Clique Aqui [AJUDA] Divórcio e usufruto de imóvel - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 19 de 19
Like Tree14Likes

Tópico: [AJUDA] Divórcio e usufruto de imóvel

  1. #11
    Chip Leader Avatar de zehfinih
    Data de Ingresso
    20/05/09
    Posts
    2.286
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Posso aproveitar pra tirar uma dúvida de um parente, mais simples do que essa ?

    - Homem Solteiro compra um AP no valor de 100k (valor ficticio pra facilitar).

    - Homem casa após 2 anos da compra desse AP em regime parcial de bens. (tudo que for comprado "após" casamento será do casal). Ou seja, até esse momento, numa eventual separação, o imóvel fica 100% para o Homem, correto ?

    - Após 2 anos de casado, homem vende o AP por 120K, coloca +50K e compra AP de 170K.

    - Numa eventual separação, esse AP será dividido 50/50 entre o casal ? (sem filhos).
    Trata-se de bem subrogado, você pode utilizar esse termo para consultar no google mais detalhes, se tiver interesse, mas só partilha os 50k adicionais, que é o que foi adquirido durante a união
    Última edição por zehfinih; 28-06-2013 às 11:57.
    DragonRib and 630R63 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    Professional Avatar de 630R63
    Data de Ingresso
    16/09/10
    Posts
    257
    @DragonRib - Este é um grande problema que vemos na prática.

    - Homem Solteiro compra um AP no valor de 100k (valor ficticio pra facilitar). ok

    - Homem casa após 2 anos da compra desse AP em regime parcial de bens. (tudo que for comprado "após" casamento será do casal). Ou seja, até esse momento, numa eventual separação, o imóvel fica 100% para o Homem, correto ? - ok

    - Após 2 anos de casado, homem vende o AP por 120K, coloca +50K e compra AP de 170K.

    - Numa eventual separação, esse AP será dividido 50/50 entre o casal ? (sem filhos).

    não, em tese, deveria ser destacada a quantia de 120k proveniente do ap. antigo, adquirido com o esforço exclusivo do divorciando. Somente os 50k a mais deveriam ser divididos entre o casal, ou seja, 25 k pra divorcianda, 25k + 120k pro divorciando. (regrinha de 3, se não estou errado, a mulher tem 14.70% deste imóvel, o homem 85,30%)

    Porém, num eventual processo (litigioso, não consensual) será necessária a prova de toda a situação, através de documentação, sem descartar eventual perícia.

    Ou seja, na prática sempre a situação fica esquisita.
    DragonRib likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    Table Captain Avatar de The Old Team
    Data de Ingresso
    17/02/12
    Posts
    779
    Valeu pelas respostas, depois de ter feito o tópico eu liguei pra minha sogra e perguntei pq achei estranho usufruto das meninas, só que na verdade foi o contrário mesmo, o imóvel ficou para elas com usufruto deles... fui burrão
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    Table Captain Avatar de The Old Team
    Data de Ingresso
    17/02/12
    Posts
    779
    @zehfinih esqueci de citar
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    Chip Leader Avatar de zehfinih
    Data de Ingresso
    20/05/09
    Posts
    2.286

    Re: [AJUDA] Divórcio e usufruto de imóvel

    Citação Postado originalmente por The Old Team Ver Post
    Valeu pelas respostas, depois de ter feito o tópico eu liguei pra minha sogra e perguntei pq achei estranho usufruto das meninas, só que na verdade foi o contrário mesmo, o imóvel ficou para elas com usufruto deles... fui burrão
    Então não tem que se preocupar quanto a dividir com outros filhos, se a doação foi feita antes de nascerem, que parece que é a situação
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    Table Captain Avatar de The Old Team
    Data de Ingresso
    17/02/12
    Posts
    779
    Citação Postado originalmente por zehfinih Ver Post
    Citação Postado originalmente por The Old Team Ver Post
    Valeu pelas respostas, depois de ter feito o tópico eu liguei pra minha sogra e perguntei pq achei estranho usufruto das meninas, só que na verdade foi o contrário mesmo, o imóvel ficou para elas com usufruto deles... fui burrão
    Então não tem que se preocupar quanto a dividir com outros filhos, se a doação foi feita antes de nascerem, que parece que é a situação
    Sim, isso mesmo, a doação foi feita no ato da separação. Vale a pena registrar a parte da doação na certidão do imóvel para não restarem dúvidas ou não precisa isso?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    Chip Leader Avatar de zehfinih
    Data de Ingresso
    20/05/09
    Posts
    2.286
    Citação Postado originalmente por The Old Team Ver Post
    Citação Postado originalmente por zehfinih Ver Post
    Citação Postado originalmente por The Old Team Ver Post
    Valeu pelas respostas, depois de ter feito o tópico eu liguei pra minha sogra e perguntei pq achei estranho usufruto das meninas, só que na verdade foi o contrário mesmo, o imóvel ficou para elas com usufruto deles... fui burrão
    Então não tem que se preocupar quanto a dividir com outros filhos, se a doação foi feita antes de nascerem, que parece que é a situação
    Sim, isso mesmo, a doação foi feita no ato da separação. Vale a pena registrar a parte da doação na certidão do imóvel para não restarem dúvidas ou não precisa isso?
    Já deve ter sido feito né, senão vale registrar sim.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    Table Captain Avatar de The Old Team
    Data de Ingresso
    17/02/12
    Posts
    779
    Valeu Zeh, obrigado mesmo!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    E isso aí que o @zehfinih falou mesmo. E confere o registro do imóvel porque já deve estar tudo registrado. Até porque não teria como terem feito esse usufruto sem terem transferido o imóvel antes.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados