Postado originalmente por
ekalil

FZCarvalho

ekalil
Tem um canal de youtube chamado polêmicas vazias (postaram no tópico de futebol) e o cara explora bastante essas comparações de jogadores do passado com jogadores novos. O canal é sobre futebol, mas acho que a análise acaba servindo pra tudo.
O cara faz uma diferenciação entre ser melhor tecnicamente e ser maior em termos de representatividade pra história. Pra dar um exemplo fácil, messi é melhor tecnicamente que o pele, mas o pele ainda é uma figura maior.
Ele tb não fica tentando "descontar" mudanças no esporte. O que o Royal falou sobre bolas de 3 faz todo o sentido, mas nos números o lebron é melhor. Talvez, e até provavelmente, o Jordan teria sido melhor se tivesse treinado mais isso, mas não treinou e não foi. Paciência.
A visão dele, que eu compartilho, eh de que todo esporte tá sempre em evolução e, tecnicamente, a tendência é que os atletas atuais sejam melhores que os do passado, simplesmente por causa da evolução dos treinamentos, surgimento de novas jogadas, aprimoramento de técnicas, etc.
Alguém consegue ainda negar que o curry é melhor chutador de 3 que o bird? O bird eh historicamente maior, mas basta olhar uns 2 minutos de vídeo de cada um e tem que ser cego pra não ver isso. O cara usa exemplos do tipo que ainda persistem, tipo garrincha maior driblador que já existiu ou yashin melhor goleiro da história. Isso simplesmente não é verdade há mto tempo, pq as coisas evoluíram demais.
Isso não tira a grandeza dos caras do passado. Mas tb não dá pra colocar os antigos como intocáveis. Tem outro fator que contribui bastante pra isso. Quanto mais pra trás no tempo nos vamos, mais vemos apenas os highlights do jogador. Lembramos apenas das conquistas e esquecemos dos erros e derrotas.
O Isaac Newton é intocável, isso não muda o fato de que pra um cara se formar em física hj ele vai precisar estudar algumas coisas que o Newton nunca ouviu falar.
Algum dia, qualquer zé mané vai ser melhor tecnicamente que o Jordan, ou Pelé, ou qualquer jogador que seja considerado o melhor dentro do seu esporte.........mas qual o mérito disso?
Que os esportes evoluem é claro, imo isso nem precisa ser discutido, por isso sempre falo que pra comparar tem que ver o que cada um fez dentro do
field da sua época.
O Lebron ainda tá jogando, parece que vai longe nesse nível, vamos ver o que ele ainda vai fazer...
O Newton é um monstro, mas até onde eu sei vc não consegue nem se formar em física hoje em dia sabendo apenas Newton.
Eu acho que o cara ocupa um lugar na história (que no esporte mtas vezes envolve mais do que a performance em si, tipo Maradona humilhando a Inglaterra ou Senna sendo o único motivo de orgulho pro Brasil, ou Ronaldinho recuperando o Barcelona). Esse tipo de coisa se segmenta lá e vai ficar pra sempre na história.
So que é preciso sair um pouco desse mundo e entender que depois de Newton surgiram físicos melhores, depois de pele surgiram jogadores melhores.
Ate pq, se não fizermos isso fica injusto. Newton foi foda? Pra caralho. Mas o que dizer de um grego matemático que tava descobrindo coisas 2 mil anos antes dele? Cada um tem seu devido lugar na história, mas um graduando de física hoje sabe mais que Newton. Paciência.