"sobre o filme acabar "do nada": ele nos dá essa impressão porque nos acostumamos com filmes com finais convencionais: na maioria deles algum bonzinho morre, o vilão se ferra e o herói salva o dia. só que isso não ocorre aqui justamente pela proposta de mostrar um mundo "ruim", triste, "seco", cruel, etc. (nota-se isso não só pelo enredo mas por todo o resto: personagens, cenário, fotografia, diálogos, etc.).
o protagonista do filme é o vilão, isso por si só já é algo admirável e bem surpreendente (e que poucos observam,
btw). a história cria um monstro que você vai "aprendendo" a temer conforme o filme anda, e de forma bem sutil (barulho da arma dele, a própria arma, o cabelo bizarro, as manias do assassino, etc.). quantos filmes conseguem isso dessa forma? e o quanto você vê o vilão ser um "cara normal" e ao mesmo tempo um cara bizarro?
além disso, o filme tem algumas cenas geniais (minha opinião, obv), como a do llewelyn e o pitbull, a do vilão na lojinha de beira de estrada e o diálogo entre ele o e velho, a dele no hotel, do tiroteio no outro hotel, enfim. essas cenas, pra mim, já fazem o filme por si só ser muito acima da média (e underrated,
btw, visto que tem muito filme mequetrefe endeusado por aí), e, juntando com todos os outros aspectos, ele se torna um filme dos melhores que eu já vi (pós 2000 sepá é top3 da minha lista).
btw esse filme traz uma parada que o cinema carece: a inovação e coragem. os filmes tão cada vez mais iguais, a proposta muda pouca coisa e a gente consegue adivinhar 80%+ do final olhando 5min... falta algum filme que mude um pouco esses paradigmas (só nas últimas páginas a galera já citou alguns deles: requiem for a dream, the departed, the prestige, etc., e que, não por acaso, são filmes MUITO bons)."