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https://www.omelete.com.br/filmes/qu...plica-o-motivo
opinião interessante do tarantino, tem um Q nostálgico, mas passa por um problema "grave" que é a falsa liberdade de escolha, tô trabalhando num artigo sobre o tema e é bizarro o que os dados revelam, está se criando um buraco negro de catálogo em que só existem os filmes/séries disponíveis na tv/streaming
tenho colegas que estudam algo parecido na indústria fonográfica e relatam um problema parecido, mas é o excesso de conteúdo que afoga o usuário
a tecnologia nessas áreas criou facilidades, encurtou distâncias e tempo de espera, mas ao mesmo tempo criou-se novas algemas
nunca tinha olhado por essa perspectiva, interessante...
se puder, compartilha conosco seu artigo qdo ficar pronto
o artigo ainda tarda um pouco, tô fazendo em paralelo com a tese, tem que submeter pra revistas e tal, sendo otimista deve sair daqui 1 ano e meio
mas até lá podemos ir conversando aqui no tópico
Rapaz, esse negócio de high society acadêmica é outro nível mesmo hein! heheh :P
Então, depois de ler esse link seu e refletir sobre o assunto lembrei que esse "problema" rola em outros setores também. Dizem que se o usuário passa de X minutos para decidir ele já perde o interesse, por isso não é recomendado um estabelecimento de comida, por exemplo, ter um cardápio gigante e infinito de opções. Assim como não é recomendado um serviço dispor de infinitas "opções principais" para escolha.
No assunto em questão, eu vejo duas vertentes rolando:
1) a separação por nicho: plataformas/serviços voltados para um público menor específico;
2) filtro/direcionamento de conteúdo por inteligência artificial: o famoso "recomendados para você";
A primeira opção eu não gosto, falando sobre filmes em si, porque acho difícil vc criar um nicho que contemple todos ou quase todos os gostos de uma mesma pessoa. No quesito filmes eu acho que a grande maioria vai ter um gosto bem variado, cada um com as suas particulariedades, mas ainda assim variado.
A segunda opção, apesar de ser MTO difícil implementar com eficiência, acho que é o caminho. Acho que a Netflix ainda peca em disponibilizar tantas seções no catálogo em vez de focar mais na seção "recomendados para você". Acho que deixa a desejar um pouco também o formato como eles pegam o feedback do usuário, acho que deveria ter algo um pouco mais "insistente" pro usuário dar a opinião dele sobre o que acabou de assistir.