@AKerber cara no 4x4 existe sim a possibilidade de vc usar uma caminhonete como uma s10 4x4, colocar um bau e instalar o termoking, ficaria algo tipo assim.
O problema é que a carga máxima desses veículos é algo próximo a 1100kg, aí descontando peso do bau, revestimento de fibra e refrigerador, acredito que a oq vai sobrar de carga útil para vc seria uns 800kg apenas.
Olha eu conheço um pouco destes veículos para carga principalmente refrigerados pq é o trabalho do meu pai e do meu tio, ambos sempre trabalharam com isso, dos carros desse tamanho com termoking que ficaram certo tempo com eles teve Mb180 (versão que antecedeu a sprinter), sprinter, besta, grand besta e iveco. Caminhões 3/4 mercedes 709, Mercedes 710 e volkswagem 8-150.
De todos esses veículos o único que deu dor de cabeça de verdade foi o iveco, peças absurdamente caras e quase impossíveis de achar.
A Besta, acho que a menor se não me engano quebrou anel em uma viagem Curitiba - RJ, e teve que ter o motor feito em um posto em guarulhos. A maior que era mais nova também virou bronzina, acho que nos dois casos elas estavam com carga acima do recomendado.
Os Mercedes, perkins tem uma durabilidade incrível, os VW tudo MWM ou cummins também são muito fortes, tem décadas de reconhecimento como mecânica confiável. Com 100k da tranquilo pra pegar desde sprinter até caminhões 3/4 usados.
Para colocar pra rodar em estrada ruim como vc disse, seria interessante um veiculo reconhecidamente mais robusto, como um Mercedes msm, exatamente por questão de durabilidade de suspensão, feche de mola rolamento, etc...
Fui dar uma olhada em preço aqui e acabei vendo o próprio bongo que vc falou, no modelo K2700 é 4x4.
Vamos ver a capacidade de carga dele útil acredito que de uns 500kg a menos que uma van maior (um total de uns 1200-1300kg com segurança).
Motor é um pouco mais fraco, tanque menor mas não parece ser ruim, parece ser bem construído e tal, lembra bastante a besta por dentro vendo as fotos aqui, é engraçado o motor que acredito que ainda fique em baixo do banco dos passageiros.
Achei interessante as rodas medida 14'' também, se vc for ficar com ele na troca de pneu tem qeu se atentar a usar um pneu próprio para carga, senão deforma, fica torto pode explodir etc...
Bom do Hyundai eu não sei nada ainda, hoje a noite vou ler aqui ver e ver algumas coisas, marca de motor, tipo de chassis etc... Mas olhando agora eu até arriscaria um Bongo desses, parece ser uma solução interessante, só tem que verificar como são as oficinas que mechem com kia aí na sua região.
A sim o revestimento térmico do furgão também tem que ser de qualidade, uma vez deu infiltração de sangue por baixo de um revestimento térmico lá do meu pai e ficou horrível.
Bom eu até poderia te dar mais alguma info mas teria que falar com meu pai para saber, e já faz anos que não falo com o velho.