Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Eu nao tinha pensado na questao do visto. Isso realmente complica bastante.
Pras Olimpiadas e pra Copa eu acho que o Brasil nao pediu visto pros gringos, procede? O foda eh fazer os EUA aceitarem algo do tipo...
Mas enfim, realmente tem mtos obstaculos, mas ainda acho que com planejamento daria pra fazer. Talvez nao seja o momento ainda.
Não acho que é atestado de pequenez ou de falra de apelo. A final em um jogo funciona na Europa - e eu tenho minhas dúvidas se não funcionaria melhor com dois jogos - porque ela é um continente muito menor e muito mais rico que as Américas. A Alemanha, que é um país gigantesco pros parâmetros europeus, é menor que MG. O que os times tiveram que viajar pra jogar a final desse ano dá a distância Rio-PoA. O que o SP viajou pra jogar com o Toluca já dá o dobro da distância entre quaisquer cidades europeias. É outra realidade.
Então, mas pensando no longo prazo a tendência seria os times terem mais receitas de TV, mais mercado (americano) por exemplo e principalmente teríamos com certeza os EUA envolvidos na parada e levando em conta a força deles provavelmente sairíamos do amadorismo da Comebol... isso fortaleceria os clubes e daria mais chances e visibilidade para alguns jogadores ficarem mais tempo por aqui com uma liga mais forte.
Assim como vcs imaginam quem iria numa final entre LDU x Olimpia... pensa ao contrário... quem não iria numa final entre o Boca do Tevez x Time do Kaká ou Lampard/Gerard/Villa... e muitos outros que os times teriam mais poder de investimento... e não é tão fraco assim de público... vcs tão pensando em organizadas ou os torcedores daqui ir verem os times... mas a pré temporada dos clubes brasileiros (Cor, Flu, Galo, Inter) nos EUA já estão abrindo este caminho para os locais lá e os brasileiros tb... a grande maioria aqui já não vai mesmo no estádio... então que se venda pra um público de lá... importante é o retorno financeiro de uma liga valorizada...
PS: pra isso tem que acabar com estaduais, e transformar Brasileiro/Libertadores em calendário de ano todo com datas mais espaçadas.
E sem falar nas diferenças futebolísticas, o futebol europeu é muito mais rico, as maiores estrelas estão lá. Então, assistir uma final de UCL é certeza que você vai ver diversos craques conhecidos mundialmente, mesmo que dê uma zebra (e lá é mais difícil dar zebra). Então você pode comprar o ingresso antecipado e ter certeza que vai ver um jogaço. Aqui não, além dos jogadores serem muito menos conhecidos, a chance de dar uma zebra e jogarem dois times que a maioria mal conhece é grande.
Entao, eu tava pensando mais ou menos nessa linha. Talvez seja algo mais pro futuro e teria que ter uma revolucao da maneira como a gente ve o futebol sulamericano.
Eu acho que o principal trunfo dessa ideia, por incrivel que pareca, eh a MLS. A gente nao ouve falar mto dela (nem aqui nos EUA), mas quando vc olha os numeros percebe que estao crescendo MTO.
Ao mesmo tempo que a gente nao conhece os times americanos, o americano que curte futebol nao conhece nada de futebol sulamericano. Entao seria uma oportunidade otima pra ambos.
Sim, até pq o ideal seria acabar com Sul Norte etc e unificar o torneio da America... aí sim uma liga das Américas forte...
E outra... os times aqui vão jogar lá no México x Toluca, América etc... pq não pegar o Orlando, o Miami etc... é muito mais atrativo... na logística jogar no México e nos EUA não vai mudar nada. Assim como jogar na altitude da Bolívia...
Nem tudo tem que ser feito pensando no maior lucro ou no crescimento dos números da TV. Quase todo mundo que eu conheço que assiste Libertadores acha péssima ideia juntar com os EUA e a grande maioria é contra a final única. As pessoas gostam da Libertadores do jeito que ela é, com estádios pequenos, torcidas malucas, porrada, rivalidade, etc.
Você tá pensando como empresário, a galera tá pensando como fã de futebol.
pqpq, já não basta estragarem o Brasileiro copiando os pontos corridos da europa, agora querem estragar a Libertadores tb, fazendo uma cópia da champions.
![]()