Clique Aqui Preciso de dicas de como montar uma sociedade

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 6 de 6
Like Tree27Likes
  • 8 Post By Vinicius
  • 6 Post By Caipor4
  • 9 Post By Urbach
  • 1 Post By Pelo_w
  • 3 Post By Urbach

Tópico: Preciso de dicas de como montar uma sociedade

  1. #1
    World Class Avatar de Vinicius
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    Brasilia
    Posts
    5.954

    Preciso de dicas de como montar uma sociedade

    Ola maisevers , (long time no see), estou trabalhando feito um cachorro, e graças a Deus, tenho obtido, tanto retorno financeiro, como pessoal e empresarial. Como alguns sabem, montei a 1 ano e 4 meses atrás um foodtruck de pizzas que deu bastante certo aqui em Brasilia. Minha pizza e forma de trabalho chamou atenção de varias pessoas que me contactaram para tentar estruturar o negócio de forma mais profissional. (não que o negocio nao esteja profissional), Eles querem expandir o conceito do negocio sobre rodas para lojas físicas.

    Iremos: montar 2 lojas conceitos ( com investimento médio de 250 mil cada uma). Podendo a expansão de Brasília, alcançar de 8 a 12 lojas(restaurantes no segmento Fast Casual) .

    Quando: ate final do ano

    Como: Entra ai minha maior dúvida ( deixando claro) não estou buscando investidores aqui no MaisEV. Dinheiro em si, tem vários grupos acenando, muitos não querem trabalhar, somente investir, que não é o que procuro.
    Existem entretanto 2 grupos que querem e topam fazer o investimento na expansão do negócio e tem conhecimento e know how necessário para uma expansão local, regional e até mesmo nacional se decidirmos que é interessante.

    Minha ideia era de ficar com 35 ~40% do negócio e vender 60%~65% para esses 2 grupos. A ideia era de que nao precisaria colocar nenhum centavo do meu dinheiro na abertura do negócio, em contrapartida, eles estão comprando um bom pedaço do meu negócio em definitivo. Se crescermos para 10 lojas eles sempre serão donos de tudo que alcançarmos.

    se cada grupo colocasse 250 mil iniciais ( teríamos 500 mil ) por 60% do negocio colocando cada 1% de cota do negocio a 8330 reais. E 100% do negocio avaliado em 833 mil reais.

    A oportunidade esta na expansão, em nos colocarmos em 8 a 10 lojas somente no DF. E feito isso temos a nossa disposição a opção de começar uma expansão regional da mesma forma, com um parceiro regional.

    Alguém já trabalhou e tem conhecimento de uma sociedade em termos parecidos? Onde o dono do negocio já "consolidado", oferece a venda de um percentual e nao coloca nada de $ alem do know how, marca e conceito?

    nesses 16 meses de operação, não houve sequer 1 mês que operamos no vermelho, todos os meses foram de lucros que variavam de 42 a 53% em relação ao faturamento. O negocio em si se pagou em 7 ou 8 meses.

    Estou oferecendo muito? pouco? Deveria entrar com algum capital, se sim porque?

    disparem perguntas, responderei todas.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Picinin, TNP, otaviobit and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de Caipor4
    Data de Ingresso
    24/06/10
    Localização
    BALADA OU ZONA
    Posts
    1.975
    Fala Vinicius,

    Teria q ser feito uma valuation (valor no futuro do negócio) normalmente calculado com base no faturamento e ramos de atuação para ter idéia do valor real, fair-market value.

    Para isso teriamos que ter noção do seu faturamento, capacidade ociosa, ramo, passivos (tributário, trabalhista e etc), imobilizado, mas normalmente coloca-se essa projeção de faturamento o reinvestimento e se possível podemos equalizar como vc sozinho iria aumentar seu negócio (crescimento orgânico) para ters uma melor noção do tamanho do negócio no futuro.

    Tem uns artigos mais simplistas que irão demonstrar o valor, no USA, como 25% a 30% do faturamento anual, mas o melhor e um pouco mais realista seria o cálculo por meio da geração de receitas, fluxo de caixa, e projeção disto, trazendo ao valor presente, etc...

    No site da endeavor tem uma planilha q eles enviam e vc consegue ter uma noção de como é mais ou menos isto.
    https://endeavor.org.br/valuation-co...a-sua-empresa/
    Urbach, Picinin, TNP and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    A solução é valuation mesmo. Só acho que hoje, vc precisa pensar única e exclusivamente no investimento dessas 2 lojas conceitos e pra isso registrar a marca e fazer uma sociedade nesta.
    O modelo de expansão de longo prazo (8-10 lojas) não é sustentável nesse formato: já que provavelmente ficará puxado pras vcs tocarem as lojas nesse formato de operação e também, do seu lado pessoal, se replicar a negociação atual, vc tende a ser diluído de forma que o negócio possa não ser relevante mais para você e principalmente, você não apitará mais nada.
    O modelo de expansão que faz mais sentido, depois de um teste bem sucedido dessas 2 lojas, é franquia ou um modelo híbrido de franquia e sociedade (modelo do Outback, por exemplo).
    Acho que o principal a se pesar agora, e seria muito relevante pra mim nesse momento, é se já é o momento de vc perder controle do negócio. Pq não montar uma loja apenas e replicar esse formato de 2/3 - 1/3, mas dessa vez favorável a você?

    Você pretende fechar o truck com essa negociação? Em caso contrário, como ele fica na sociedade?

    Obs: quando falamos em valuation, a legislação de empresas LTDA tem algumas grandes limitações, já que ela vê como atributos da sociedade, quase que única e exclusivamente o percentual do capital social. Para isso, existem algumas formas alternativas de resolver: contratos de mútuo conversível, AFAC (adiantamento para futuro aumento de capital social), contrato de Opções ou mesmo abrir uma S/A.

    Se quiser falar mais sobre isso, passei por esse processo recentemente.

    Edit: acho primordial vc não começar já perdendo o controle da operação. Pode ter certeza que quando vc diz que o sócio capitalista, tem know how, vai entrar no dia a dia do negócio e é majoritário, isso vai acontecer. E por mais legal, honesto, trabalhador, etc, que seja o seu sócio, vão acontecer muitas divergências. Eu pensaria bastante antes de chegar a conclusão que não gostaria de um sócio apenas capitalista e com network pra expandir. Mesmo pq se vc provar que este modelo de loja é bem sucedido, vc não terá problemas na hora de arrumar alguém de atuação regional ou nacional pra esta expansão e, principalmente, deve negociar em termos bem mais favoráveis.
    Última edição por Urbach; 26-07-2016 às 00:43.
    TURCI, Picinin, TNP and 6 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de Pelo_w
    Data de Ingresso
    06/09/07
    Posts
    6.410
    Images
    4
    fala @Urbach tudo bem?

    Vc consegue explicar essa questão do "será que já é a hora de perder o controle do negócio?". Ou algum exemplo de cenário que claramente é "a hora"?

    Eu vejo muito essa questão ser levantada em programas tipo Shark tank ou The profit e o dono é extremamente protetor quanto ao controle do negócio, às vezes até deixando de pegar um investimento sick pra não ficar com 49%. (sendo que os outros 51% é tipo do Mark cuban que prometeu alcance absurdo pro produto, não é o zé da esquina)

    Nunca consegui entender qual o medo, já que o pessoal que vai nesses programas conhece bem o próprio produto mas manja pouquíssimo da expansão e visão macro da coisa.

    A meu ver, todos os investidores vão querer tomar as decisões que sejam mais otimizadas pro conjunto do negócio, incluindo manter a identidade original se ela for realmente o ponto forte como o dono vê. (Se ele for só capitalista e não entender nada, acho que nem dá pra considerar pegar esse dinheiro a toa)

    Vi um the profit ontem que era numa pet shop chamada corner barkery, uma das coisas que o Lemonis falava era como é difícil fazer negócio quando o dono é apegado ao produto e não vê que alguns detalhes tem que mudar pra continuar crescendo.
    Acho que vale ver esse Vinicius, se já não tiver visto. Aliás, tem que ver todos os eps né
    Caipira likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    @PeloWaite

    Acho que todo negócio tem momentos e timing bem claros. A fase que o Vinicius está é, após provar que pode ter um excelente produto, conseguir montar um conceito de loja que seja escalável, lucrativo e tenha qualidade.
    A discussão de controle aqui, é pq basicamente, antes mesmo de começar, ele pode vir a ter problemas no comando da operação. Os investidores basicamente estão comprando o know how que ele conquistou e a visão de negócio que ele tem pra marca, mas na prática, muitas vezes ele pode ser "podado", não conseguir colocar em prática, o que idealizou.
    Pelo_w, kizk_ and Caipira like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de Khalil RG
    Data de Ingresso
    14/10/14
    Posts
    858
    Niceee!!!!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados