Clique Aqui Tradução: Renton's Micro Stakes NLHE Ring Strategy - Preflop

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12
Like Tree1Likes

Tópico: Tradução: Renton's Micro Stakes NLHE Ring Strategy - Preflop

  1. #1
    Chip Leader Avatar de kpixaba
    Data de Ingresso
    15/10/09
    Posts
    1.081

    Tradução: Renton's Micro Stakes NLHE Ring Strategy - Preflop

    Notas do Tradutor:

    Nota1: Apesar de o título original ser para Small Stakes, eu sinceramente não vi nada que justificasse isso. Os conceitos abordados pelo autor, ao meu ver, são muito mais para quem está iniciando nos micro stakes do que para os "já iniciados" que jogam NL25+.

    No artigo, ele fala que o texto é direcionado para jogadores NL25 - NL200...mas sinceramente, se alguém joga NL200 e não tem os conceitos apresentados já bem estruturados, é porque está lá pra doar dinheiro...e como dizem, "don´t tap on the aquarium".

    Nota2: O autor faz várias menções a um determinado artigo que dispõe de uma tabela que contém 19 mãos iniciais, e a estratégia para usá-las, mas eu não fui atrás desse artigo para buscar mais informações.

    Nota3: Eu decidi manter vários termos em inglês, como loose, passive, tight, enfim...termos que acredito sejam de conhecimento de todos e que vão facilitar o entendimento...

    Nota4: Eu não havia lido este texto antes de traduzir...nem sabia se era bom. Resolvi ler o artigo e achei que seria interessante traduzi-lo...tanto para fixar melhor o conhecimento, quanto para poder disponibilizá-lo aqui no fórum e ajudar aos que não dominam a língua do tio sam.

    ###################################

    Artigo Original: Renton's Small Stakes NLHE Ring Strategy: Preflop Poker

    Renton's Small Stakes NLHE Ring Strategy: Preflop

    - Introdução

    Depois de ler o agonizante tópico sobre a tabela de 19 mãos, eu vou fazer uma experiência. Nós não temos pessoas suficientes escrevendo artigos interessantes e informativos por aqui ultimamente. Os tópicos fixos estão se tornando velhos e desatualizados. Eu acredito que o aok seja um dos únicos que continua escrevendo artigos para nós, independente se ele só faz isso para divulgar o site, levantar o ego e ganhar dinheiro...que seja. Esses detalhes não me interessam.

    O que realmente me interessa é o fato de que ele e seus colaboradores (eu acho que discípulos está fora de moda e um pouco ofensivo, então eu troquei) estão discutindo que a "estratégia das 19 mãos" é direcionada apenas para iniciantes, para que eles possam jogar da forma mais simples possível, e que é uma estratégia efetiva apenas em jogos loose e passive.

    Eu acredito que seja verdade. É uma boa idéia para iniciantes aprenderem uma estratégia simples. CONTUDO, eu penso que a maioria das pessoas que são inteligentes o suficiente para encontrar FTR (abreviação do nome do site, flopturnriver) também são inteligentes o suficiente para aprender como jogar poker de forma eficaz, tight-agressive, e com conhecimento de posição. Eu também não acredito que novatos no poker sejam tão idiotas que não possam fazer adaptações simples ao próprio jogo baseado em algumas condições específicas da mesa.

    Este artigo é uma compilação de conceitos que eu incorporei nas últimas 120k mãos que joguei desde que comecei a jogar NLHE de forma séria, a cerca de 4 meses atrás. Eu não me considero um shark. Mas eu me considero, contudo, ser um bom jogador e um jogador vencedor no geral. [brag] Eu ganhei $12k nos últimos 4 meses (120k mãos) jogando NL Full Ring no Party Poker, com uma winrate média de 4ptbb/100. [/brag]

    Existem várias pessoas aqui que são melhores do que eu, e eu espero que eles comam este artigo vivo. Mais do que ajudar outras pessoas (e a mim mesmo) com informações, espero que este artigo seja um catalisador para outros bons jogadores para que adicionem mais conteúdo ao FTR. Eu penso que FTR é um fórum infinitamente melhor do que o 2+2, mas um dos aspectos em que o 2+2 chuta nossos traseiros é a sessão sensacional "pooh-bah" (NT: não tenho idéia de que sessão seja essa do 2+2...LOL). Eu estava conversando com um membro banido do FTR e concordamos que esse é o ponto mais fraco do fórum FTR.

    Nossa, este artigo já está grande e eu nem comecei ainda. FYI, este artigo se refere a mesas com 9 ou 10 jogadores, FR, com stakes que vão de NL25 até NL200, minha área de conhecimento começa e ternina nesses limites respectivamente.


    - Seleção de Mesas

    Eu não tenho muito o que falar disso pois não uso. Eu acho muito mais conveniente, desafiador e divertido simplesmente jogar em qualquer mesa e ajustar meu jogo à textura da mesa. Obviamente, se faz necessário ficar longe dos sharks, mas em uma mesa cheia, eu simplesmente não vejo a necessidade e procurar especificamente por fishes. Eu normalmente vou para as mesas que tem os maiores potes.


    - Estratégias Preflop

    Estratégias preflop não devem ser invariáveis. O que você faz com suas cartas deve mudar drásticamente baseado no tamanho dos stacks, o quão
    tight/loose o jogo está, a importância da posição em que estão os jogadores que já decidiram, e ainda mais importante, a nossa posição na mesa.

    Posição é extremamente importante, mesmo que você esteja jogando contra pessoas que são tão ruins a ponto de não respeitar isso. É normalmente mais importante do que suas próprias cartas, e torna-se ainda mais importante a medida que os stacks ficam maiores e nossos oponentes ficam mais fortes.

    Não é que posição seja importante na NL1k, onde o jogo é duro, e não é importante na NL25, onde o jogo é fraco. É que o valor de ganhar potes bluffs e semi-bluffs em posição ficam maiores a medida que os stakes são mais altos.

    Posição é o critério mais importante de um bom jogador para decidir se joga ou não uma mão. Aqui está minha estratégia básica. Eu vou dividir em duas partes, uma para mesas loose e outra para mesas tight. Uma mesa loose, é o critério usado pelo artigo das 19 mãos do AOK: o VPIP médio da mesa é de 30%+ e o jogo normalmente é passivo. Uma mesa tight tem um VPIP médio de 20% ou menos e é normalmente mais agressiva. Se você joga em sites grandes como PP durante os horários de pico nos finais de semana, as mesas tendem a ser mais loose. Se você joga durante as tardes em dias de semana ou em sites pequenos com uma seleção de mesas pobre, as mesas tendem a ser tight.

    Quando falo em raise preflop, eu me refiro a um aumento específico. Em microstakes (NL10, NL25 e NL50) eu aumento 4x o big blind + 1x BB para cada limper, e em stakes mais altos, 3.5bb + 1bb por limper. Você tem que aumentar feito homem ou vai acabar se envolvendo em muitos potes com vários jogadores envolvidos (multiway pots), que não são lucrativos sob muitas condições. Quando falo reraise preflop, eu digo para aumentar de 3 a 4x a aposta original. Se houve um raise, um call e você da reraise, então normalmente é necessário aumentar em 4x ou mais o valor da aposta original. Não importa o quão boa sua mão seja preflop, um pote decidido em heads-up é o que queremos.


    - Estratégia de mãos iniciais para jogos LOOSE, baseados em posição.

    - UTG (1º a agir preflop) - Eu normalmente dou raise com 99+. Algumas pessoas dão limp com 99 e TT UTG, eu não. Eu penso que em jogos loose eles tem um valor agregado muito grande como overpairs. Mas para que um par não melhorado ganhe o pote , você tem que isolar 1 ou 2 jogadores com um raise. Já para cartas não pareadas, eu gosto de dar raise com AJs+, AQo+ e KQs. Se você der limp com essas mãos, você terá que jogar com uma mão de um par, fora de posição em um pote multiway, o que não é muito divertido, nem muito lucrativo. Você pode dar limp com 88 ou menos em uma messa loose, com fishes. Dê fold com todas as outras mãos. A medida que você se torna um jogador melhor, dar limp com "conectores naipados" (suited connectors) e AXs torna-se lucrativo, mas eles só adicionarão variância e frustração caso você os jogue como um novato.

    - MP (2-5º a agir preflop) - Raise com 99+, AJs+, AQo+, KQs como em UTG mas adicione algumas mãos a mais. Como as chances de você estar em posição depois do flop aumentam (a medida que você se aproxima do button), fica mais lucrativo adicionar KQo e AJo, e na 5ª posição eu provavelmente daria raise também com KJs e ATs. Dê limp com todos os outros pares. Se houve um raise antes de você, de um jogador normal (para o nosso propósito, de agora em diante um jogador normal aumenta 10% de suas mãos e tem um VPIP de 20%), apenas de call com AQs, 99, TT e JJ, e dê fold com AJ, AQ e KQ e dê call com todos os outros pares. (NT: Essa parte ficou confusa...eu penso que o autor quis dizer pra dar fold com os outros pares...mas tradução é tradução). Quando você é o segundo ou terceiro a agir e tem AA, KK, QQ ou AK você deve quase sempre dar reraise para isolar. A última coisa que você quer, é dar call na aposta dele e ter mais 3 callers depois de você. Ter AA em um pote com 5 jogadores envolvidos é uma bosta, e é o principal motivo de jogadores serem "fatiados" com AA tão frequentemente.

    - LP (Cutoff e Cutoff +1) - Raise com todas as mãos já mencionadas independente de quantos jogadores deram limp. Tente contruir o pote com uma mão forte e em posição. Nessas duas últimas posições eu normalmente também aumento com ATo, A8s+, KJo+ e KTs depois dos limpers. A menos que eles sejam super passivos e deem limp em EP e MP com mãos dominantes tipo AK e KQ, essas mãos são favoritas contra eles e combinadas com sua vantagem de posição, o seu valor esperado vai ser alto. Nessas posições são onde você pode fazer uso de suited connectors e AXs. Dê limp atrás dos limpers com suited connectors como 54s+, 86s+, T7s+ e todos os Ases naipados. Não se prenda com essas mãos depois do flop, procure por 2 pares ou melhor antes de colocar suas fichas no pote. Só dê call em raises com as mãos mencionadas em MP. Com mãos monstro AA/KK/QQ é aceitável se você tiver certeza de que o pote será em heads-up depois do flop. Se você não tiver plena certeza, então você deve dar reraise para isolar. AK é uma mão que sempre dou reraise. Só é dominada por duas mãos, mas perde valor se você não conseguir muitas fichas no pote antes do flop.

    - Button (último a agir) - No button é obviamente onde seu range de mãos deve ser mais abrangente. Você deve jogar de 2 a 3x mais mãos do button do que joga UTG. Se existem limpers no pote, entre com limp com qualquer mão com potencial: 43s+, 54o+, 64s+, 97o+, 85s+, Todos os Ases e Reis naipados. Seu range de dar call em raises, range de raise e de reraise devem ser similar ao LP e MP.

    Existe mais um ponto que gostaria de mencionar: Roubo de blinds. Nas últimas duas ou três posições em uma mesa cheia, se a ação chega em fold até você, você deve roubar os blinds com qualquer mão rasoável. Se a ação chega em fold até mim em LP, eu vou dar raise com A8o+, A2s+, KTo+, K8s+, 98s+, JTo+ e qualquer par com o propósito único de roubar os blinds ou levar o pote no flop com uma C-bet. Sua vantagem de posição é tão grande que mesmo que seu oponente tenha uma mão melhor que a sua, você ainda vai levar a melhor ele dando call ou não.

    - SB - Seja muito prudente ao jogar muitas mãos do SB. Claro que as vezes é só meia aposta, mas é a pior posição da mesa para se jogar. Se a ação chegou em limp até você, complete o blind com mãos rasoáveis e draws, como suited connectors, Ases e Reis naipados. Dê fold e mãos fracas como A8o e T7o. Seu range de raise também deve ser menor quando estiver nos blinds. Em uma rodada em limp, eu normalmente aumento com AK e JJ+ e simplesmente dou limp com outras mãos favoráveis e pares. Se chegou em raise até mim, eu vou dar call com todos os pares, reraise com QQ+ e AK e descartar todas as outras mãos. Se o raiser está em LP e é um jogador loose, eu normalmente vou dar call com grandes suited connectors e reraise com AQ+, AJs+ e TT+. E eu posso abrir ainda mais o range caso o jogador pareça estar roubando os blinds com certa frequência. Se a ação chega em fold até você no SB, dê raise com qualquer mão rasoável como A9+, KT+, QJ e todos os pares. Evite somente completar os blinds quando a ação chega em fold até você. Muitos BB vão simplesmente dar raise com qualquer mão pra cima de você, caso você simplesmente complete o blind no SB.

    - BB - Seu range para dar call em raises e seu range de reraise deve ser similar ao SB. A única diferença é no confronto blind X blind. É importante lembrar que você vai estar em posição depois do flop. Você deve punir o SB por apenas completar o blind sempre que você tiver uma mão razoável e deve dar call em raises do SB com um range bem mais amplo do que faria normalmente. A maioria das pessoas da raise do SB com qualquer carta, quando a ação chega em fold até eles, e o seu range de call deve se ampliar de acordo. Veja o flop com eles em posição e destrua-os.


    - Estratégia de mãos iniciais para mesas TIGHT.

    Eu penso que seja importante, até para novatos, conseguir se ajustar para mesas tight ou loose. Minha estratégia preflop em uma mesa tight não é muito diferente de uma mesa loose, exceto por alguns fatores:

    - Eu abro o pote (primeiro a dar raise) com qualquer par em todas as posições. A medida que a mesa fica mais tight, a habilidade de levar o pote no flop com uma C-bet aumenta. Adicionalmente, se você aumentar o tamanho do pote com um par baixo fazendo um raise preflop, vai ser muito mais fácil ir all-in depois do flop mesmo estando fora de posição, ao acertar sua trinca.

    - Eu roubo os blinds com mais frequência, mesmo com mãos mais fracas do que as mencionadas anteriormente.

    - Eu dou mais reraises preflop, com mãos mais fracas como JJ, AQ, AJs e as vezes com um "air". a medida que a mesa fica mais tight, um AA ou KK não melhorado tende a fazer menos dinheiro, então a necessidade de representar força aumenta.


    - Adaptações PREFLOP que deve ser feitas

    - Implied Odds - Implied odds são a coisa mais importante em NL cash games depois de posição, tanto que muitas de suas decisões preflop se baseiam diretamente nelas. Ao dar call em um raise com uma mão de pode muito bem estar dominada, você tem que analisar suas implied odds, o que é uma forma de dizer "Se eu der call nesse raise, eu vou receber MUITO quando eu acertar?"

    Quando você paga um raise com 22, você muto provavelmente está dominado. Na verdade, você deve torcer para estar dominado por uma mão do tipo AA porque se você der call em um raiser com AA e o flop vem T 8 2 raibow, você certamente vai ganhar todas as fichas dele. E é aqui que entra o cálculo de implied odds. Ao decidir quando dar call em um raise com um par baixo, de um jogador que muito provavelmente lhe tem dominado com um par melhor, o stack efetivo restande quando você fizer o call deve ser no MÍNIMO 15x o valor do raise a ser pago. O "stack efetivo" é o menor stack participante do pote. Se o jogador que deu raise com AA tiver $200 e você tem $175, então o stack efetivo é $175. Se você da call em um raise de $7 com um par de 2 de um jogador que tenha $50 em seu stack, você estará perdendo muito dinheiro a longo prazo porque não vai ganhar suficiente quando você acertar a sua trinca. Implied odds preflop também é aplicado ao dar call em raises com cartas fracas e não naipadas, e neste caso suas odds devem ser ainda maiores, de 20 a 25x o tamanho da aposta a ser paga.

    Se você estiver jogando em uma mesa em que os stacks estejam em sua maioria menores, mãos que requerem implied odds, como pares baixos e suited connectors vão perder grande parte de seu valor. Em mesas com stacks menores, você deve tentar acertar Top pair com um bom kicker e ir all-in no flop.

    Se você estiver bem deep em uma mesa (mais de 200BB), evite ao máximo jogar cartas não pareadas e não naipadas contra outros jogadores que estejam deep. As únicas mãos que valem a pena jogar contra outro jogador deepstack são mãos que dependem de implied odds oferecidas por esses confrontos deep x deep. Ao invés disso, pague apostas com suited connectors e pares baixos e tente ganhar um pote de 400BB.


    - Se ajustando a jogadores específicos

    - Seu range de call e range de raise após a ação de determinados jogadores deve divergir dependendo do jogador.

    - Se um jogador ultra tight que quase nunca da raise abre o pote com um raise UTG, eu foldo AQ, KQ e até AK sem pensar duas vezes. Eu vou, contudo, dar call no raise dele com pares e suited connectors se os stacks estão grandes.Se você acertar o flop em cheio, você vai fatiar este jogador todas as vezs.

    - Se um jogador ultra loose que da raise com muita frequência da um raise e eu estou em posição, eu vou dar call com qualquer mão razoável que me favoreça um top pair como QJ ou KQ e esperar que ele tente um bluff e ponha todas as suas fichas no pote quando eu acerto top pair contra um bluff dele. E eu vou dar reraise neste jogador dos blinds com muita frequência se eu acreditar que ele é consciente o suficiente para largar a mão.

    - Se um jogador ultra passivo que nunca da raise, entra de limp em EP, esteja menos propenso a dar raise com mãos que possam estar facilmente dominados, como KT, pois esses jogadores frequentemente entram de limp mesmo com mãos fortes como AK.

    Estes são apenas alguns exemplos de ajustes que você deve fazer.


    - Só roube os blinds SE eles puderem ser roubados

    Se existem jogadores passivos e/ou loose nos blinds, não ligue. Mas se ao contrário, se existem jogadores tight nos blinds dê raise com qualquer duas cartas decentes em LP. Seu raise com "any 2" tem expectativas positivas.

    --------------------------------------------------------

    É isso. Existem mais dois artigos que fazem a continuação deste, e que tratam do jogo posflop. Espero traduzi-los até o final da semana.

    Desculpe por qualquer falha na tradução.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    mhrossot likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de b3TDraw
    Data de Ingresso
    02/03/09
    Posts
    943
    qualquer tradução pra ajudar os parceiros do forum eu acho q é "HUGE +REP"

    Pena q é pra fullring né...
    mas mesmo assim vou ler
    da pra tirar algumas coisinhas
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Table Captain Avatar de rrredbull
    Data de Ingresso
    24/10/09
    Posts
    649
    good job..rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de Rogerspr
    Data de Ingresso
    08/01/09
    Posts
    3.457
    Images
    1
    Muito bom!!!

    +REP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Short Stack Avatar de Bandola
    Data de Ingresso
    20/04/09
    Localização
    Campo Bom, RS
    Posts
    33
    Valeu, ótima tradução!

    Mesmo sendo fullring, dá pra aproveitar algumas coisas pra 6max!

    +Rep ofc!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert Avatar de Luccas
    Data de Ingresso
    07/09/09
    Posts
    3.569
    OP, parabens pela tradução.

    Só uma critica... esse post é de 2006. Quando for traduzir outros, procure por alguns mais atuais, mesmo que não sejam tão completos.

    +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain
    Data de Ingresso
    08/08/09
    Posts
    731
    belo tópico, +REP!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Chip Leader Avatar de kpixaba
    Data de Ingresso
    15/10/09
    Posts
    1.081
    Citação Postado originalmente por Luccasriedo Ver Post
    OP, parabens pela tradução.

    Só uma critica... esse post é de 2006. Quando for traduzir outros, procure por alguns mais atuais, mesmo que não sejam tão completos.

    +rep
    Valeu...eu não tinha percebido que era tão antigo! Percebi algo assim durante o texto...mas como falei, estava traduzindo mais pra eu poder fixar melhor, e de quebra ajudar alguém do fórum.

    Vou procurar textos mais atuais sim...

    ...mas, alguém acredita que vale a pena traduzir a continuação do texto? que fala sobre o jogo posflop? mesmo sendo de 2006?

    []´s
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Table Captain Avatar de _musashi
    Data de Ingresso
    31/03/09
    Posts
    785
    Citação Postado originalmente por kpixaba Ver Post
    Citação Postado originalmente por Luccasriedo Ver Post
    OP, parabens pela tradução.

    Só uma critica... esse post é de 2006. Quando for traduzir outros, procure por alguns mais atuais, mesmo que não sejam tão completos.

    +rep
    Valeu...eu não tinha percebido que era tão antigo! Percebi algo assim durante o texto...mas como falei, estava traduzindo mais pra eu poder fixar melhor, e de quebra ajudar alguém do fórum.

    Vou procurar textos mais atuais sim...

    ...mas, alguém acredita que vale a pena traduzir a continuação do texto? que fala sobre o jogo posflop? mesmo sendo de 2006?

    []´s
    Cara eu acho que vale. Fiquei bem curioso para ler o resto do texto!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de kpixaba
    Data de Ingresso
    15/10/09
    Posts
    1.081
    Citação Postado originalmente por _musashi Ver Post
    Citação Postado originalmente por kpixaba Ver Post
    Citação Postado originalmente por Luccasriedo Ver Post
    OP, parabens pela tradução.

    Só uma critica... esse post é de 2006. Quando for traduzir outros, procure por alguns mais atuais, mesmo que não sejam tão completos.

    +rep
    Valeu...eu não tinha percebido que era tão antigo! Percebi algo assim durante o texto...mas como falei, estava traduzindo mais pra eu poder fixar melhor, e de quebra ajudar alguém do fórum.

    Vou procurar textos mais atuais sim...

    ...mas, alguém acredita que vale a pena traduzir a continuação do texto? que fala sobre o jogo posflop? mesmo sendo de 2006?

    []´s
    Cara eu acho que vale. Fiquei bem curioso para ler o resto do texto!
    Blz...vou traduzir os dois textos dele sobre jogo posflop...pra não deixar a séria incompleta...

    E depois vou traduzir um mais atual, que achei bem interessante...sobre como jogar fora de posição.

    []´s
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados