Clique Aqui Ajuda com compra e venda de imóvel (financiamento, IR...)

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13
Like Tree15Likes

Tópico: Ajuda com compra e venda de imóvel (financiamento, IR...)

  1. #1
    Grinder Avatar de lcfreitag
    Data de Ingresso
    08/01/09
    Posts
    175

    Ajuda com compra e venda de imóvel (financiamento, IR...)

    Fala galera,

    Preciso ajuda de quem manja dessas paradas de financiamento, compra e venda de imóvel, IR...

    Fiz um financiamento para construção de um imóvel, e agora que ele está "pronto", surgiu a possibilidade de vende-lo. A pessoa interessada em comprar, não possui dinheiro para pagar a vista, e também faria um financiamento.

    Tenho interesse em vender, desde que eu não precise quitar meu financiamento.

    Minha esposa tem uma casa que herdará de seus pais, e uma possibilidade seria alienar nosso financiamento a esta casa...é possível? Existe outra alternativa?

    Caso seja possível e façamos isso, como ficaria a questão de imposto sobre a casa que estaríamos vendendo? 15% sobre o lucro?

    Há mais alguma que estou esquecendo e deveria me preocupar?

    Desde já agradeço!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Amorim88NuTs likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Table Captain Avatar de fbomfa
    Data de Ingresso
    16/03/09
    Posts
    911
    O pouco que eu sei é que acho que quando ele financiar o seu imóvel vc vai receber o dinheiro do banco e ele vai pagar o banco, logo, vc terá o dinheiro para quitar o seu financiamento se quiser. Acho que não é obrigado a quitar o seu financiamento, até pq é vantagem para o banco vc continuar pagando os juros.
    Não sei nada sobre imóvel herdado.
    Sobre o imposto, acho que vc só paga imposto se a venda da casa passar 420 mil reais ou se tiver mais de um imovel.
    Mas tem uma galera aqui que entende mais que eu.
    lcfreitag likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder Avatar de hugorochac
    Data de Ingresso
    10/04/08
    Posts
    187
    O imposto é 15% sobre o lucro (diferença entre o valor que comprou e que irá vender) se vc não utilizar esse mesmo valor em até 6 meses para comprar outro imóvel, salvo engano é esse o prazo.

    Agora, referente a vc manter o financiamento penso q não tem como, o juros do imóvel é mais barato pq o imóvel meio que fica em nome do banco (não é seu até quitar), então para vendê-lo vai ter que usar o R$ que pegar para quitar o financiamento pq só assim o banco vai liberar o imóvel para mudar de dono (tem como fazer isso mesmo se o comprador financiar).

    Acho que a única solução para fazer oq quer, se entendi direito, é vc ter renda para comprar o imóvel que sua mulher vai herdar e fazer um novo financiamento com a taxa de juros atual (não sei se infringe o contrato do banco btw).

    Mas vamos ver se aparece alguém mais bem informado que eu.
    lcfreitag likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Grinder Avatar de lcfreitag
    Data de Ingresso
    08/01/09
    Posts
    175
    Citação Postado originalmente por fbomfa Ver Post
    O pouco que eu sei é que acho que quando ele financiar o seu imóvel vc vai receber o dinheiro do banco e ele vai pagar o banco, logo, vc terá o dinheiro para quitar o seu financiamento se quiser. Acho que não é obrigado a quitar o seu financiamento, até pq é vantagem para o banco vc continuar pagando os juros. Não sei nada sobre imóvel herdado. Sobre o imposto, acho que vc só paga imposto se a venda da casa passar 420 mil reais ou se tiver mais de um imovel. Mas tem uma galera aqui que entende mais que eu.
    Citação Postado originalmente por hugorochac Ver Post
    O imposto é 15% sobre o lucro (diferença entre o valor que comprou e que irá vender) se vc não utilizar esse mesmo valor em até 6 meses para comprar outro imóvel, salvo engano é esse o prazo. Agora, referente a vc manter o financiamento penso q não tem como, o juros do imóvel é mais barato pq o imóvel meio que fica em nome do banco (não é seu até quitar), então para vendê-lo vai ter que usar o R$ que pegar para quitar o financiamento pq só assim o banco vai liberar o imóvel para mudar de dono (tem como fazer isso mesmo se o comprador financiar). Acho que a única solução para fazer oq quer, se entendi direito, é vc ter renda para comprar o imóvel que sua mulher vai herdar e fazer um novo financiamento com a taxa de juros atual (não sei se infringe o contrato do banco btw). Mas vamos ver se aparece alguém mais bem informado que eu.
    Então @fbomfa acho que teoricamente eu não poderia seguir com o financiamento, ao menos que tivesse outro imóvel, de mesmo valor ou superior, para usar como garantia para o banco, caso contrário que garantia o banco irá ter sobre meu financiamento?

    @hugorochac não entendi essa parada dos 6 meses, se eu for utilizar a grana para comprar/construir outro imóvel antes de 6 meses, o imposto já é outro?

    Quanto ao imóvel herdado, minha sogra já estava querendo passar para o nome da minha esposa ou fazer usufruto para não cair em inventário...mas aí, se transferir o imóvel para o "nosso nome", para poder usa-lo como alienação, ficaríamos com dois imóveis, até concluir a venda do que construímos, neste caso a cobrança do imposto já seria de outra forma? Não seria mais os 15% sobre o lucro?

    Valeu!!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    Você paga 15% de imposto sobre o lucro se vender seu imóvel antes de 5 anos. Você só fica livre de pagar estes 15% se usar o dinheiro da venda para comprar outra casa dentro de 6 meses.
    lcfreitag and fbomfa like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de Cybercharles
    Data de Ingresso
    03/06/11
    Posts
    265
    Este imóvel que você possui hoje é bem único? Tem valor igual ou menor que R$400.000,00? Se for esse o caso você está isento do lucro imobiliário. (15%)

    Quando você vender este imóvel o financiamento do comprador quitará o seu financiamento atual.
    Você tem como alternativa "comprar" a casa que seria/ será herdada e contratar um novo financiamento.
    Mas pelo jeito você quer mante-lo pois as taxas são mais atrativas que as atuais, é isso?
    lcfreitag and fbomfa like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Grinder Avatar de lcfreitag
    Data de Ingresso
    08/01/09
    Posts
    175
    Citação Postado originalmente por Cybercharles Ver Post
    Este imóvel que você possui hoje é bem único? Tem valor igual ou menor que R$400.000,00? Se for esse o caso você está isento do lucro imobiliário. (15%)

    Quando você vender este imóvel o financiamento do comprador quitará o seu financiamento atual.
    Você tem como alternativa "comprar" a casa que seria/ será herdada e contratar um novo financiamento.
    Mas pelo jeito você quer mante-lo pois as taxas são mais atrativas que as atuais, é isso?
    Isso mesmo @Cybercharles, além das taxas serem muito melhores que as atuais, pretendo construir outra casa, porém sem depender de cronograma do banco...

    No de "comprar" a casa que seria herdada, não há a possibilidade de transferir o financiamento de um imóvel para o outro?

    Citação Postado originalmente por ex-ReiDaCacheta Ver Post
    Você paga 15% de imposto sobre o lucro se vender seu imóvel antes de 5 anos. Você só fica livre de pagar estes 15% se usar o dinheiro da venda para comprar outra casa dentro de 6 meses.
    Só vale para a compra de outro imóvel? Para a compra de outro terreno e construção, esta regra não se aplica?

    Valeu!!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Grinder Avatar de hugorochac
    Data de Ingresso
    10/04/08
    Posts
    187
    Acho que todos que falaram depois de mim estavam corretos. O lucro vc pode comprar terreno. O financiamento antigo não tem como manter no caso de venda, se for mesmo vender vai perder a taxa mais barata da época.
    lcfreitag likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Professional Avatar de Cybercharles
    Data de Ingresso
    03/06/11
    Posts
    265
    @lcfreitag transferir o financiamento para outro imóvel não dá. A única maneira de manter o teu financiamento atual é fazendo um contrato de gaveta, que eu desaconselho (risco grande).
    lcfreitag likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de ex-ReiDaCacheta
    Data de Ingresso
    02/08/08
    Localização
    Off Poker
    Posts
    4.233
    Citação Postado originalmente por lcfreitag Ver Post

    Citação Postado originalmente por ex-ReiDaCacheta Ver Post
    Você paga 15% de imposto sobre o lucro se vender seu imóvel antes de 5 anos. Você só fica livre de pagar estes 15% se usar o dinheiro da venda para comprar outra casa dentro de 6 meses.
    Só vale para a compra de outro imóvel? Para a compra de outro terreno e construção, esta regra não se aplica?

    Valeu!!
    Para terreno não vale, só vale para casa.
    lcfreitag likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados