Clique Aqui Pequeno artigo sobre suiteds connectors

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 5 de 5
Like Tree1Likes
  • 1 Post By Sphinter

Tópico: Pequeno artigo sobre suiteds connectors

  1. #1
    World Class Avatar de Sphinter
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Posts
    6.229

    Pequeno artigo sobre suiteds connectors

    Eu sempre tive dificuldade e vejo que muitos micro stakers têm dificuldade inicialmente de jogar seus SCs. Então tomei a iniciativa de traduzir um artigo bem esclarecedor que peguei no grinderschool.com
    Não ta inteiro, traduzi um pouco mais que a metade, já to com sono, qualquer coisa traduzo mais amanhã. A tradução também não é A+ pq nao tenho cursos de inglês haueoaeuh. Bom proveito ai


    ------------------------------

    Antes de tudo, algumas duras verdades acerca dos suiteds connectors: eles raramente flopam monstros. Enquanto usualmente frágeis contra a maioria das mãos, flopar um par geralmente lhe dará o segundo ou terceiro melhor - nada em que você queira colocar um monte de fichas. Eu não consideraria flopar um par como algo que mereça alguma consideração, de fato. Com essas mãos, estamos frequentemente em busca de 2 pares ou melhor (trips, straight, flush, fullhouse, etc). Não farei a matemática aqui, mas isto acontecerá aproximadamente 5% do tempo.

    Esta é a razão do porquê dessas mãos jogarem bem em potes multiway. Para ficar break even jogando com elas, quando flopamos monstros precisamos lucrar pelo menos 20 vezes aquilo que investimos. Se dermos limp depois de outros 2 limpers, o SB é encourajado a dar call e o BB geralmente dará check. Esta situação nos deixa com apenas 1BB investida num pote de 5BB. Precisamos colocar mais 20BB dos vilões quando acertarmos. Com 4 vilões na mão, há uma grande chance de que alguém terá acertado algo também, facilitando o processo. Para fazer 20BB de profit nessa situação, podemos betar aproximadamente 2/3 do pote em cada street. (5BB iniciais + 3BB no flop + 6BB no turn + 10 BB river = 24BB). A melhor escolha é provavelmente aquela em que você será paga mais frequentemente. Ou seja, contra calling stations, bets maiores são essenciais.

    Para fazer profit com essas mãos então, precisamos de algumas situações 'ideais'. Precisamos de oponentes que irão dar call nas 3 streets. E isso é pouco provável quando acertamos flush, e apenas moderadamente provável quando algum vilão também acertar algo - por exemplo, a única forma de um 76s receber ação do vilão em um board 76x será:

    1) X é uma overcard e o vilão acertou um par com ela
    2) X dá a alguém um set (e isso nós realmente não queremos)
    3) Estamos contra um oponente que drasticamente superestima um straight draw (e em 25% dos casos perdemos).
    Parece que as coisas estão ficando um pouco ruim para os suiteds connectors...

    O que não consideramos anteriormente, é que frequentemente nossos oponentes darão bet/raise em alguns dos nossos monstros, porque parecerão boards inofensivos mas muito potenciais para draws. AJo definitivamente quererá betar para não dar odds para um straight draw em um board J67. 99 fará o mesmo em 762. Se apenas um dos raises acontecerem, bem, estaremos em boa forma para colocar todas as nossas fichas.

    Outra coisa que se deve levar em conta na força dos suiteds connectors é seu potencial como drawing hands. Por exemplo, quando flopamos um combo-draw dando-nos flush e straight draws, ou quando flopamos par+FD+SD, receberemos odds suficientes para ser mínima coisa prejudicado em termos de equity de mãos que poderão dar call. Em muitos casos somos até favoritos. Porém, essas situações são relativamente raras de acontecer. Iremos flopar um combo-draw cerca de 5% do tempo também. Mesmo quando o conseguirmos, não são tão bons quanto parecem. Nosso oponente também possuirá uma mão em um flip potencial (em ambos os casos o EV fica praticamente em 0), e se ele não tiver, ficaremos com um pequeno pote que não valerá da quantia que tivemos que investir para jogar. Nas situações em que o oponente dá um flat-call no flop, ficaremos em más lençois no turn quando errarmos - ao invés de termos 50% de equity, temos agora apenas 25%. Agora, definitavemente, queremos fazer nosso oponente foldar, mas geralmente eles não o farão, afinal, já colocaram algumas fichas no flop...

    Que tal falarmos sobre draws mais comuns, como flush draw ou OESD? Com certeza esses ocorrerão mais frequentemente. Cerca de 20% das vezes, irá se deparar com uma dessas situações. Não é nada excitante saber disso, afinal, novamente ganhará um pote pequeno, ou irá se meter em confusão como grande favorito a perder a mão.

    Considerando tudo isso, podemos dizer que o expected value de dar limp com SC é dependente do fato de termos players ruins que darão call várias vezes quando acertar a sua mão. Isso faz do limp com eles a jogada ideal em micro e low stakes. Fazendo move ups, porém, será cada vez mais raro encontrar vilões que darão muitos calls. Mas isso significa que Suiteds connectors são inúteis em High Stakes? Por que afinal vemos Daniel Negreanu e Brian Townsend jogando essas mãos? Porque eles geralmente jogam elas diferentemente!

    Muito do que dizemos antes irá para o lixo se você está dando o raise e tomando a agressão, ao invés de dar call em um raise. É muito mais difícil para um caller te colocar na mão que vc realmente tem. Por isso você será pago mais vezes em boards que você acerte - algumas vezes até através de blefes ruins. Além disso, se você é o agressor da mão, você pode muito bem representar uma mão muito melhor que a sua. Frequentemente levará o crédito por ter um Ás ou um Rei num board Axx/Kxx, aumentando sua fold equity, e ganhando pequenos potes que não deveria ganhar, apenas representando mãos fortes. Por último, dando raise com essas mãos, você conseguirá extrair de suas verdadeiras mãos quando as tiver, porque seus oponentes estarão mais suscetíveis a não lhe dar crédito por tê-las. Parece excelente, não? Isso não funciona muito bem em micro-low stakes onde você está enfrentando alguém que não consegue dar fold em seu A5 contra agressão em um flop AT4.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    livetowin_x likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Short Stack
    Data de Ingresso
    26/10/07
    Posts
    40
    Bom artigo!

    Tb acho que sc sao overrated, entretanto, acredtio que se vc jogar um pos flop legal vc possa se aproveita deles. Isso contribui para outros fatores como imagem. Mas sim, chamar simplesmente achando q vai acertar um monstro eh -ev.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de gabrielrgvas
    Data de Ingresso
    23/09/08
    Localização
    Cristo Redentor
    Posts
    1.482
    valeu pela tradução cara! +REP
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional Avatar de krobs
    Data de Ingresso
    13/08/09
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    410
    Não consigo jogar baixos sc lucrativamente, nem entrar num rised pot com um sc baixo, mesmo estando em posição. Gostaria de estudar e aprender mais sobre sc.

    Onde encontro mais material sobre o assunto? Esse artigo é pra fullring ou short handed?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de mau.romero
    Data de Ingresso
    20/08/09
    Posts
    1.604
    Citação Postado originalmente por krobs Ver Post
    Não consigo jogar baixos sc lucrativamente, nem entrar num rised pot com um sc baixo, mesmo estando em posição. Gostaria de estudar e aprender mais sobre sc.

    Onde encontro mais material sobre o assunto? Esse artigo é pra fullring ou short handed?
    Eu criei um topico sobre isso uma vez: http://www.maisev.com/forum/micro-st...-combinam.html

    Se tu quiser mais material de qualidade sobre isso é bom ler a parte do Super System em que o Doyle Brunson explica bem o racionio de como jogar essas maos passo a passo (desde o pré-flop até o river, claro que mais focado em torneios).

    Agora na minha humilde opinião, cheguei a conclusao que os maiores inimigos de MCs e SCs em micro e low stakes é isso: "Isso não funciona muito bem em micro-low stakes onde você está enfrentando alguém que não consegue dar fold em seu A5 contra agressão em um flop AT4." Ou seja, tu nao tem fold equity nenhuma e não conseguirá ter lucro suficiente na long run quando acertar um monstro com essas cartas.

    Da uma olhada nesse artigo que o OP postou, no topico que mandei o link e nessa parte do livro do Brunson e acho que tu ja pega a moral disso.

    Qto ao OP, +REP pelo artigo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados