Sobre o Durant, a minha opiniao eh a seguinte:
1- Eu acho que ninguem pode crucificar o cara. A vida eh dele e ele nao fez nada de errado no papel. So que, pra quem curte basquete (bom, pelo menos pra mim), fica uma sensacao de decepcao com o cara por ter pego tipo um atalho pra ser campeao.
2- Querendo ou nao, qdo vc joga num time profissional, principalemente de uma cidade relativamente pequena, vc vira o simbolo do time e carrega uma resposabilidade nas costas. Isso pode ate ser meio injusto ja que o jogador nao escolhe, num primeiro momento, pra onde vai. Ninguem ta dizendo que o cara eh obrigado a jogar a vida toda no time que comecou, mas eh ai que comecam as subjetividades. Depende do momento da carreira do jogador, da qualidade do time que ele ta jogando, do esforco e competencia da direcao do time pra montar um time competitivo.
KG saiu de um Minnesota mto fraco com 31 anos de idade. Ja tinha jogado mais de 10 anos pelo time pq nao foi pro college. Ja nao tava no seu auge e comecava a sentir a idade. Foi montar um time em Boston que acabou sendo forte, mas que nao era ainda uma potencia.
Lebron saiu de Cleveland com so 25 anos, mas depois de jogar 8 ou 9 temporadas pelo Cleveland pq tb pulou o college. O time do Cleveland parecia boa, mas quando ele saiu virou facilmente um dos piores times da NBA, o que mostra que era ele que deixava o time competitivo. Foi massacrado pela opiniao publica, com razao, pela forma babaca como anunciou a transferencia. Tambem foi pra um time me formacao que demorou pra dar liga.
Shaq saiu de um Orlando hypeado mas recem criado pra ir jogar na franquia mais famosa da liga. Eu achei um move zuado e pra quem ja viu o documentario da ESPN sobre o Orlando sabe que ele mesmo se arrepende de ter saido daquela forma.
Tem outros exemplos, como do Malone e do Drexler que foram pra um time forte, fazendo um papel secundario, justamente pra buscar um anel que nunca conseguiram. Nesses casos acho que nem vale mto a comparacao. Malone foi pro Lakers com 40 anos e Drexler pro Houston com com 33, depois de mais de 10 anos jogando pelo Portland.
Durant tem 27 anos e esta provavelmente atingindo seu auge como jogador. Ele jogou um bom tempo pela franquia, mas eh bom lembrar que pelo menos a metade desse tempo eles tiveram um time decente, chegando nas finais uma vez e esse ano passando mto perto disso. O time eh jovem, tem como companheiro de time um dos melhores da liga e varios outros jogadores bons. Eh perfeitamente possivel que o OKC ganhasse um titulo nos proximos anos e a diretoria aparentemente fazia um bom trabalho pra aumentar as chances disso acontecer. A saide dele basicamente poe tudo por agua abaixo e muda completamente o futuro da franquia.
Fora isso, ele foi pra um time completamente pronto. Nao eh um projeto. Eh um time que simplesmente ganhou o titulo ano passado e bateu o recorde de vitorias esse ano. Perdeu no jogo 7 das finais. Ficou mto mto perto de ser bicampeao.
Enfim, qdo um jogador do porte dele muda de time, sempre causa polemica. Normalmente vc consegue se colocar no lugar do cara e entender os motivos dele. As vezes ele deu o sangue pela franquia original mas simplesmente chegou num limite, as vezes foi imaturidade, as vezes desespero pra ganhar um anel antes de aposentar, as vezes a tentacao de formar um time "do zero" que pode virar historico.
No caso dele eu tenho uma certa dificuldade de entender. Ele foi pra um time pronto, onde nao vai ser a estrela, saindo de um time mto bom, top 3 da NBA provavelmente, que tava formando o time contando com ele. Vai inclusive ganhar bem menos do que poderia. A unica explicacao eh que deve ser foda jogar num time como o GSW. Mas, mesmo assim, nao eh o time dele, nao foi ele que fez o time chegar onde chegou e o time nao precisa dele pra ser campeao, como provou nas duas ultimas temporadas.
Sei la, eh dificil fazer comparacoes, mas seria tipo o Malone ir pro Bulls la por 96/97. Simplesmente nao cai bem em termos esportivos.