Clique Aqui [HU] Tradução: Are You Sage? Getting an Edge in Heads-Up No-Limit Hold'em

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14
Like Tree1Likes

Tópico: [HU] Tradução: Are You Sage? Getting an Edge in Heads-Up No-Limit Hold'em

  1. #1
    Table Captain Avatar de Herick_BR
    Data de Ingresso
    02/09/08
    Posts
    644

    [HU] Tradução: Are You Sage? Getting an Edge in Heads-Up No-Limit Hold'em

    E ae galera. Vou dar aquela contribuída. Não existe muita informação sobre esse sistema aqui no fórum, então traduzi um artigo que explica o SAGE, muito usado por quem joga SNG 9man, 6 man ou HU. É claro que é muito útil para torneio tb. Em suma, te garante um edge no heads up sempre que você recorre a ele e seu oponente não se adequa ao sistema (que é o que ocorre a maioria das vezes, até contra bons jogadores).

    Para quem quiser ler o artigo em inglês está aí o link:
    Are You Sage? Getting an Edge in Heads-Up No-Limit Hold'em - CardPlayer.com

    Are You Sage? Getting an Edge in Heads-Up No-Limit Hold'em_ Lee Jones e James Kittock.

    Em um torneio de poker a resistência mental e a disciplina são freqüentemente tão importantes quanto as cartas e a estratégia. Afinal, particularmente em no-limit-holdem, um simples erro pode botar você para “fora do campo”, mesmo depois de ter jogado impecavelmente até aquele momento.
    Agora vamos supor que você superou todos os outros jogadores, exceto um oponente: você está no heads-up. Todo o seu trabalho (e, sejamos honestos, sua sorte) foi pago e você e seu concorrente estão brigando pelo maior prêmio. A cruel ironia é que ambos estão mentalmente (e talvez fisicamente) exaustos, mas vocês estão prestes a jogar pela maior diferença de premiação por posição, e é essa fração do evento que assusta a maioria das pessoas. Algumas, por sua vez, estão tão satisfeitas em fazer o heads-up (além de cansadas por causa do evento) que elas diminuem sua concentração. Outras, lastimavelmente, se sentem completamente perdidas no heads-up. Ou elas jogam ao esmo ou tentam um acordo (deal) com o oponente. Elas não ligam de desistir de alguma equidade somente para acabar com a confusa e às vezes terrível batalha entre os dois últimos jogadores. O jogador de poker capaz de enfrentar a batalha com coragem e conhecimento tende a ganhar o maior prêmio do evento, sem mencionar a glória de terminar em primeiro.
    A boa notícia é que a matemática e a teoria do jogo podem oferecer um caminho bem iluminado através da agourado” bosque do heads-up num torneio de no-limit hold'em.
    Neste artigo, descreveremos uma técnica simples que você pode usar em muitas situações de heads-up no limit; nós chamamos ela de SAGE™ System. Em poucos minutos de estudo, você pode memorizá-la e usá-la a qualquer momento que se encontrar em um heads-up.

    Por que eu preciso do sistema SAGE?

    Alguns jogadores já nos disseram: “É, eu acho que já estou jogando bem no heads-up”. Francamente isso é improvável, porque: A maioria dos jogadores jogam MUITO tight nos situações de all-in/fold do heads-up.
    Não é uma opinião nossa – é um fato matemático. E não acredite em nenhum momento que jogadores pros como Chris Ferguson não estão cientes disso.
    Com isso ditto, por favor não creia que esse sistema lhe tornará invencível no heads-up. Porém, contra a maioria dos oponentes, que não fazem o ajuste correto nos blinds altos e menosprezam o valor das mão no heads-up, você terá de 5 a 40% de vantagem sobre ele; 5% é bom, 40% é esmagador.
    Você provavelmente perguntará “Esse material já não foi publicado?” Bem, sim, mas não vastamente. Tem poucos lugares nos fóruns mundiais onde essa informação é compartilhada. Mas não estou ciente sobre livros e revistas contendo estas informações, e acredito que essa apresentação é mais fácil de ser posta em prática do que qualquer coisa que já foi publicada. Dan Harrington já publicou um formidável número de livros que dão muitas informações sobre heads-up. Porém, o principal impulso dessas discussões são torneios onde a proporção de stacks e blinds vai de 100-1 ou mais (logo nosso sistema não se aplica). E, na verdade, nós acreditamos que Harrington dá conselhos incorretos em um dos seus exemplos de menor stack (mais sobre isso daqui a pouco).

    Quando o sistema SAGE se aplica?

    Tenhamos certeza que você entenderá exatamente quando o SAGE se aplica:

    1. Você está no heads-up com no fim de um torneio no-limit hold´em. O ponto importante é que só resta uma premiação a ser alcançada. Perceba que em um satélite para um grande evento, por exemplo, esse conceito também se aplica.

    2. Os blinds estão grandes comparados ao tamanho dos stacks. Para definir um valor, se a proporção entre o menor stack e o big blind é maior que 10-1, nosso sistema não tem uso para você. No entanto, essa proporção é bastante comum em torneios sit and go. Por favor, note que nosso sistema não se preocupa com a diferença de tamanho entre os stacks. Somente o tamanho do menor stack importa.

    3. O small blind (que está no botão, e age primeiro) opta por ir all-in ou fold. Na medida em que os blinds crescem em comparação com os stacks, essa é uma estratégia vencedora para o small blind. É claro, uma vez que o SB aposta tudo, o big blind pode escolher somente entre o call ou o fold; nosso sistema dirá como o BB pode desenvolver uma estratégia de defesa otimizada.

    Quando o sistema SAGE não se aplica?

    1. Quando resta mais de 2 jogadores. Por exemplo, você pode perguntar: “Vamos supor que sobraram três jogadores, o botão folda, e eu sou o small blind. O que eu devo fazer?” O sistema que nós apresentamos não pode responder essa questão. Aqui está o porquê: Quando você está entre três jogadores, existem mais dois prêmios a serem disputados (segundo e primeiro; todos já garantiram o prêmio de terceiro lugar). Nesta situação, o valor dos chips não é fixo; isto é, o valor de um único chip no seu stack pode ser diferente do valor do mesmo chip no stack de um oponente. Uma exceção a isso seria uma mesa de satélite com um único prêmio: um lugar no evento. Neste caso, tudo o que importa são os tamanhos dos stacks.

    2. Quando os stacks ainda são grandes comparados com os blinds. Este é um ponto importante. Por exemplo, se você está na final do World Series of Poker, a relação entre os stacks e os blinds será tão grande que o SAGE não fará bem a você. Você terá que (como muitos tem orgulho de dizer) “jogar um bom poker”.
    3. Quando o small blind dá limp ou faz somente um pequeno raise.Nestes casos, nosso sistema não nos fornece um guia para o big blind (pelo menos não ainda; esta é obviamente uma área interessante para pesquisas futuras).

    Agora que você entende quando o sistema SAGE se aplica e quando não se aplica, nós finalmente estamos prontos para ensiná-lo!

    Então, o que é esse tal de SAGE?

    O sistema SAGE é baseado no que a matemática chama de “estratégia do equilíbrio” que é a estratégia que não pode ser derrotada no seguinte sentido: Se um jogador se desvia do equilíbrio, sua expectativa de vitória diminuirá (e assim, em um jogo de dois jogadores, o expectativa de vitória do seu oponente subirá). Estudos demonstraram que para um short-stacked isar uma estratégia de equilíbrio faz o resultado de um torneio se aproximar de um coin-flip (ponderado pelo tamanho dos stacks de cada jogador, é claro). Em outras palavras, se você se acha diante de Chris Fergusonem um heads up, este sistema previnirá que a grande experiência de poker dele seja uma vantagem sobre você.
    Existem muitas maneiras de encontrar a estratégia de equilíbrio; nós começamos estabelecendo um ranking das 169 possíveis mãos de acordo com seu poder em um heads-up (sem surpresa, A-A é a primeira e 3-2 off a última). Começando com essa lista nos permite que concebamos o sistema SAGE de modo prático (isso também resulta num pequeno desvio do verdadeiro range de equilíbrio, mas virtualmente nós estamos abandonando um edge de zero). Em seguida, nós modelamos a expectative matemática de cada jogador e usamos um procedimento chamado “minimax” para encontrar a estratégia de equilíbrio. A tabela seguinte resume os resultados:
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Everson Alencar likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de Herick_BR
    Data de Ingresso
    02/09/08
    Posts
    644


    Da seguinte maneira se interpreta a tabela:
    • A coluna "R" é a relação entre o menor stack e o big blind, depois de os blinds serem apostados. Por exemplo, se o menor stack é $17,000 big blind is $3,000, R = $17,000 ÷ $3,000, ou aproximadamente 6.

    • O "SB Top %" é a porcentagem das suas mãos que você deve ir all-in quando estiver no small blind, dado o valor de R.

    • "SB Cutoff Hand" é a pior mão do critério proposto. É claro, para que isso seja útil é desnecessário conhecer o ranking de todas 169 mãos já que o SAGE apresenta a pior mão possível para shovar.

    • "BB Top %" é a porcentagem de suas mãos que você deveria pagar se o SB for all-in..

    • "BB Cutoff Hand" é, novamente, a pior mão com a qual você deveria pagar se o SB for all-in.

    • "SB Edge" é a quantia que o SB espera ganhar, em unidades de "big blind" , for para aquele valor de R, se ambos jogadores seguirem esse sistema. Perceba que quando o valor de R é 7 ou maior, o SB tem uma expectativa negativa sutil se ele aplicar somente a estratégia de all-in ou fold. Se o R está assim tão alto e você é o SB, você deveria jogar um bom poker ("play good poker" _ isto é, variar entre limp, mini-raise e all-in). No estanto, se você acha que seu oponente é substancialmente melhor que você, você pode jogar simplesmente de acordo com a estratégia de equilíbrio, seguro, desse modo, que está desistindo apenas de um minúsculo edge.
    Agora, se você tem uma lista de todas as 169 mãos, você pode simplesmente olhar se sua presente mão está acima ou abaixo do limiar da tabela acima. Isso é muito simples de se fazer quando se joga em um computador, mas não é o tipo de coisa que se faz um torneio. O SAGE System simplifica o processo inteiro em dois simples passos. Como dito, você pode manter uma 3"- by- 5" card com você se está jogando online, ou pode memorizá-la rapidamente para recorrer ao seu uso num cassino.

    1. Calcule o Índice da Força (IF) NT: Powe Index em inglês ou PI[/font]
    1. O “número da força” de cada carta é este: J=11, Q=12, K=13, A=15 (não se esqueça que o Ás é 15!)
    2. Pegue a força da sua maior carta e multiplique por 2.
    3. Adicione o número da sua carta menor.
    4. Se for um pocket pair, adicione 22.
    5. Se for suites, adicione 2.
    6. A soma é o Índice da Força de sua mão.

    2. Use o Índice da Força
    1. Calcule a relação (R) do shortest stack para o big blind.
    2. Dê uma olhada na força necessária para o valor de R.
    3. Se a força da sua mão é maior ou igual aquele valor, dê all-in se for o SB ou call se for o BB.
    3. A Tabela SAGE



    Exepmlos de aplicação do Sage:

    Exemplo No. 1
    Os blinds são $500-$1,000. Depois de os blinds forem postados, o SB tem $5,635 e, chips e o BB tem $2,865 em chips. O SB tem pocket 33. Então, qual o índice da força?

    IF = (2 x 3) + 3 + 22 = 31

    O BB tem J-4 suited. O IF = (2 x 11) + 4 + 2 = 28. O valor de R é o menor stack ($2,865) dividido por $1,000, o qual é próximo o suficiente de 3 para o nosso propósito.

    Olhando a tabela, o SB deveria ir all-in. O seu IF de 31 é muito maior que o valor necessário de 22. O BB deveria pagar; o seu PI de 28 é maior que o valor necessário de 24.

    Exemplo No. 2
    Os stacks e as mãos são iguais às do exemplo anterior, mas os blinds são $200-$400. Tem algo diferente? O valor do IF do SB ainda é 31, mas o R é agora $2,865 dividido por $400, que é próximo de 7. Dando uma olhada na tabela, para o valor de R=7, o valor do SB é 26, então ele deveria ainda dar all-in. Mas o BB, o qual o IF é 28, não tem o valor de 30 necessário para dar call. Ele deveria folder se o SB for all=in.

    Conclusões:
    Há uma coisa importante a se aprender disso: Heads-up no-limit hold'em não é uma ciência profunda quando os blinds estão altos comparados com o tamanho dos stacks. Perceba que os suiteds contam quase nada e os conectados nem contam. Nós suspeitamos que agora você concordará conosco que a maioria dos jogadores subestimam e muito a necessidade de ir all-in cedo e com freqüência. Por esse motivo, você terá frequentemente uma vantage muito grande sobre seus oponentes quando usar esse sistema.
    Essa informação é correta e fundada em provas. Ainda assim, até mesmo Dan Harrington nos apresentou um exemplo errado. Na página 409 de Harrington on Hold'em, Volume II, ele descreve um cenário no qual o big blind tem Q-7 offsuit. Os blinds são $3,000-$6,000 com $300 ante, e essa é a segunda mão de um heads-up da final de um torneio. Seu oponente tem $35,400 e você tem $144,600. Seu oponente, no botão, vai all-in; o que você deveria fazer? Dan se aprofunda e uma discussão para no final concluir que essa é uma decisão close. Com SAGE, você simplesmente calcula o IF e o valor de R:

    PI = (12 x 2) + 7 = 31.
    R = $35,400 ÷ $6,000 6.

    Você olha pra mesa e vê que o valor de pagar é 29. Você tem 31. É um call fácil, e você fica na esperança que o flop seja Q-Q-7.

    Última pergunta: Por que estamos liberando essas informações? Primeiro, porque avança o jogo de poker. Nenhuma disciplina (incluindo um jogo) pode crescer e prosperar ao menos que seja debatida, provada e desaprovada. Segundo, não vemos o porquê de somenta algumas pessoas possuírem essa informação. Você pode apostar seu bankroll inteiro que Chris Ferguson e muitos outros a tem. Agora, você tem, também.

    Agradecemos a Mike Maurer por sua revisão e critica desse sistema.

    Lee Jones é autor do best-selling Winning Low Limit Hold'em, e administrador da cardroom do PokerStars.com. James Kittock é professor de matemática no Mission College em Santa Clara, California e jogador de low-limit hold'em.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional Avatar de Prize
    Data de Ingresso
    23/07/09
    Posts
    300
    mt bom!!
    + rep Herick!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    nice, nao li pra falar a vdd. mas acho q ja tem outros artigos aqui sobre sage.

    e IMHO pra HUsng ate certo nivel eh totalmente desnessario tentar ganhar um small edge atraves disso ou tentar ser unexploitable qdo os oponentes vao ter tantos leaks e cometer tantos erros que vc pode deixar isso de lado pra sofrer menos variancia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de Herick_BR
    Data de Ingresso
    02/09/08
    Posts
    644
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    nice, nao li pra falar a vdd. mas acho q ja tem outros artigos aqui sobre sage.

    e IMHO pra HUsng ate certo nivel eh totalmente desnessario tentar ganhar um small edge atraves disso ou tentar ser unexploitable qdo os oponentes vao ter tantos leaks e cometer tantos erros que vc pode deixar isso de lado pra sofrer menos variancia.
    Na verdade o artigo explica oq vc falou, qnd usar e qnd n usar e etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Breakeven Avatar de colorado
    Data de Ingresso
    07/04/10
    Posts
    93
    Muito bom artigo,obrigado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Professional
    Data de Ingresso
    15/10/09
    Posts
    377
    ótimo artigo. +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Professional Avatar de KingAAir
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    into the wild
    Posts
    365
    boa contribuição!

    +rep
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de julinhopk
    Data de Ingresso
    17/09/07
    Localização
    São Lourenço
    Posts
    1.137
    Images
    9
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    nice, nao li pra falar a vdd. mas acho q ja tem outros artigos aqui sobre sage.

    e IMHO pra HUsng ate certo nivel eh totalmente desnessario tentar ganhar um small edge atraves disso ou tentar ser unexploitable qdo os oponentes vao ter tantos leaks e cometer tantos erros que vc pode deixar isso de lado pra sofrer menos variancia.
    se o sr tivesse lido!!

    aahuahuhuahauh

    OP , + rep !
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Grinder Avatar de jfnredes
    Data de Ingresso
    31/08/09
    Posts
    234
    +rep...Muito bom o artigo...bela iniciativa!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados