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Picinin
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Andre Castro
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sopro
a Globo não cobra da Record? ou manda na boa? nunca fui atrás pra saber
Eu lembro de ter lido, na época daquela renovação que implodiu o C13, que o contrato obrigava a Globo a fornecer gratuitamente não sei quantos segundos de melhores momentos às outras emissoras. Mas nunca aprofundei pra saber se é isso mesmo ou se isso continua valendo
E eu acho que não é correto porque prejudica o torcedor e diminui a exposição dos clubes. Mesmo considerando só os interesses do clube, é melhor fornecer os melhores momentos.
Assim como me parece burrice da Globo não falar nome de patrocinadores de clubes/estádios. Se falasse, em tese valorizaria o próprio produto, já que o valor dos patrocínios subiria, os times ficariam melhores, e o campeonato daria mais audiência.
Discordo, acho super coerente a Globo não falar o nome dos estádios e patrocinadores, porque aí pressiona essas empresas a pagar patrocínio pra Globo veicular o nome delas, o que deve rolar em alguns casos, além de valorizar o nome das outras empresas que a Globo efetivamente expõe nas propagandas, e a queda de audiência e de valorização do campeonato em si decorrente dessa postura da Globo deve ser quase nula. A Globo pode ser escrota e até meio ridícula ao dizer RBR ou Arena Palmeiras, mas burrice imho não é.
Eu não vejo muito sentido nisso. São mídias completamente diferentes. A Alianz não vai pensar; "ah, vou tirar o dinheiro do estádio do Palmeiras e comprar a publicidade do Brasileirão". Nem a Brahma vai tirar patrocínio da Globo pra comprar naming rights. Aliás, salvo engano, os patrocínios dos eventos esportivos na Globo nem funcionam assim. Eles oferecem 5 ou 6 espaços por um valor já fixado.
E o problema não é queda de audiência direta. É que, com a postura da Globo, os times não conseguem vender naming rights. O que, obviamente, os enfraquece financeiramente. O enfraquecimento financeiro leva à perda de jogadores, times piores, e um produto final pior.
É só olhar o caso do Corinthians, que é o atual queridinho da Globo. SE a Globo falasse o nome do patrocinador, a chance de vender naming rights aumentaria bastante, o que minimizaria o problema econômico decorrente da construção do estádio, e a consequente queda de produtividade do time.