Clique Aqui Posto de combustível.

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 24
Like Tree61Likes

Tópico: Posto de combustível.

  1. #1
    World Class Avatar de Gustavo82
    Data de Ingresso
    07/04/08
    Localização
    1/2+
    Posts
    8.099

    Posto de combustível.

    Fala pessoal, td bem?
    Gostaria de saber se alguém possui ou conhece alguém que seja dono de posto de combustível.
    Especialmente se for no interior do estado de SP (cidades de até 100k habitantes).
    Lembrando que gostaria de informações a respeito de posto urbano e não rodoviário.
    Qual é o valor do investimento para se ter um posto? Começar do zero (construir tudo)? Pegar um posto já existente e que está fechado/desativado? Qual a margem de lucro por litro de combustível? Loja de conveniência no posto? Etc, etc, etc.
    Enfim, quem pode ajudar com essas e outras infos?
    Muito obrigado, abraços!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de VorteX
    Data de Ingresso
    30/09/11
    Posts
    1.717
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de jigub
    Data de Ingresso
    26/05/10
    Localização
    Amazonas
    Posts
    2.691
    Eu sei um pouco mas na minha realidade os números nunca vão bater com os do resto do Brasil(muito menos com cidade de 100k habitantes) . Aqui rola um cartel danado e os postos são sempre do mesmo grupo de gente, tá na mão de umas famílias aí.. (tem nego que tem 18 postos)

    Quanto a loja de conveniência vai depender da bandeira. Mas o que todo dono de posto faz aqui é terceirizar e ganhar um aluguel em cima... Elas são bem lucrativas aqui na cidade.

    Aqui um posto ruim (ruim que eu digo, que venda uns 80 mil litros mes) não sai por menos de uns 1,5kk.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de lucasgflush
    Data de Ingresso
    03/05/10
    Localização
    BH
    Posts
    6.038
    Não sei,é melhor perguntar no posto Ipiranga.




    Sry nao resisti.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    O que o leigo (eu incluído) mais ouve é que tal ramo é uma máfia e quem é de fora não se cria. Pra piorar as notícias sobre o assunto são sempre fraudes nas bombas e cartel.

    Além disso dizem que o lucro só vem quando vende em alta quantidade.

    Tenho um amigo advogado que afundou uma grana em um, mas nem toco no assunto com ele. Nem comerciante era e foi meter-se em uma parte especializada do comércio... é pedir pra tomar na cabeça.

    Eu sobre isso penso que é a primeira divisão do comércio. Quem não é do ramo ou raposa velha do comércio tem chance pequena de prosperar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Professional Avatar de zezao
    Data de Ingresso
    15/06/12
    Posts
    244
    a questao de mafia e fraude é apenas pq quem trabalha da maneira correta, sofre com a pouca margem do produto que as refinarias passam.
    o Posto de combustivel nao é nd mais que uma revenda e com isso precisa ter um volume alto para lucrar.
    o mais pesado é a parte de capital de giro que esse tipo de revenda pede.
    cidade de 100k habitantes nao deve ter espaço para novos postos, caso tenha sera de baixa rotatividade.
    por isso é comum os donos terem mais de uma unidade para ter o giro necessario e viabilizar o investimento.
    Dellbono likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de jigub
    Data de Ingresso
    26/05/10
    Localização
    Amazonas
    Posts
    2.691
    Aqui pelo menos é sem noção. R$3,20 o litro da gasolina e o que tem de filho de dono de posto andando de porsche.. . Não é brincadeira
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Fiz e faço com frequência trabalhos para a rede de postos de serviços da Petro (BR Distribuidora), que envolvem revendedores, além de ter um contato mais efetivo com uns 3 ou 4 caras que tem posto.

    O que ouço, de maneira geral, é o seguinte: No passado, quem tinha um posto ficava rico. Hoje, é muito complicado ganhar dinheiro nesse segmento e tá rolando uma concentração absurda e formação de grandes redes. É bem raro o revendedor que continua no negócio com um único posto.

    Em relação à margem bruta, eu estimaria que gira perto dos 15 - 20%, que no final deve se converter a algo como 5-10% líquido na média nos combustíveis. Isso em uma operação redondinha, madura e acima dos níveis de break even. Produtos agregados como troca de óleo, itens complementares na pista e lavagens obviamente oferecem mais rentabilidade.

    O que rola muito nesse setor, especialmente após a concentração, é que muitos conseguem abrir um posto de graça ou gastando muito pouco. É raro, um grande revendedor, ter todos os seus postos em uma única bandeira.

    O que eles fazem é o seguinte: se identificam um local promissor para um novo posto, abrem negociação com as bandeiras, para quem paga mais "luvas" na abertura do posto. Por exemplo, ele fecha com a empresa X que adianta R$ 500k na assinatura do contrato. Como contrapartida, ele se compromete em X tempo comprar Y em combustíveis, prevendo inclusive o crescimento gradativo com a maturidade do negócio.

    Outra chacoalhada no setor, foi a entrada dos grandes supermercados (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, etc) nesse segmento, nunca entendi muito bem o motivo, mas sei que mais do que ver como um mercado promissor, eles entraram para aproveitar um crédito de ICMS gerado pelas unidades.

    Não sei como é a situação no interior, mas acho que em SP não se monta um posto com menos de R$ 1 - 1,5 milhão.

    Outro grande problema hoje é a adulteração, que torna o mercado predatório para quem trabalha corretamente. As bandeiras intensificam cada vez mais os seus esforços, mas isso ainda acontece muito.

    Edit: Um trecho sobre o recurso fiscal dos mercados abrirem postos:

    Os grandes supermercados que mantêm postos de gasolina, por exemplo, praticavam preços menores e compensavam o ICMS antecipado sobre combustíveis com o imposto devido sobre os demais produtos vendidos na loja. Os postos de gasolina que não estavam ligados a supermercados, porém, não tinham essa vantagem.
    Última edição por Urbach; 08-08-2014 às 14:16.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de No-Cego
    Data de Ingresso
    10/07/08
    Posts
    3.411
    Posto dá dinheiro é em cidade pequena ganhando licitação de prefeitura, aí sim...
    E todo posto hj em dia, tem que ter uma conveniência boa pra comer e beber, tem conveniência que mais parece um supermercado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Citação Postado originalmente por No-Cego Ver Post
    Posto dá dinheiro é em cidade pequena ganhando licitação de prefeitura, aí sim...
    E todo posto hj em dia, tem que ter uma conveniência boa pra comer e beber, tem conveniência que mais parece um supermercado.
    Depois eu posso elaborar um pouco sobre lojas de conveniência que tb já atendi (BR Mania).
    O que tem acontecido de bacana nesse mercado é a formação dos "super postos", postos com 12-14 bombas e com até 10+ estabelecimentos comerciais dentro da própria área. E vai de negócios simples como uma revistaria até Starbucks e agências bancárias.
    Jdamasio and alemao775 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados