Clique Aqui Ajuda com finanças - controlar o dinheiro dos pais

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Ajuda com finanças - controlar o dinheiro dos pais

  1. #1
    Chip Leader Avatar de Gilmour
    Data de Ingresso
    01/11/12
    Posts
    1.185

    Ajuda com finanças - controlar o dinheiro dos pais

    Fala MaisEV,

    meus pais atualmente estão quebrados, o bar que eles tem não ta mais dando certo e eles optaram por fecha-lo e recomeçar a vida.
    Moramos em casa própria e o lote do bar também é deles, e como temos 0 dinheiro no banco eles escolheram se desfazer do lote pra ter dinheiro em caixa. a venda ta bem encaminhada em 300kR$ e temos que fazer esse dinheiro render algo pra não ter um serio problema no futuro.
    Acredito que eles vão precisar de uns 50k pra quitar as dividas que eles tem hoje (basicamente cheques e cartões) e vou precisar da ajuda de voces pra decidir como aplicar esse dinheiro que sobrar.

    Basicamente, o que eles pensam é pegar esse dinheiro e aplicar em algo que renda o suficiente pra eles pagarem pelo menos 50% das contas da casa com ele sem diminuir o montante inicial. não tenho a menor ideia se isso é possivel ou não e preciso da opiniao de quem entenda pra evitar que eles façam alguma cagada e esse dinheiro simplesmente evapore.

    btw, meu pai insiste em não quitar o financiamento do carro dele. ja acho que ele foi mt donk em comprar carro zero e financiado ate o infinito. seria mt melhor ele negociar essa parada e pagar o resto (umas 30 parcelas de 1k) com algum desconto, ne?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de Thant0s
    Data de Ingresso
    19/02/15
    Localização
    zooming
    Posts
    370
    Sobre onde investir o dinheiro, sugiro tesouro direto, acho que ta pagando uns 16% e o melhor de tudo é ser prefixado e sem risco...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Que situação... O problema mesmo não é onde aplicar o dinheiro, até pq não existe mágica. Salvo um milagre (que eu não recomendo que seja buscado pelo risco de tomar um golpe) vai render pouco. O carro financiado diz tudo. O problema mesmo é a mentalidade nos gastos, algo que vc certamente já sabe. Os juros da dívida não podem ser maiores que os do investimento, master of obvious. Negociar tudo, quitar o que tiver q ser quitado, apertar o cinto e procurar outras fontes de renda seria o que eu recomendaria para meus pais, vendo bem como colocar isso para eles, claro!

    Boa sorte!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Observador Avatar de Quanto Cabe?
    Data de Ingresso
    16/01/16
    Posts
    2
    Gilmor,

    De forma otimista, caso a venda se concretize e você não tenha que pagar ganho de capital, corretagem, taxas de cartório etc, seus pais receberão 300k certo?

    Então no final das contas, a disponibilidade para investir será de 220k (300 - 50 divida - 30 carro)

    Assim, tenho más noticias para você....

    Conforme o Thantos explicou, o Tesouro Direto oferece provavelmente o melhor risco x retorno do mercado, para quem é leigo em investimentos, o que parece ser o caso de seus pais.

    Com uma taxa pré fixada de 16%, tirando o IR na fonte de 15% (melhor das hipóteses) voce teira um rendimento liquido de 13,6%.

    Considerando uma inflação anual de 10%, sobram 3,6% liquido para gastar, sem comprometer o capital inicial (conforme é a vontade de seus pais)

    3,6% de 220k dá aproximadamente 8k de rendimento livre no ano

    8k / 12 meses da R$666 (numero cabalístico) por mês para pagar as contas.

    Respondendo a sua pergunta inicial, acho que não é possível seus pais pagarem 50% das contas utilizando os rendimentos líquidos da venda do lote

    Boa sorte!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de Stolf
    Data de Ingresso
    29/11/09
    Localização
    Norte de Santa Catarina
    Posts
    9.567
    Citação Postado originalmente por Thant0s Ver Post
    Sobre onde investir o dinheiro, sugiro tesouro direto, acho que ta pagando uns 16% e o melhor de tudo é ser prefixado e sem risco...
    Prefixado é de longe o título do tesouro mais arriscado.
    Sugiro Tesouro Selic ou NTNB. Se pegar NTNB com juros semestrais, você teria um ganho real de uns 6% ao ano. Considerando que fosse 220k pra aplicar isso daria R$13200 por ano pra gastar, mantendo o principal. Pouco msm.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Observador Avatar de Quanto Cabe?
    Data de Ingresso
    16/01/16
    Posts
    2
    Citação Postado originalmente por Stolf Ver Post
    Citação Postado originalmente por Thant0s Ver Post
    Sobre onde investir o dinheiro, sugiro tesouro direto, acho que ta pagando uns 16% e o melhor de tudo é ser prefixado e sem risco...
    Prefixado é de longe o título do tesouro mais arriscado.
    Sugiro Tesouro Selic ou NTNB. Se pegar NTNB com juros semestrais, você teria um ganho real de uns 6% ao ano. Considerando que fosse 220k pra aplicar isso daria R$13200 por ano pra gastar, mantendo o principal. Pouco msm.
    Stolf, concordo que o pré fixado é um pouco mais arriscado... o grande risco é a inflação disparar

    Porém, caso a inflação ceda um pouco e fique abaixo de 10% ao ano nos próximos anos, o pré fixado será mais rentável

    Como ninguém tem bola de cristal, talvez o ideal seja fazer um MIX dos 2 produtos... Inclusive com a NTNB que paga juros semestrais, já que eles precisarão de recursos para pagar a conta.

    Porém, no seu calculo de ganho real da NTNB, vc cometeu um erro de cálculo muito comum, qué é desconsiderar o IR sobre a rentabilidade bruta (6% de juros + inflação 10%)

    Neste caso o ganho liquido real seria praticamente o mesmo de um pré fixado de 16%, ou seja uns R$8000,00 por ano (ver cálculo no meu post acima)

    []´s
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de Stolf
    Data de Ingresso
    29/11/09
    Localização
    Norte de Santa Catarina
    Posts
    9.567
    verdade, passei o facão msm.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados