Alguns 'moves' são feitos intuitivamente apenas pela prática. O blefe é o primeiro deles (lol). Depois começamos fazer slowplay, percebo que tentamos também simular blefe com mãos fortes indo allin, etc...

Outros 'moves' são mais difíceis de fazer intuitivamente a não ser que realmente temos algum talento natural. 3bet light é um bom movimento onde se calcula a quantidade de mãos que o sujeito teria coragem de pagar ou 4betar o 3bet e com isso ganhar dinheiro a longo prazo (tipo se o sujeito só chama com 25% das mãos que ele joga, significa que em 75% você ganha no 3bet dando lucro a longo prazo).

Então suspeito que haveria estratégias (diria táticas) dessa natureza e que elas seriam conhecidas de bons jogadores e provavelmente alguém teve a ideia já de enumera-las, discuti-las e colocá-las em algum livro ou video ou sei lá. Se alguém souber compartilha aih as fontes...

PS: As semelhanças entre poker e xadrez são impressionantes! Da mesma forma que no xadrez temos as aberturas, no poker temos a estratégia pre-flop. Até mesmo alguns erros comuns dos iniciantes de xadrez, que ao jogar uma abertura de estratégia Y no meio-jogo acabam indo pra outro caminho (por não entender a abertura que escolheu jogar), o mesmo vale pras mãos escolhidas no poker e como você vai jogá-la até o river. Além disso, a diferença entre tática e estratégia é visível no poker e no xadrez. No xadrez a tática é usada para garantir que a estratégia se mantenha saudável, no poker também haveria movimentos táticos, alguns que surgem até de maneira inesperada. É bem comum jogadores de xadrez irem para o poker, deve ser porque ambos são esportes da mente hehehe.
AVISO: TÓPICO ANTIGO
Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.