Vamos lá, joguei umas 08 ~ 10 partidas entre h2h e FUT draft, seguem primeiras impressões:
- Stamina realmente importa, jogar com o R2 apertado chega no meio do segundo tempo seu jogador já está com a mão no joelho pedindo sub. Alterações aparentemente serão mais importantes.
#positivo
- Consequentemente o Pace foi sim nerfado imo, peguei umas jogadas nas pontas com Neymar, Ronaldo, Messi que no 15 ia passar tranquilo pela zaga, agora simplesmente o jogador não vai, parece que tá travado e a zaga chega. Apelação que a máquina fez aqui foi essa que postaram acima que o jogador joga bem na frente e corre, as vezes 2 x seguidas;
#positivo o nerf de pace
#negativo as travadas qdo corre e esses toques na frente apelões
- Passes overpowered, tiki-taka overpowered, ainda mais que no 15, parece a maneira mais fácil de fazer gol e criar chances . R1 + passe agora não é o fancy pass (agora é L2), agora R1 + passe é um míssil de passe teleguiado, coisa muito estranha.
#negativo passe teleguiado overpowered
- Melhores lances (gols e dribles) são salvos para consulta logo após o jogo, já divididos em telas com o lance. Ficou animal pra quem faz vídeo e/ou salva os gameplays.
#positivo melhores momentos no fim do jogo, campanha: sem replay ingame!
- Sei lá se minha stamina já estava baixa, se meu controle tá zicado, mas algumas horas nas situações 1 x 1, simplesmente parece que meu jogador tem um freio de mão puxado, umas travadas muito estranhas.
#negativo freio de mão puxado / travadas 1 x 1 para compensar (nerfar) o pace
- Não tem mais aquele "boost" qdo usado o drible body faint, aquele onde vc finge ir pra um lado e vai pro outro
#negativo nerfando meus skills
- Assim como no 15, pouca influencia da chemestry no FUT, montei times com boa chemestry e outros sem nenhuma e pareciam jogando igual.
#negativo chemestry pouco ou não influente no FUT
- Ibra = Deus
#positivo jogadores fortes tb úteis, não apenas com pace
- Perda de precisão da condução de bola com o R2 apertado. EA certamente ouviu a reclamação do sprint com zigue-zague e nerfou a corrida com a bola.
#positivo nerfado sprint skills runs absurdas em zigue zague (embora pareça umas travadas no jogador estranha as vezes)
- Finesse shot parece overpowered. Goleiros aceitam ou rebatem para meio da área uns bens fáceis.
#negativo finesse shot parece overpowered
#positivo goleiros parecem melhores no overall
- Cruzamentos / cabeçadas não parecem overpowered, apesar da máquina acertar uns cruzamentos longos meio roubados.
#positivo mantiveram os cruzamentos aparentemente balanceados.
- Sensação / Peso do chute alterado, eu particularmente não gostei num primeiro momento, pode ser questão de costume. Bola parece mais pesada imo.
#neutro
- Alteração de alguns controles e skills.
#negativo ter que se acostumar e treinar de novo
Resumindo:
Apesar de bastante parecido com o FIFA 15, é notório o esforço da EA em diminuir a importância do pace para seu gameplay, mesmo que para isso tenha adotado algumas medidas controversas como redução excessiva de stamina ao correr e perda enorme de precisão ao conduzir a bola correndo com jogadores normais. EA também parece que ouviu as maiores reclamações como goleiros ruins e lançamentos aéreos muito apelativos e num primeiro momento também balanceou (Rezando pro Handicap ser igual...). Pontos negativos ficaram com algumas travadas nos jogadores (medida anti pace), mudança de controles, aparente nerfada nas skills (pelo menos alteração do timing), finesse shot overpowered e química ainda pouco influente no FUT.
Torcer pra EA manter essa build, imo é ainda melhor que as últimas que joguei (13/14/15).