossa 3bet gera, porque o range dele vai conter várias mãos que não poderão continuar depois que a gente 3beta, ou seja, a nossa mão aqui com certeza ganha equidade suficiente ou até passa esses 45% necessários pro nosso call ser ok.

    É por isso que 3bet/fold, neste spot, é rasgar dinheiro.

    Se eu tiver feito alguma merda nos cálculos, alguém me corrige. O @aerolitos manja bem de matemática e podia dar uma explicada pra galera sobre essa questão de 3bet/fold com 100 BBs ser bem ruim com as premium hands no tocante a pot odds.
    Se fosse pra 4bet call eu acho que seria diferente e talvez a fold equity do 4bet cobrisse o que hero perde quando da call, mas como é 3bet/call, acho bem dificil a fold equity do 3bet cobrir o que hero perde.

    tem que fazer as maths, mas acho que nem precisa nesse spot, porque o range de opr do vilão é curto
    flush79 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #24
    Expert Avatar de kmksick
    Data de Ingresso
    15/09/07
    Localização
    Campinas
    Posts
    3.304
    Semi-deep sem nenhuma dinamica e sem reads nenhum, flat > 3b

    Mais importante que isso, temos 51 mão do vilão não da pra ficar fazendo suposição nenhum de range de open, 4bet, etc etc
    EduAmendola and flush79 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25
    Professional
    Data de Ingresso
    26/01/11
    Posts
    286
    @EduAmendola +REP pelo post, ty
    EduAmendola likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados