Clique Aqui Fundos de ações

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12
Like Tree13Likes

Tópico: Fundos de ações

  1. #1
    Table Captain Avatar de Paladino Unlimited
    Data de Ingresso
    05/04/09
    Posts
    859

    Fundos de ações

    Abri um topico para discutir fundos de ações. Apesar dos FIIs estarem na moda existem alguns fundos de ações bem interessantes para pessoas que não tem tempo para investir diretamente.

    Estou pensando em investir no Quest Equity Quest Small Caps FIC FIA, mas alguem aqui do forum citou a um fundo Fama investimentos que tambem me chamou a atenção. Segue os relatorios dos 2:
    http://www.questinvest.com.br/arquivos/arq111.pdf
    http://www.famainvestimentos.com.br/...tabilidade.pdf

    Enfim, este um topico para trocar informações e experiencias sobre fundo de ações.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Amador
    Data de Ingresso
    27/02/12
    Posts
    18
    Opa Paladino,

    A melhor forma de investir em fundos, é investir em fundos passivos, os ETFs. Superam mais de 70% dos fundos ativos no longo prazo...

    Com relação a Quest Investimentos, já fui cotista do fundo e não me adequei à filosofia deles.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de peclywin
    Data de Ingresso
    21/07/08
    Posts
    1.133
    a melhor maneira de investir em fundos de ações é não investir em fundos de ações rs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Table Captain Avatar de thi_car
    Data de Ingresso
    04/04/11
    Posts
    638
    Citação Postado originalmente por peclywin Ver Post
    a melhor maneira de investir em fundos de ações é não investir em fundos de ações rs
    Concordo, pelo menos em 99% dos casos.

    Sempre fujo de e nunca recomendo para nenhum amigo investir em fundo. Eu só investiria em dois fundos, um eh o fundo verde, mas esse faz anos que nao aceita novos cotistas e um outro que tenho amigos na gestao e sei que os caras tb sao muito bons e ja faz anos que todo trimestre me mandam os relatorios e eu sempre leio tudo.

    O que eu nao gosto de fundo eh:

    1) Taxa de adm
    2) Taxa de peformance
    3) O foco do gestor eh bater o IBOV cada ano e nao tomar decisoes que vao maximizar o lucro do cliente no LP
    4) Vc nao recebe dividendos para reinvestir
    5) Nao tem isencao de IR ate 20k por mes
    6) O investidor nao aproveita os periodos de queda
    7) Muitos Fundos e Gestores Safados

    esse 6 acho mais importante... se vc tem uma carteira de acao, vc compra mais acoes em periodos de queda... se vc tem acao de uma empresa que eh boa e solida, acontece algo com o mercado e acao vai de 20 para 15, mas a empresa continua com os mesmos fundamentos, vc vai la e compra felizao mais acoes dessa empresa, com um desconto e no LP essas comprar fazem muita diferenca.

    Ja no fundo nao... se a cota do seu fundo cai de de 20 para 15, ninguem vai la e coloca mais dinheiro no fundo... alias, acontece ao contrario, conheco muita gente que acaba vendendo, pq acha que em fundo nunca pode perder dinheiro...

    Mas se for para investir mesmo em um fundo, Pesquise muito, nao invista em fundos alavancados, que investe em derivativos, futuros e etc... Nunca analise um fundo pelos rendimentos passados

    Muita gente nao sabe, mas se um fundo fica negativo, os investidores que tem que colocar dinheiro para cobri o preju... e isso sim acontece, ja vi fundo aqui no Brasil, que tinha recorde de rendimento, estava em todos top 5 de revistas e jornais e de um dia para o outro quebrou, os cotistas perderam todo dinheiro e ainda tiveram que cobrir o rombo. Por isso digo para correr de fundo alavancado ou que usa derivativos.

    Faltou uma:

    8) Cuidar do seu dinheiro eh umas das coisas mais gostosa que tem e estudar e aprender sobre o mercado financeiro faz muito bem para a pessoa
    duducast13, peclywin, rzen and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de Paladino Unlimited
    Data de Ingresso
    05/04/09
    Posts
    859
    +rep @thi_car. Hoje minha renda esta toda em RF por que eu não tenho tempo para estudar nada sobre ações.

    Quando vc diz empresa solida, esta falando das bluechips, correto?

    De inicio eu pensei em estudar eletricas, mas a dilma começou a mecher e ficou um pouco arriscado investir no setor agora, foi entao que surgiu a ideia dos fundos de investimento, mas pelo visto é furada. Acho que vou comprar 20k de bluechips e ver no que da =p
    thi_car likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    09/01/09
    Posts
    1.786
    Citação Postado originalmente por thi_car Ver Post
    Citação Postado originalmente por peclywin Ver Post
    a melhor maneira de investir em fundos de ações é não investir em fundos de ações rs
    Concordo, pelo menos em 99% dos casos.

    Sempre fujo de e nunca recomendo para nenhum amigo investir em fundo. Eu só investiria em dois fundos, um eh o fundo verde, mas esse faz anos que nao aceita novos cotistas e um outro que tenho amigos na gestao e sei que os caras tb sao muito bons e ja faz anos que todo trimestre me mandam os relatorios e eu sempre leio tudo.

    O que eu nao gosto de fundo eh:

    1) Taxa de adm
    2) Taxa de peformance
    3) O foco do gestor eh bater o IBOV cada ano e nao tomar decisoes que vao maximizar o lucro do cliente no LP
    4) Vc nao recebe dividendos para reinvestir
    5) Nao tem isencao de IR ate 20k por mes
    6) O investidor nao aproveita os periodos de queda
    7) Muitos Fundos e Gestores Safados

    esse 6 acho mais importante... se vc tem uma carteira de acao, vc compra mais acoes em periodos de queda... se vc tem acao de uma empresa que eh boa e solida, acontece algo com o mercado e acao vai de 20 para 15, mas a empresa continua com os mesmos fundamentos, vc vai la e compra felizao mais acoes dessa empresa, com um desconto e no LP essas comprar fazem muita diferenca.

    Ja no fundo nao... se a cota do seu fundo cai de de 20 para 15, ninguem vai la e coloca mais dinheiro no fundo... alias, acontece ao contrario, conheco muita gente que acaba vendendo, pq acha que em fundo nunca pode perder dinheiro...

    Mas se for para investir mesmo em um fundo, Pesquise muito, nao invista em fundos alavancados, que investe em derivativos, futuros e etc... Nunca analise um fundo pelos rendimentos passados

    Muita gente nao sabe, mas se um fundo fica negativo, os investidores que tem que colocar dinheiro para cobri o preju... e isso sim acontece, ja vi fundo aqui no Brasil, que tinha recorde de rendimento, estava em todos top 5 de revistas e jornais e de um dia para o outro quebrou, os cotistas perderam todo dinheiro e ainda tiveram que cobrir o rombo. Por isso digo para correr de fundo alavancado ou que usa derivativos.

    Faltou uma:

    8) Cuidar do seu dinheiro eh umas das coisas mais gostosa que tem e estudar e aprender sobre o mercado financeiro faz muito bem para a pessoa
    Concordo com você, mas está colocando só os aspectos negativos e sobrepondo sobre os positivos.

    O item 1) taxa de administração é realmente importante. Mas discordo em partes. Há fundos que não oferecem uma boa rentabilidade e tem uma taxa de administração altíssima, esses fundos você já consegue ver de cara que tem uma política muito ruim e que a cobrança da taxa não é pelo serviço e sim para comer seu dinheiro diariamente.
    Já outros fundos(Independente) costumam ter uma taxa de administração um pouco elevada(mas justa na maioria dos casos) pela questão do serviço, a qualidade. Pode ser conversinha de vendedor mas a justifica para alguns são esta.

    O item 2) é visto pela maioria como algo ruim pois se o fundo superar o índice será cobrado uma taxa sobre o lucro e mais uma vez estará "comendo" parte do rendimento do seu dinheiro(cota) mas se avaliar por outra perspectiva verá que taxa de perfomance é boa e o gestor sabendo que superando o benchmark(índice) estará ganhando mais, aliás não só o gestor mas a equipe do fundo toda! Então é um belo incentivo e apesar de você ter uma parte do lucro comida pela superação do índice, o gestor superando o índice você estará ganhando bem mais.

    3) Concordo e discordo...
    4) Você não recebe dividendos mas o fundo sim, então o PL do fundo vai aumentar. Mas não dá pra reinvestir.
    5) Sim
    6) Sim, exatamente. Por isso que o investidor tem que aplicar no fundo que se adeque ao seu perfil. Mas vale lembrar que aplicando em fundo de investimento com um capital pequeno, você estará diminuindo seu risco, pois o PL do fundo é gigante o suficiente pra comprar várias ações, diferente no caso de você pegar o capital pequeno e aplicar em várias ações. O custo será alto e o volume baixo. No fundo de investimento seu risco será mais diluído.
    7) Sim, safado é pouco...

    Em relação ao fundo verde, é um grande fundo abarrotado de dinheiro mas que a rentabilidade não é tão satisfatória em relação aos seus resultados passados. Mas aí vai para opção de cada um.

    E fundo de investimento alavancado é maior loucura. Digitem GWI e verão tamanha irresponsabilidade do gestor.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Amador
    Data de Ingresso
    27/02/12
    Posts
    18
    @Paladino Unlimited, bluechips não são necessariamente empresas sólidas, mas empresas que possuem alto volume financeiro negociado.

    Se não tiver tempo para estudar um pouco, invista em fundos de índices (ETF), que são fundos passivos que replicam um índice em específico. Por ex": O BOVA11 é o índice que replica o índice bovespa, ou seja, é composto pelas 67 empresas que compõe a bovespa. Ao comprar as cotas desse índice, você está comprando automaticamente todas essas empresas. Suas taxas de administração são muito baixas e não existe taxa de performance. É negociado em bolsa da mesma forma de ações e tem a vantagem de superar a maioria dos fundos ativos.

    Da uma olhada no site: O Investidor Inteligente

    Lá eu explico sobre o mercado e como investir de forma inteligente. O assunto é bem simples e é um resumo de tudo que aprendi nesse negócio.. Abs
    Cleber2b likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de Paladino Unlimited
    Data de Ingresso
    05/04/09
    Posts
    859
    O pessoal que não é day trader(ou seja, quem trabalha/poker e investe), como vcs organizam sua carteira de ações?sou muito donk em renda variavel, quem poder dar umas dicas eu agradeço.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Table Captain Avatar de thi_car
    Data de Ingresso
    04/04/11
    Posts
    638
    Citação Postado originalmente por Cleber2b Ver Post
    Citação Postado originalmente por thi_car Ver Post
    Citação Postado originalmente por peclywin Ver Post
    a melhor maneira de investir em fundos de ações é não investir em fundos de ações rs
    Concordo, pelo menos em 99% dos casos.

    Sempre fujo de e nunca recomendo para nenhum amigo investir em fundo. Eu só investiria em dois fundos, um eh o fundo verde, mas esse faz anos que nao aceita novos cotistas e um outro que tenho amigos na gestao e sei que os caras tb sao muito bons e ja faz anos que todo trimestre me mandam os relatorios e eu sempre leio tudo.

    O que eu nao gosto de fundo eh:

    1) Taxa de adm
    2) Taxa de peformance
    3) O foco do gestor eh bater o IBOV cada ano e nao tomar decisoes que vao maximizar o lucro do cliente no LP
    4) Vc nao recebe dividendos para reinvestir
    5) Nao tem isencao de IR ate 20k por mes
    6) O investidor nao aproveita os periodos de queda
    7) Muitos Fundos e Gestores Safados

    esse 6 acho mais importante... se vc tem uma carteira de acao, vc compra mais acoes em periodos de queda... se vc tem acao de uma empresa que eh boa e solida, acontece algo com o mercado e acao vai de 20 para 15, mas a empresa continua com os mesmos fundamentos, vc vai la e compra felizao mais acoes dessa empresa, com um desconto e no LP essas comprar fazem muita diferenca.

    Ja no fundo nao... se a cota do seu fundo cai de de 20 para 15, ninguem vai la e coloca mais dinheiro no fundo... alias, acontece ao contrario, conheco muita gente que acaba vendendo, pq acha que em fundo nunca pode perder dinheiro...

    Mas se for para investir mesmo em um fundo, Pesquise muito, nao invista em fundos alavancados, que investe em derivativos, futuros e etc... Nunca analise um fundo pelos rendimentos passados

    Muita gente nao sabe, mas se um fundo fica negativo, os investidores que tem que colocar dinheiro para cobri o preju... e isso sim acontece, ja vi fundo aqui no Brasil, que tinha recorde de rendimento, estava em todos top 5 de revistas e jornais e de um dia para o outro quebrou, os cotistas perderam todo dinheiro e ainda tiveram que cobrir o rombo. Por isso digo para correr de fundo alavancado ou que usa derivativos.

    Faltou uma:

    8) Cuidar do seu dinheiro eh umas das coisas mais gostosa que tem e estudar e aprender sobre o mercado financeiro faz muito bem para a pessoa
    Concordo com você, mas está colocando só os aspectos negativos e sobrepondo sobre os positivos.

    O item 1) taxa de administração é realmente importante. Mas discordo em partes. Há fundos que não oferecem uma boa rentabilidade e tem uma taxa de administração altíssima, esses fundos você já consegue ver de cara que tem uma política muito ruim e que a cobrança da taxa não é pelo serviço e sim para comer seu dinheiro diariamente.
    Já outros fundos(Independente) costumam ter uma taxa de administração um pouco elevada(mas justa na maioria dos casos) pela questão do serviço, a qualidade. Pode ser conversinha de vendedor mas a justifica para alguns são esta.

    O item 2) é visto pela maioria como algo ruim pois se o fundo superar o índice será cobrado uma taxa sobre o lucro e mais uma vez estará "comendo" parte do rendimento do seu dinheiro(cota) mas se avaliar por outra perspectiva verá que taxa de perfomance é boa e o gestor sabendo que superando o benchmark(índice) estará ganhando mais, aliás não só o gestor mas a equipe do fundo toda! Então é um belo incentivo e apesar de você ter uma parte do lucro comida pela superação do índice, o gestor superando o índice você estará ganhando bem mais.

    3) Concordo e discordo...
    4) Você não recebe dividendos mas o fundo sim, então o PL do fundo vai aumentar. Mas não dá pra reinvestir.
    5) Sim
    6) Sim, exatamente. Por isso que o investidor tem que aplicar no fundo que se adeque ao seu perfil. Mas vale lembrar que aplicando em fundo de investimento com um capital pequeno, você estará diminuindo seu risco, pois o PL do fundo é gigante o suficiente pra comprar várias ações, diferente no caso de você pegar o capital pequeno e aplicar em várias ações. O custo será alto e o volume baixo. No fundo de investimento seu risco será mais diluído.
    7) Sim, safado é pouco...

    Em relação ao fundo verde, é um grande fundo abarrotado de dinheiro mas que a rentabilidade não é tão satisfatória em relação aos seus resultados passados. Mas aí vai para opção de cada um.

    E fundo de investimento alavancado é maior loucura. Digitem GWI e verão tamanha irresponsabilidade do gestor.
    Concordo... eu coloquei os ponto do pq nao gosto de fundo... mas claro que tb tem os pontos positivos e cada um tem sua forma de ver.

    E era da GWI mesmo que eu tava falando... se vc olhar o ano de 2007 e 2008 (ate a crise)... eles estavam em todas as listas de top 5 de fundos e um pouco antes da crise ate saiu na Exame chamando o Koreano de W. Buffett Brasileiro. Nesse periodo o PL dos fundos deles dispararam de tanta grana nova que entrou.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de thi_car
    Data de Ingresso
    04/04/11
    Posts
    638
    Citação Postado originalmente por Paladino Unlimited Ver Post
    +rep @thi_car. Hoje minha renda esta toda em RF por que eu não tenho tempo para estudar nada sobre ações.

    Quando vc diz empresa solida, esta falando das bluechips, correto?

    De inicio eu pensei em estudar eletricas, mas a dilma começou a mecher e ficou um pouco arriscado investir no setor agora, foi entao que surgiu a ideia dos fundos de investimento, mas pelo visto é furada. Acho que vou comprar 20k de bluechips e ver no que da =p
    Empresa solida no geral sao as BC mesmo... Petro (nao ta em um momento bom, mas continua sendo uma das principais BCs), Vale, Bradesco, Itau, Banco do Brasil, Ambev e etc...

    As eletricas sempre foram bem estaveis e pagando bons dividendos... boas para quem queria pouco risco e volatilidade, mas a Dilma deu uma boa ferrada nelas. Acho que as empresas boas do setor vao superar isso. Se vc olhar a AES Tiete (Geti) ja se recuperou do tombo, a Cemig ainda ta em um valor abaixo, mas vem se recuperando bem.... outras eu esperaria os proximos resultados para poder analisar melhor (mesmo essas duas tb)... mas ver Eletropaulo a 11 como ta no momento, me parece uma boa oportunidade.

    E no momento empresas ligada ao consumo tao muito bem, mas tb ja estao comecando a parecer muito caras... Ambev, natura, cielo e etc. Mas Ambev por exemplo eh uma empresa que eu coloco dinheiro e nem me preocupo no preco que ta... pq eh uma empresa com uma adm muito foda, quase monopolio e com os melhores produtos.

    E tem BC tem que eu nao invisto, pq apesar de ser otimas empresas, estao em um setor horivel... como a Gerdau por exemplo.

    Apesar de ser um topico sobre o fundo, vou terminar falando sobre acoes, ja que vc parece estar interessado...

    O que eu faco e costumo indicar para amigos quando me pedem ajuda com bolsa eh:

    - Primeiro vc tem que ta preparado para entrar na bolsa... saber que vai ter mes que a bolsa vai cair 10% e em alguns momentos bem mais que isso.
    - Que o ganho na bolsa ta no Longo Prazo e que para isso vc precisa colocar tempos a tempo mais dinheiro la... todo mes colocar um pouco ou no minimo todo o trimestre
    - Que quanto menos vc mexer na sua carteira eh melhor... o ideal eh so comprar e nao vender... acumular acoes
    - Esquecer das porcarias que tem na bolsa... todo dia vai ter uma empresa lixo, subindo 10% por algum motivo, mas se vc quer ganhar dinheiro, tem que esquecer que essas empresas existem
    - So ter empresas solidas... empresa solida eh empresa que nos ultimos 5 a 10 anos nao teve nenhum ano de prejuizo e que tem um lucro compativel a uma empresa grande e nao algo que o Portuga meu vizinho tem de lucro com as 3 Padarias que ele tem
    - Comecar investindo em umas 3 ou 4 acoes... coloca uma grana inicial e com as comprar periodicas, sempre comprando um pouco de cada. Depois escolhe mais uma ou duas...
    -Sempre acompanhar o resultado das empresas... nem que seja so olhar no UOL economia qual foi a receita e lucro e comparacao com o ano anterior... mas o ideal eh olha o relatorio da empresa
    - Reinvestir todo os dividendos... no comeco vai ser pouco, mas ai vc junto isso com uma grana que vc poupou no mes e compra mais umas
    - Ter uma corretora que tem um custo baixo de corretagem (Muito importante)
    - SO COLOCAR DINHEIRO NA BOLSA QUE VC NAO VAI PRECISAR... sempre ter alem de bolsa RF e uma grana de emergencia... senao na primeira queda, vai acabar vendendo tudo.
    - Tendo empresas boas, ver as grandes quedas como oportunidade.

    Eu nao gosto de indicar acoes e acho que cada um deve escolher as suas... mas as que citei como boas aqui, acho que sao as ideias para comecar uma carteira (escolhe 3 ou 4)
    lhama and andurion like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados