Clique Aqui Cálculo em comparação de movimentos

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12
Like Tree4Likes

Tópico: Cálculo em comparação de movimentos

  1. #1
    Table Captain Avatar de Lucas Diniz
    Data de Ingresso
    02/01/10
    Localização
    udia
    Posts
    893

    Cálculo em comparação de movimentos

    Saudações! Comparando duas possíveis linhas encontrei uma incoerência numa etapa do processo e apreciaria se alguem me ajudasse a ter mais clareza.

    O exemplo em questão foi:

    NL100 - TURN SPOT - HERO IP vs VILAO OOP
    STACK HERO (TURN) ANTES DE DECIDIR FAZER O MOVIMENTO : 75$
    STACK VILAO 75$
    POTE TURN 50$

    HERO BET 30$.

    Possibilidade 1: Vilão folda 25% das vezes. Hero ganha o pote de 50$ imediatamente.
    Possibilidade 2: Vilão da call. Vamos para o river e acontece o seguinte:

    A) 75% das vezes hero erra o board, da check behind e perde o investimento do turn. -30$ se comparado ao seu 'stack inicial'.
    B) 25% das vezes hero acerta o board e terá implieds, ganhando um pote médio de 150$*// 100$** no river.

    * Modelo de cálculo I:



    ** Modelo de cálculo II:



    OBS: Continuaçao considerando o modelo de calculo I
    EV Possibilidade 2 = Soma A + B
    EV Possibilidade 2 = (0,75 x -30) + (0,25 x 150)
    EV Possibilidade 2 = + 15$

    SOMA EV TOTAL: EV Possibilidade 1 +EV Possibilidade 2
    EV total : (0,25 x 50) + (0,75 x 15)
    EV total: 23,75$



    Duvida central:
    Qual dos modelos de cálculo é o correto (I ou II) ?
    Especulação: Como quero descobrir a lucratividade do movimento, ou seja, o que eu obtive a mais com a jogada tendo como ponto de partida o meu stack inicial no turn, então penso que não deveria contabilizar o valor que eu investi nos implieds do lucro total, e o modelo II seria o mais correto.

    Muito obrigado desde já

    Lucas
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de FabianoDR
    Data de Ingresso
    14/06/11
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Posts
    531
    Cara, não entendi teus modelos de cálculo I e II (na verdade não sou muito bom em matemática, mas creio que aprendi o básico destes cálculos com um livro Collin Moshman sobre SnG).

    A fórmula básica é "somar" todas as partes (mesmo as que resulta negativo), tipo assim:

    vilão fold: ......... vilão call:
    (0.25 * 50) + (0.75 * (x)) =

    Onde "x" representa as linhas que se desdobram a partir do call do vilão:

    (0.75 * -30) + (0.25 * 125) => coloquei 125 aqui como a média das tuas sugestões (100 e 150).

    Então juntando tudo:

    (0.25 * 50) + (0.75 * ((0.75 * -30) + (0.25 * 125))) = $19.06

    OBS: a propósito, eu uso um editor de TXT que é o NoteTab, onde simplesmente digitamos a fórmula, "selecionamos" ela e damos Control+E e dá o resultado. Facilita muito estes cálculos, além de podermos gravar exemplos, estudos, etc.
    Última edição por FabianoDR; 07-04-2016 às 08:33.
    Lucas Diniz likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Table Captain Avatar de Lucas Diniz
    Data de Ingresso
    02/01/10
    Localização
    udia
    Posts
    893
    Jóia @FabianoDR. Valeu por cooperar.

    Agora o que ta me encucando realmente são os Modelos I ou II.
    Resumindo, eu quero saber se o valor que vou investir conta nas implieds (EV).

    Meu stack: 100$
    Pote 100$
    Beto 50$.
    Vilao call 50$.

    EV: + 200$ ou + 150$?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain Avatar de FabianoDR
    Data de Ingresso
    14/06/11
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Posts
    531
    Primeiramente, lá onde vc fala em modelo I e II, eu não entendi a diferença, pq me pareceu q vc pretende betar $20 em ambos os casos...

    Outra: vc tem que estimar algumas probabilidades, tipo a percentagem de vezes que o vilão irá chamar river (quando vc está ganhando). E, ainda, se está percentagem muda quando vc beta valores diferentes, tipo 1/2, 2/3, 3/4 do pote, etc.
    Tudo isso para fazer o desdobramento de forma mais completa.

    Se o valor que vc vai investir colabora nas implied odds, isso somente quando o vilão tem um range forte ou é muito station, mas isso ocorre mais em 3bet pots, por exemplo, quando o vilão vai ficando comitado e vc shova river (ou a partir de um raise na cbet dele, entre outras).

    Porém o mais comum (pelos meus exercícios/cálculos pessoais) é que esse bet turn não vai ajudar em tuas implied odds, já que não irá acertar na maioria das vezes e, quando acertar, não irá conseguir extrair o suficiente para recuperar o valor perdido de todas as que errou.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de Coltoon53
    Data de Ingresso
    23/06/08
    Posts
    4.518
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de Lucas Diniz
    Data de Ingresso
    02/01/10
    Localização
    udia
    Posts
    893
    Citação Postado originalmente por FabianoDR Ver Post
    Primeiramente, lá onde vc fala em modelo I e II, eu não entendi a diferença, pq me pareceu q vc pretende betar $20 em ambos os casos...

    Outra: vc tem que estimar algumas probabilidades, tipo a percentagem de vezes que o vilão irá chamar river (quando vc está ganhando). E, ainda, se está percentagem muda quando vc beta valores diferentes, tipo 1/2, 2/3, 3/4 do pote, etc.
    Tudo isso para fazer o desdobramento de forma mais completa.
    To ligado. Essas variáveis estão sendo consideradas na minha análise individual, mas apesar de afetarem diretamente no resultado, não achei conveniente compartilhar esses detalhes aqui pois a dúvida se encontra em um cálculo mais básico.

    A respeito dos 20$. Em ambos os casos eu estou assumindo que extrairia 20$ do vilão no river. Quero saber se os 20$ que EU estou apostando contam no cálculo do EV ou não.

    Abs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain Avatar de Mandracon
    Data de Ingresso
    30/12/14
    Localização
    Brasil
    Posts
    901
    @FimoseBR, o que vc está apostando não entra no cálculo, pois é dinheiro novo, que ainda não está no pote.

    Minha conta fica assim:

    A) 25% das vezes, apostamos $30 e o vilão folda no turn, levamos o pote: 0,25 x 50 = $12,50

    B) em 75% das 75% das vezes restantes (56,25%), o vilão paga e perdemos os $30 errando o board: 0,5625 x (-30) = -$16,875

    C) em 25% das 75% das vezes restantes (18,75%), o vilão paga e ganhamos $100 ($50 que já estava no pote mais os $30 que o vilão pagou no turn e os $20 que pagou no river) acertando o board: 0,1875 x 100 = $18,75

    EV = A + B + C = $14,375
    Lucas Diniz and caofa like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de FabianoDR
    Data de Ingresso
    14/06/11
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Posts
    531
    Citação Postado originalmente por Mandracon Ver Post
    @FimoseBR, o que vc está apostando não entra no cálculo, pois é dinheiro novo, que ainda não está no pote.

    Minha conta fica assim:

    A) 25% das vezes, apostamos $30 e o vilão folda no turn, levamos o pote: 0,25 x 50 = $12,50

    B) em 75% das 75% das vezes restantes (56,25%), o vilão paga e perdemos os $30 errando o board: 0,5625 x (-30) = -$16,875

    C) em 25% das 75% das vezes restantes (18,75%), o vilão paga e ganhamos $100 ($50 que já estava no pote mais os $30 que o vilão pagou no turn e os $20 que pagou no river) acertando o board: 0,1875 x 100 = $18,75

    EV = A + B + C = $14,375
    Perfeito.

    Eu, como me embaraço bastante nestas contas, gosto de exercitar a fórmula conjunta, a mesma que apontei antes (mas agora incluindo o esclarecimento do Mandracon):

    (0.25 * 50) + (0.75 * ((0.75 * -30) + (0.25 * (50+30+20)))) = 14.375

    Desta forma, fica bem fácil (e principalmente ao usar um programa onde vc não precisa digitar tudo várias vezes, como o que mencionei antes) testar outras variantes.
    Por exemplo, digamos que vc quisesse betar mais no turn ($40), acreditando que irá ganhar mais valor:

    (0.25 * 50) + (0.75 * ((0.75 * -40) + (0.25 * (50+40+20)))) = 10.625

    O EV diminui. De fato, ele só aumentará se vc estima que o vilão irá sentir-se comitado ou cometer erros na última rodada.
    Lucas Diniz likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de loserfly
    Data de Ingresso
    16/08/10
    Localização
    SC
    Posts
    1.139
    Gente, são 3 botões sempre: raise, call e fold.
    É só escolher um e clicar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    Depois dos ajustes do Mandracon o modelo tá ok. Mas vc tá sendo mto pessimista nas 75% das vezes que errar o river. Difícil dizer qual a %, mas sempre vai ter a oportunidade de ter um blefe +ev nos rivers ruins. Além disso, pq tá apostando só $20 river? Não faz sentido, tá apostando $20 em $110 deixando $25 pra trás. Tem que ir com os 45/110. Melhor ainda seria apostar $25 em $50 no turn e $50 em $100 no river. Você tem o range polarizado, tem que ir pro max value com os valores e balancear com blefes. Apostar $20 river é perder mto valor...
    Última edição por caofa; 09-04-2016 às 03:57.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados