Clique Aqui Que cuidados tomar ao comprar um Bar ? - (pergunta aos advogados)

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 25
Like Tree18Likes

Tópico: Que cuidados tomar ao comprar um Bar ? - (pergunta aos advogados)

  1. #1
    Moderador
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    10.382
    Images
    2

    Que cuidados tomar ao comprar um Bar ? - (pergunta aos advogados)

    Mais uma da série pergunta aos advogados do fórum

    Seguinte, eu e 2 amigos, adorávamos frequentar um bar e este fechou. Estamos pensando em comprá-lo.

    Segundo o dono do imóvel, o antigo dono ficou devendo $$$$$$ de aluguel, e este tomou o ponto dele. O cara tirou tudo do bar e vazou, deixou divida grande de aluguel + dívida com funcionários.

    Segundo o dono do imóvel, essas 2 dívidas (aluguel+funcionário) agora é uma dívida do ex-dono.

    Quem quiser comprar o ponto deve pagar X de luvas para o dono do imóvel (e agora dono do ponto, segundo ele) e + o aluguel.

    A partir, inicia-se um negócio do zero, e o novo dono (eu e meus amigos) não teríamos NADA a ver com as dívidas atuais (aluguel+funcionários).

    As dúvidas são :

    1) É possível isso ? Iniciar um novo negócio, no mesmo local (com o mesmo nome ou nao), com os mesmos funcionários (ou não) e principalmente, TOTALMENTE isento dessas dívidas anteriores ?

    2) Quais os cuidados/medidas que devem ser tomadas para não correr o risco de ser cobrado judicialmente no futuro, seja, pela dívida de aluguel, seja pelas dívidas trabalhistas ?

    OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de Caipira
    Data de Ingresso
    22/11/11
    Posts
    7.549
    Não sou advogado, mas acho que a partir do momento que vc faz um novo contrato de aluguel, em seu nome ou de algum sócio seu (locatário) com o dono do imóvel (locador), o contrato antigo e as dívidas referentes ao mesmo não tem relação alguma com vcs.

    Mesma coisa com o bar. Só não entendi uma coisa. O cara que fugiu com certeza tinha aberto uma empresa/micro-empresa com CNPJ e tudo mais para poder abrir o bar, certo? Agora toda essa documentação tá com o dono do imóvel?

    Se sim, para evitar dor de cabeça, eu abriria um novo bar. Nome parecido, mas outro CNPJ e tudo mais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de Bombado
    Data de Ingresso
    11/01/08
    Localização
    Goiânia
    Posts
    10.356
    Bom, pelo que conheço de amigos que tiveram ou possuem bar, é gg vida.

    De qualquer forma, gl se for tentar
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Moderador
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    10.382
    Images
    2

    Re: Que cuidados tomar ao comprar um Bar ? - (pergunta aos advogados)

    Citação Postado originalmente por Bombado Ver Post
    Bom, pelo que conheço de amigos que tiveram ou possuem bar, é gg vida.

    De qualquer forma, gl se for tentar
    É um ponto que estou considerando também, apesar que em 3, dá uma atenuada imo....
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Chip Leader Avatar de VinnyCout
    Data de Ingresso
    26/05/10
    Localização
    Brasil
    Posts
    1.913
    Se o dono anterior já vazou, é que provavelmente o negócio não era sustentável ou ele fez uma grande merda.

    Tem que ver isso ai, se o negocio vai ser lucrativo acima de tudo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de VinnyCout
    Data de Ingresso
    26/05/10
    Localização
    Brasil
    Posts
    1.913
    O melhor é mudar o nome né, já ta queimado com funcionários e tal, sempre vão falar mal. Com nome novo GG, ninguem tem nada que desabone
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Mesmo ramo de atividade e mesmo local pode caracterizar tanto sucessão trabalhista como sucessão tributária.

    E de brinde o que fugiu pode cobrar ainda o ponto comercial.
    DragonRib and G@TUR@M@ like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Uma coisa é você comprar o negócio (a pessoa jurídica anterior), outra é só pegar o ponto. Pelo visto, você não vai fazer qualquer negócio com o dono anterior, mas começar uma nova pessoa jurídica e só alugar o mesmo ponto. Então você não responderia como sucessor. Mas aí eu não te recomendaria manter o nome pra evitar dor de cabeça como dono anterior e com eventuais credores.

    Quanto aos funcionários, nada impede que você os contrate, vai ser um novo contrato de trabalho, mas é bom se inteirar de como é que ficou a situação com o empregador anterior pra não deixar brechas. Se não houver continuidade da prestação dos serviços (ou seja, os caras já tiveram o contrato rescindido pela empresa anterior ou pela justiça e você contratar um tempo depois), eu não vejo como possa ser enquadrado como sucessão trabalhista e você possa responder pela dívida do antigo empregador
    DragonRib likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Uma coisa é você comprar o negócio (a pessoa jurídica anterior), outra é só pegar o ponto. Pelo visto, você não vai fazer qualquer negócio com o dono anterior, mas começar uma nova pessoa jurídica e só alugar o mesmo ponto. Então você não responderia como sucessor. Mas aí eu não te recomendaria manter o nome pra evitar dor de cabeça como dono anterior e com eventuais credores.

    Quanto aos funcionários, nada impede que você os contrate, vai ser um novo contrato de trabalho, mas é bom se inteirar de como é que ficou a situação com o empregador anterior pra não deixar brechas. Se não houver continuidade da prestação dos serviços (ou seja, os caras já tiveram o contrato rescindido pela empresa anterior ou pela justiça e você contratar um tempo depois), eu não vejo como possa ser enquadrado como sucessão trabalhista e você possa responder pela dívida do antigo empregador
    Sério mesmo que tu acha que é assim tão simples? Tens prática em defesa trabalhista?

    IMHO penso um pouco diferente do @Picinin há inúmeros casos de sucessão com base apenas em mesmo ramo e mesmo local, principalmente na justiça trabalhista.

    No trabalhista mesmo não precisa nem mesmo ter empregado qualquer funcionário da sucedida. Basta o ponto comercial, a clientela e o juiz carimba a favor do Reclamante.

    No tributário sei que a lei fala em aquisição, entendida de todo o estabelecimento comercial, mas eu já vi casos em que o judiciário entendeu pela sucessão sem que houvesse tal comprovação de trespasse de todo o estabelecimento.

    IMHO pode dar dor de cabeça sim!
    Última edição por Nacht; 08-05-2013 às 15:50.
    DragonRib and G@TUR@M@ like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Professional Avatar de tdelano
    Data de Ingresso
    14/08/10
    Posts
    384
    O principal mesmo é não cair na tentação de beber todo dia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados