Clique Aqui Livros - Matematica

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 7 de 7
Like Tree2Likes
  • 1 Post By drone666
  • 1 Post By MRC

Tópico: Livros - Matematica

  1. #1
    Observador
    Data de Ingresso
    07/11/17
    Posts
    2

    Livros - Matematica

    Boa noite galera,




    Estou a procura de material para escrever um artigo cientifico baseado em poker, preciso de livros que falem da questão matemática, que mostre cálculos baseados nas stats. Exemplo: definir o range de 3Bet baseado na porcentagem de Open Raise do vilão. Sabem de algum livro bom pra essas coisas? Pode ser em inglês mesmo, não tem problema.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de Gronkowski
    Data de Ingresso
    30/09/13
    Posts
    945
    Que mostre os cálculos eu acho que tu não vai encontrar.
    Mas se encontrar, joga aqui, to interessado.

    Sou formado em matemática.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de drone666
    Data de Ingresso
    21/08/08
    Localização
    Bangkok
    Posts
    3.792
    nao existe esse negocio de range de 3bet baseado no RFI, isso é bem subjetivo
    veja o tópico que eu criei de analise de database pra entender um pouco como funciona o preflop
    vai ter q fazer simulações de range vs range pra ver a equidade e estimar a EQR pra definir um range de defesa, mas a parte que vai definir o range de 3bet é subjetiva e depende do jogo postflop dos jogadores


    se quiser um livro de matematica de poker, é o Mathematics of Poker do Bill Chen, nao é nem close, é de longe o livro teorico mais completo do poker, mas é bem complexo, eu nunca terminei ele

    se estiver tentando achar ranges de shove jogando shortstack sem postflop, é fácil de achar a matemática, procura sobre HU nash equilibrium push/fold

    tbm tem o livro Applications of no limit holdem do Matthew Janda, mas esse eu nunca li
    mateusm likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional
    Data de Ingresso
    17/03/10
    Posts
    467
    QFT pro drone. eu sempre recomendo o applications, é um bom começo. nunca li o mathemathics of poker.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de FabianoDR
    Data de Ingresso
    14/06/11
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Posts
    531
    Citação Postado originalmente por LeoVieiraS Ver Post
    Boa noite galera,




    Estou a procura de material para escrever um artigo cientifico baseado em poker, preciso de livros que falem da questão matemática, que mostre cálculos baseados nas stats. Exemplo: definir o range de 3Bet baseado na porcentagem de Open Raise do vilão. Sabem de algum livro bom pra essas coisas? Pode ser em inglês mesmo, não tem problema.
    Tem esse do Collin Moshman (aliás ele é graduado em matemática):

    https://www.amazon.com.br/Math-Holde.../dp/0984619429

    Não sei se o livro vai falar em definir o range, mas tem uns capítulos sobre equidade versus 3bet, etc.

    Outra coisa bacana é que o livro trata também do tema da variância do poker e as downswing, que pode ser uma questão mais leve caso vc tenha urgência para um artigo acadêmico...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Observador
    Data de Ingresso
    07/11/17
    Posts
    2
    Boa tarde,

    A definição de range foi só um exemplo, busco qualquer coisa que se trate de estatisticas levando em consideração as informações dos jogadores, é que vou precisar de referencias para o TCC. Vou procurar os livros recomendados, obrigado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    MRC
    MRC está desconectado
    Professional
    Data de Ingresso
    15/10/07
    Posts
    367
    Se vc tá procurando algo pro seu TCC onde deva/queira usar um tratamento estatístico é possível que o poker não seja o que vc procura. O poker não é um jogo de "estatísticas" é um jogo de informação incompleta. A abordagem matemática apropriada pra esse tipo de jogo é o GTO. No livro "Mathematics of Poker" o que vc vai encontrar é uma série de modelinhos matemáticos simplificados ao ponto do autor conseguir obter soluções GTOs analíticas.

    A estatística entra no poker mesmo é na hora de analisar a variância inerente ao jogo. No livro acima eles também tratam essa questão, aí sim com ferramentas estatísticas (única parte que eles usam um pouquinho de cálculo). Se vc quer fazer uma aplicação de ferramentas estatísticas usando o poker como exemplo eu sugeriria focar nessa questão da variância. Se ficar procurando estatísticas dentro da estratégia de jogo vai perder o seu tempo (só vai encontrar "coisinhas mínimas") e não vai ficar legal...
    Última edição por MRC; 29-12-2017 às 18:13.
    FabianoDR likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados