Eu não falei que não precisava ser estrategista, falei que essa responsabilidade de estrategia de corrida, de para na volta X, da volta Y até a volta Z é onde você vai apertar e andar forte, agora você segura que ta bom, agora você tem que apertar e andar forte, numero de voltas por parada, que pneu usar, etc, etc, etc.... nos anos 80 não era responsabilidade do piloto, nos anos 90 tbm não, nos 2000 não, e nunca vai ser.
Você falar que a tocada do Prost que era mais limpa, mais conservadora, era melhor a estrategia traçada, isso faz sentido, falar que o Prost traçava a própria estrategia não faz sentido nenhum.
Não falei de telemetria, falei que os carros não tinham tanta eletrônica pois já tinham vários itens eletrônicos importantes no motor e cambio, principalmente para evitar quebras. Telemetria mesmo acho que só pegou forte e oficialmente na década de 90.
Eu não sei quem te falou que acertar o carro pra qualificação (vide um acerto leve, e o mais rápido possível), é mais fácil que um acerto equilibrado pra pista, quanto mais perto do limite total você vai chegar, mais difícil fica acerto, pilotagem, etc... Se o Prost conseguisse, tivesse capacidade pra fazer um acerto fudido e tivesse braço pra fazer fly laps mais rápidas que as do Ayrton, não tenha duvida que ele faria, É só assistir as classificação e ver como Prost ficava feliz quando o Senna tirava 1-1,5seg da fly lap dele.
O Ayrton não era ruim pra acertar e trabalhar com o carro, ou pra seguir uma estrategia X, a questão é que ele correu contra o Prost, que foi o melhor de todos fazendo isso!
Mas pilotando, atras do volante, tocando forte pra ser rápido, o Prost sabe, o Senna sabia, eu sei, o Schumacher sabe, uma porrada de gente sabe, que atras do volante, o Senna era mais rápido e ponto.
Senna era mais instável, cometia mais erros (comparado ao Prost) mas eles eram pilotos de corrida, pilotos de corrida corem, em correr, Senna era o melhor na minha opinião.
@lagostinha, no meu top 20, entra Vettel sim, entra Kimi e possivelmente entra Hamilton, mas não da pra dizer que isso seria totalmente imparcial, pq tive a possibilidade de acompanhar bem mais detalhadamente a carreira desses caras.
Eu ia fazer isso já no outro post, mas tava sem tempo;
1º Senna, na minha opinião o mais rápido ainec, o piloto que conseguiu ir bastante alem do maior campeão da época dele e de um dos maiores ever, tocada diferente, tudo diferente, bom já expliquei isso aqui.
2º Schumacher, melhores números com ampla vantagem, muito consistente, sempre fez o trabalho dele, quando teve as oportunidades as agarrou e chegou a 7 títulos mundias vindo de origem humilde, merece o segundo lugar ainec na minha opinião.
3ºJim Clarck, pegou uma época de transição da F1, com os carros ficando muito mais rápidos e guiou de forma absolutamente agressiva, carros que era extremamente mais rápidos que os anteriores.
4º Jack Brabham, o cara foi bi-campeão no final dos anos 50 com aqueles carros estranhos, saiu de uma equipe campeão pra montar a própria equipe, projetou e montou o próprio carro, e anos depois foi campeão com o carro que ele mesmo fez.
5º Piquet, revolucionou muita coisa na formula 1, esse sim tinha um talento imenso pra melhorar e projetar um carro, e não apenas acertar o carro, introduziu varias coisas na F1 e no automobilismo, e pra completar ajudou no projeto suspensão ativa que imo é uma das paradas mais pica que já fizeram em um carro de competição.
6º Prost já expliquei aqui também pq considero o cara foda, a questão da consistência nas corridas, excelente acertador, fazendo trabalho bom pra campeonatos, etc...
*Fangio, Conseguiu andar rápido e se manter vivo, andando naquelas paradas primitivas, sem aerodinâmica, sem pneu decente, sem suspensão decente, sem freio decente, e com um bonezinho de couro na cabeça!
Tinha que colocar o Nuvolari em uma categoria a parte também como pai de tudo, mas não vou escrever sobre isso aqui que fica nada a ver.