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Tópico: The Voice Brasil 2013

  1. #421
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    A palavra mágica é TALENTO. Não basta só saber cantar. Artistas como a Roberta Sá vão viver do show business a vida toda e teve um desempenho mediano num programa desses aí. Já a vencedora do TVB ano passado já "sumiu", apesar de cantar muito. Já gente como o tal thiaguinho depende dessas produção aí que o @Dellbono falou.
    Não acho que a palavra seja talento. Alias, talento em que? Eu acho que na musica pop, são RAROS os casos que se destacam que tenham algum tipo de talento musical, a maioria se destaca por contatos e níveis absurdos de marketing.
    Eu acho que eh a combinacao das duas coisas. Caras que estouram no pop hj em dia tem que ter talento pra caralho. Vc acha que a Rihanna, a Beyonce ou o Justin Bieber nao sao talentosos?

    Eh claro que tem que ter mto contato e mkt envolvido, mas ai os produtores pegam alguem que cumpra todos os requisitos (bonito, canta bem, sabe dancar) e trabalham em cima disso.

    Nao to dizendo que sao todos musicos top da sua geracao, mas tb nao sao uns ze manes.
    Sem brincadeira, o único talentoso dos citados é o Bieber. A Beyonce é bastante tecnica, mas nada acima da média. E imo a Rihanna é fraca pra caralho.
    Btw, eu não disse que os caras sejam ruins, mas é diferente ser OK ou até bom no negocio e ser talentoso oras. E eu concordo que não sejam zé manés, e nem estou criticando a opção dos produtores, mesmo porque pra mim é irrelevante. Mas não acho que seja necessário talento para fazer sucesso na atual industria da música, só isso.
    Eh, sei la, eu tenho uma visao diferente pra essas paradas. Eu nao sei o que vc avalia exatamente, mas chamar a Rihanna de fraca pra mim eh absurdo.

    Vai ver vc ta falando especificamente da voz, e ai eu nao sei avaliar mto bem (fora que tem toda a tecnologia pra ajudar), mas acho que, no conjunto da obra, como artista, a mina eh foda pra caralho.

    Na real eu, quando vejo um artista, nem ligo pro quanto o cara eh bom como musico. Se a obra do cara me agradar, ja ta bom. Eh por isso que gosto de Ramones e Nirvana e odeio bandas tipo DT, por exemplo, mesmo sabendo que tecnicamente nem da pra comparar.
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  2. #422
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    isso levanta outro ponto: todos (ou quase todos) cantores consagrados de ontem e hoje não berram quando cantam
    aí concorrentes de the voice, ídolos/american idol, x-factor, fama, raul gil, show de talentos do colégio e festival da boa vizinhança gritam como se não houvesse amanhã

    qual a justificativa disso? mostrar potência vocal? lol
    Eu acho que o ponto eh mostrar potencial/alcance/afinacao.

    Mas tb acho uma merda.
    Porque não é gritar. Principalmente la fora, é bem valorizado grande extensão vocal, apoio impecável em notas altas e formas diferentes de fazer a mesma coisa. A musica pop la fora é MUITO menos reta em questão vocal do que a Brasileira.
    A Maioria dos que vão cantar no programas americanos utiliza pra caralho Belting com palato levantado por exemplo, que é uma forma de cantar notas altas, acima de Mi-Sol 4 (depende da tessitura), com potencia e controle. Mas também manjam de utilizar mixed-voice e cristal voice (vulgo falsete) nessas mesmas notas para acrescentar variação interpretativa. Aqui a maioria chega num Ré-4 e não tem recurso, faz um falsetinho meia boca.

    Não to dizendo que isso seja melhor ou pior, é só uma questão de estética musical que é completamente diferente nos EUA-Inglaterra do que é pra ca.
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  3. #423
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    isso levanta outro ponto: todos (ou quase todos) cantores consagrados de ontem e hoje não berram quando cantam
    aí concorrentes de the voice, ídolos/american idol, x-factor, fama, raul gil, show de talentos do colégio e festival da boa vizinhança gritam como se não houvesse amanhã

    qual a justificativa disso? mostrar potência vocal? lol
    Eu acho que o ponto eh mostrar potencial/alcance/afinacao.

    Mas tb acho uma merda.
    Porque não é gritar. Principalmente la fora, é bem valorizado grande extensão vocal, apoio impecável em notas altas e formas diferentes de fazer a mesma coisa. A musica pop la fora é MUITO menos reta em questão vocal do que a Brasileira.
    A Maioria dos que vão cantar no programas americanos utiliza pra caralho Belting com palato levantado por exemplo, que é uma forma de cantar notas altas, acima de Mi-Sol 4 (depende da tessitura), com potencia e controle. Mas também manjam de utilizar mixed-voice e cristal voice (vulgo falsete) nessas mesmas notas para acrescentar variação interpretativa. Aqui a maioria chega num Ré-4 e não tem recurso, faz um falsetinho meia boca.

    Não to dizendo que isso seja melhor ou pior, é só uma questão de estética musical que é completamente diferente nos EUA-Inglaterra do que é pra ca.
    hahaha..foldei a discussao...


    edit: falando serio, entendi o que vc falou e queria perguntar uma coisa. Vai parecer haterismo do Brasil, mas vc diria que ate na musica o brasileiro deixa de lado a parte tecnica e o estudo e vai mais no emocional, improviso e aprendendo sozinho?
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  4. #424
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    Não acho que a palavra seja talento. Alias, talento em que? Eu acho que na musica pop, são RAROS os casos que se destacam que tenham algum tipo de talento musical, a maioria se destaca por contatos e níveis absurdos de marketing.
    Eu acho que eh a combinacao das duas coisas. Caras que estouram no pop hj em dia tem que ter talento pra caralho. Vc acha que a Rihanna, a Beyonce ou o Justin Bieber nao sao talentosos?

    Eh claro que tem que ter mto contato e mkt envolvido, mas ai os produtores pegam alguem que cumpra todos os requisitos (bonito, canta bem, sabe dancar) e trabalham em cima disso.

    Nao to dizendo que sao todos musicos top da sua geracao, mas tb nao sao uns ze manes.
    Sem brincadeira, o único talentoso dos citados é o Bieber. A Beyonce é bastante tecnica, mas nada acima da média. E imo a Rihanna é fraca pra caralho.
    Btw, eu não disse que os caras sejam ruins, mas é diferente ser OK ou até bom no negocio e ser talentoso oras. E eu concordo que não sejam zé manés, e nem estou criticando a opção dos produtores, mesmo porque pra mim é irrelevante. Mas não acho que seja necessário talento para fazer sucesso na atual industria da música, só isso.
    Eh, sei la, eu tenho uma visao diferente pra essas paradas. Eu nao sei o que vc avalia exatamente, mas chamar a Rihanna de fraca pra mim eh absurdo.

    Vai ver vc ta falando especificamente da voz, e ai eu nao sei avaliar mto bem (fora que tem toda a tecnologia pra ajudar), mas acho que, no conjunto da obra, como artista, a mina eh foda pra caralho.

    Na real eu, quando vejo um artista, nem ligo pro quanto o cara eh bom como musico. Se a obra do cara me agradar, ja ta bom. Eh por isso que gosto de Ramones e Nirvana e odeio bandas tipo DT, por exemplo, mesmo sabendo que tecnicamente nem da pra comparar.
    Imo a gente ta falando a mesma coisa. Se resume a: Não precisa ser um bom músico para fazer sucesso com musica.
    Musicalmente o Petrucci (Guitarrista do citado DT) tem mais talento como musico do que TODO MUNDO no Ramones e no Nirvana JUNTOS, e você pode elevar os caras a 10 que ainda não servem pra em conjunto segurarem a guitarra do Petrucci por 10 segundos enquanto ele ajeita o cabelo. Mas por carisma, ou por fazerem uma musica muito mais fácil de digerir, ou por terem um maior apelo midiático, eles fazem muito mais sucesso. Novamente, não estou dizendo que isso é bom ou ruim, mas é assim que funciona.
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  5. #425
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    isso levanta outro ponto: todos (ou quase todos) cantores consagrados de ontem e hoje não berram quando cantam
    aí concorrentes de the voice, ídolos/american idol, x-factor, fama, raul gil, show de talentos do colégio e festival da boa vizinhança gritam como se não houvesse amanhã

    qual a justificativa disso? mostrar potência vocal? lol
    Eu acho que o ponto eh mostrar potencial/alcance/afinacao.

    Mas tb acho uma merda.
    Porque não é gritar. Principalmente la fora, é bem valorizado grande extensão vocal, apoio impecável em notas altas e formas diferentes de fazer a mesma coisa. A musica pop la fora é MUITO menos reta em questão vocal do que a Brasileira.
    A Maioria dos que vão cantar no programas americanos utiliza pra caralho Belting com palato levantado por exemplo, que é uma forma de cantar notas altas, acima de Mi-Sol 4 (depende da tessitura), com potencia e controle. Mas também manjam de utilizar mixed-voice e cristal voice (vulgo falsete) nessas mesmas notas para acrescentar variação interpretativa. Aqui a maioria chega num Ré-4 e não tem recurso, faz um falsetinho meia boca.

    Não to dizendo que isso seja melhor ou pior, é só uma questão de estética musical que é completamente diferente nos EUA-Inglaterra do que é pra ca.
    hahaha..foldei a discussao...
    Que que eu fiz?
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  6. #426
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    aí concorrentes de the voice, ídolos/american idol, x-factor, fama, raul gil, show de talentos do colégio e festival da boa vizinhança gritam como se não houvesse amanhã

    qual a justificativa disso? mostrar potência vocal? lol
    Eu acho que o ponto eh mostrar potencial/alcance/afinacao.

    Mas tb acho uma merda.
    Porque não é gritar. Principalmente la fora, é bem valorizado grande extensão vocal, apoio impecável em notas altas e formas diferentes de fazer a mesma coisa. A musica pop la fora é MUITO menos reta em questão vocal do que a Brasileira.
    A Maioria dos que vão cantar no programas americanos utiliza pra caralho Belting com palato levantado por exemplo, que é uma forma de cantar notas altas, acima de Mi-Sol 4 (depende da tessitura), com potencia e controle. Mas também manjam de utilizar mixed-voice e cristal voice (vulgo falsete) nessas mesmas notas para acrescentar variação interpretativa. Aqui a maioria chega num Ré-4 e não tem recurso, faz um falsetinho meia boca.

    Não to dizendo que isso seja melhor ou pior, é só uma questão de estética musical que é completamente diferente nos EUA-Inglaterra do que é pra ca.
    hahaha..foldei a discussao...


    edit: falando serio, entendi o que vc falou e queria perguntar uma coisa. Vai parecer haterismo do Brasil, mas vc diria que ate na musica o brasileiro deixa de lado a parte tecnica e o estudo e vai mais no emocional, improviso e aprendendo sozinho?
    Não sei, talvez sim. Mas acho que o lance aqui é mais cultural mesmo, a musica brasileira é arranjada vocalmente em uma região tônica diferente por padrão. Ela vária tonicamente muito menos do que a de outros países, e ela é muito menos melismática. Talvez porque a MPB por exemplo era dominada por pessoas que eram muito mais escritores/poetas do que músicos, e isso ficou marcado. O mesmo vale por exemplo pro "rock" brasileiro, Legião Urbana por exemplo tem poesias lindas, mas as musicas são simples e o vocalista gravou infinitos cds cantando em uma só oitava. Ou seja, você aprende a fazer musica de um determinado jeito, e segue isso até o final, o que gera um efeito bola de neve.
    Btw, não sei se aprender sozinho ou não estudar faz muita diferença nesse caso.. Na música popular as técnicas são muitas vezes bem instintivas e as vezes da até pra se pegar sozinho (o que não é recomendável, mas é possível). Um dos vocalistas mais técnicos do mundo, pelo menos pra mim, é autodidata e aprendeu a cantar no chuveiro..
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  7. #427
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    aí concorrentes de the voice, ídolos/american idol, x-factor, fama, raul gil, show de talentos do colégio e festival da boa vizinhança gritam como se não houvesse amanhã

    qual a justificativa disso? mostrar potência vocal? lol
    Eu acho que o ponto eh mostrar potencial/alcance/afinacao.

    Mas tb acho uma merda.
    Porque não é gritar. Principalmente la fora, é bem valorizado grande extensão vocal, apoio impecável em notas altas e formas diferentes de fazer a mesma coisa. A musica pop la fora é MUITO menos reta em questão vocal do que a Brasileira.
    A Maioria dos que vão cantar no programas americanos utiliza pra caralho Belting com palato levantado por exemplo, que é uma forma de cantar notas altas, acima de Mi-Sol 4 (depende da tessitura), com potencia e controle. Mas também manjam de utilizar mixed-voice e cristal voice (vulgo falsete) nessas mesmas notas para acrescentar variação interpretativa. Aqui a maioria chega num Ré-4 e não tem recurso, faz um falsetinho meia boca.

    Não to dizendo que isso seja melhor ou pior, é só uma questão de estética musical que é completamente diferente nos EUA-Inglaterra do que é pra ca.
    hahaha..foldei a discussao...


    edit: falando serio, entendi o que vc falou e queria perguntar uma coisa. Vai parecer haterismo do Brasil, mas vc diria que ate na musica o brasileiro deixa de lado a parte tecnica e o estudo e vai mais no emocional, improviso e aprendendo sozinho?
    Não sei, talvez sim. Mas acho que o lance aqui é mais cultural mesmo, a musica brasileira é arranjada vocalmente em uma região tônica diferente por padrão. Ela vária tonicamente muito menos do que a de outros países, e ela é muito menos melismática. Talvez porque a MPB por exemplo era dominada por pessoas que eram muito mais escritores/poetas do que músicos, e isso ficou marcado. O mesmo vale por exemplo pro "rock" brasileiro, Legião Urbana por exemplo tem poesias lindas, mas as musicas são simples e o vocalista gravou infinitos cds cantando em uma só oitava. Ou seja, você aprende a fazer musica de um determinado jeito, e segue isso até o final, o que gera um efeito bola de neve.
    Btw, não sei se aprender sozinho ou não estudar faz muita diferença nesse caso.. Na música popular as técnicas são muitas vezes bem instintivas e as vezes da até pra se pegar sozinho (o que não é recomendável, mas é possível). Um dos vocalistas mais técnicos do mundo, pelo menos pra mim, é autodidata e aprendeu a cantar no chuveiro..
    Eu perguntei isso tb pq notei que nos EUA qq banda de igreja sabe harmonizar bem os instrumentos e deixar num volume agradavel para os ouvidos. No Brasil qq um pluga uma guitarra e comeca a berrar no microfone na igreja e fica uma merda.
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  8. #428
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    isso levanta outro ponto: todos (ou quase todos) cantores consagrados de ontem e hoje não berram quando cantam
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    qual a justificativa disso? mostrar potência vocal? lol
    Eu acho que o ponto eh mostrar potencial/alcance/afinacao.

    Mas tb acho uma merda.
    Porque não é gritar. Principalmente la fora, é bem valorizado grande extensão vocal, apoio impecável em notas altas e formas diferentes de fazer a mesma coisa. A musica pop la fora é MUITO menos reta em questão vocal do que a Brasileira.
    A Maioria dos que vão cantar no programas americanos utiliza pra caralho Belting com palato levantado por exemplo, que é uma forma de cantar notas altas, acima de Mi-Sol 4 (depende da tessitura), com potencia e controle. Mas também manjam de utilizar mixed-voice e cristal voice (vulgo falsete) nessas mesmas notas para acrescentar variação interpretativa. Aqui a maioria chega num Ré-4 e não tem recurso, faz um falsetinho meia boca.

    Não to dizendo que isso seja melhor ou pior, é só uma questão de estética musical que é completamente diferente nos EUA-Inglaterra do que é pra ca.
    hahaha..foldei a discussao...
    Que que eu fiz?
    Nao foi uma critica, eh que seu post foi super tecnico e nao consigo discutir isso...lol
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  9. #429
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    isso levanta outro ponto: todos (ou quase todos) cantores consagrados de ontem e hoje não berram quando cantam
    aí concorrentes de the voice, ídolos/american idol, x-factor, fama, raul gil, show de talentos do colégio e festival da boa vizinhança gritam como se não houvesse amanhã

    qual a justificativa disso? mostrar potência vocal? lol
    eu gosto bastante de bandas mais técnicas (sou mega fã de dt) e até gosto muito de vocais que puxam os agudos mais longos como faz Michel kiske, André mattos, tarja, a mulher do épica que esqueci o nome, shaaron e etc.
    Mas me tilta muito o que o sopro tá falando aí... PQP como eh chato nesses programas nego tentar entender essas notas berrando toda hora pra mostrar "qualidade". canta a música caralho. principalmente quando eh aqueles negonas que gritam alto pra porra e todo mundo fica pagando pau, qnd na verdade ngm escuta música em que nego faz isso.
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  10. #430
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    Na verdade eu vejo o the voice e os outros programas de calouros, e lembro de uma sátira do ídolos que o pânico fez, onde iam os cantores famosos passar pelo crivo dos jurados e na sátira nenhum deles é aprovado. E eu acho que a arte imita a vida na piada porque esses caras que ganham como "a voz" geralmente são só isso mesmo. Não tem apelo comercial nenhum e se tivesse já seriam famosos.
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