Tava vendo um vídeo e o jogador em questao do video (apobatesracer, instrutor do leggopoker) ia shovar um 77 em cima de um squeeze pq disse q o cara é mto agressivo e q o 77 teria equidade contra um range de call formado por AQ+/99+... (5% das maos).
Até aí normal, mas deu um "plim" e pensei o seguinte: "mas contra esse range qual a diferença de ter um 77 ou um 22"... stovei e deu 34% pro 22 e 35.5% pro 77... sei lá, nem faz tanta diferença.
Aí fica a questao... será q contra um squeezer ou um cara que da muuuita 4bet light vale a pena dar push com PPs baixos? Tipo, button raise, vc resolve 3betar 22-66, toma 4bet de um cara q da pelo menos 50% das 4bet as bluff, nao vale a pena shovar?
Tava fazendo umas contas aqui... com 100BBs, uma situaçao normal seria raise pra 3BBs, 3bet oop pra 11BBs+-, e 4bet do vilao pra 23-24BBs... teremos cerca de 35BBs no pot com 89BBs pra "trás".
Imaginando q levaremos 34% dos pots qndo o cara der call no push, temos a seguinte FE necessaria pro push ser ev 0:
35*(FE) + (35+89)*(1-FE)*34% - 89(1-FE)*66% = 0.
FE = 32,15%
ou seja... se o oponente foldar aproximadamente +d 33% das vezes o push é +ev com par baixo com 100BBs.
Visto que alguns oponentes abusam MUITO de 4bet light no button, e visto q contra eles nao é tao lucrativo jogar PPs baixos OOP dando só call pensando em set mine, nao seria uma estratégia boa dar 3bet com PPs baixos já pensando em um shove em cima de uma 4bet light?
Seria esse o meu caminho definitivo pra speeewland!?!?!? hehehe
Só concluindo o q pensei até entao:
- Obviamente essa estratégia só seria útil contra jogador que abusa bastante de 4bet, mas pela minha experiencia nao é tao difícil achar jogadores q dao 4bet foldando +de35% das vezes (aliás, é possível ver essa stats no HM? pq ajudaria nessa pesquisa, queria ter ideia dos regs q dao 4bet/fold).
- Esses PPs sao bem melhores que AX, mesmo com 1 ou outro blocker AJ por ex. tem só 27% de equidade contra um range de call de TT+/AQ contra 35% do 22...
- tb é bom saber o range de call do oponente em cima de 3bet... tem cara que sempre da call com 99/TT e cara que da 4b com essas maos.
- Nao fiz as contas contra um squeezer pra ver a FE necessária... ninguem ta a fim de fazer nao? é uma situaçao parecida marginal e é um bom treino... imagine vc dando raise pra 3bbs, 1 caller e o squeezer fazendo tudo 15BBs. Acredito q teria q ser uma FE bem maior pq o $ investido é menor, mas obviamente o squeezer foldaria bem + que um cara q deu 4bet pq o range dele é bem maior... e nesse caso tb teria que calcular q temos o outro jogador envolvido.
E pelo amor de deus, nao to falando pra sairem dando push com 22 por aí... só to discutindo essa possibilidade =)
Ah, e uma curiosidade é q eu tenho +d3k hands do instrutor do video na minha db... lol... to vendo q a maioria desses instrutores novos foram tudo oponentes meus antigos na nl400 do FTP no começo de 2008.
![]()
AVISO: TÓPICO ANTIGO
Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.