Para venda a base de troca em garageiros e concessionárias o melhor mercado de populares é Volks -> Fiat -> Chev -> Ford respectivamente. Geralmente isto está relacionado à busca pelos modelos e não necessariamente à qualidade.
Porém tem uma questão aí, Gol é de longe um dos carros mais procurados, porém também possuí uma desvalorização absurda nas garagens e concessionárias. Os menos desvalorizados são Uno, Ka, Palio, Celta, numa proporção tabela FIP x desvalorização.
Em relação à custos de manutenção (acessórios x mecânica)
Uno, Celta, Gol e Palio (Ford é absurdo)
Em relação à qualidade/durabilidade/desempenho (não $ de manutenção):
Suspensão -> Uno, Celta, Gol, Palio, Ka
Motor -> Ka, Uno, Celta, Gol, Palio
Acessórios -> Gol, Uno, Celta, Ka, Palio
estou levando em consideração o mercado de semi-novos e usados populares com até uns 5 anos de uso, eu recomendaria fugir de Renault, Nissan (March), Peugeot e afins, principalmente se vc espera vendê-los para garagem ou concessionária. Agora se for vender para particular basicamente vai mais do tempo que você puder dispor para encontrar uma oferta e negocia-la, podendo inclusive minimizar d+ a desvalorização. Minha praça é Goiânia, essas informações podem variar um pouco de cidade para cidade, inclusive de capital para interior.
Agora (imo), se vc pretende um quebra-galho e não gostaria de perder muito valor eu recomendaria analisar a possibilidade de um usado entre 95-2005 que já estão desvalorizados praticamente ao valor de tabela no ato de compra e dificilmente vc perderia uma margem grande na venda, porém depende também de vc ter um "olho" bom pra saber se não vai comprar uma bomba sobre rodas. Existem N possibilidades vou citar alguns carros que eu recomendaria por terem histórico bom de Custo x Beneficio
Monza, Kadett, Santana, Parati, Gol G1,2,3 e quadrado, mas fuja de cht só se for ap, Corsa, Escort, Vectra, Uno, Elba...
putz tem muita opção, nessa faixa de preço tu acha inclusive um Civic 2003 em ótimo estado e muito completo, mesmo que dificil de vender de imediato são carros todos excelentes e que ainda possuem procura razoavel no mercado
Mas convém saber a realidade da região em que vc mora...
OBS: para você ter uma noção eu no ínicio de 2014 negociei um Ka preto completo 2011/12 em uma garagem, praticamente um negócio da china, tirei dessa garagem um kadett gl 95 completo-ar recebendo de volta R$5.800,00 sendo que meu ka na época valia (valor venal = do documento) R$14k ou aprox R$15,6k tabela FIPE. Peguei o Kadett 2.0 Alcool e gastei na oficina (até hoje) 720,00 em que praticamente substitui quase que a suspensao dianteira completa, freios, correias, filtros. O kadett ja recebeu proposta de R$14k na bala... o carro ta todo orig e impecável, acabou que não tive coragem de vender e fiquei com ele pq é excelente, embora vira e mexe alguém comenta se tenho interesse em vendê-lo
moral da história é que acabei ganhando $$ nessa brincadeira, mas admito que rodei muito pra achar um bom negócio, mas existem bons negócios por aí. Esses dias aconteceu a coincidência de encontrar o "novo" dono do meu antigo Ka e conversando o camarada me falou que ja gastou 2k na mecânica do carro e olha que vendi ele praticamente em estado de rodagem por pelo menos 8 meses só no gas/óleo e manut básica...
moral da história as vezes um semi-novo vai te dar mais dor de cabeça do que um usado de melhor qualidade...
tenho um colega que tinha um fusion 0km e acabou comprando um ômega usado pra esposa dele, ele chegou a gastar nos primeiros 6 meses com o fusion R$16k na concessionária. Hoje quem anda no ômega é ele e ele boicotou a esposa e deu um fiesta novo pra ela, o fusion o cara passou nos cobre e perdeu quase que 30 mil na brincadeira...
espero ter ajudado qq coisa te dou mais alguma info que eu tenha