@JocaRJ leia o tópico
@JocaRJ leia o tópico
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
o senna na verdade foi desclassificado por ter cortado a chicane em 89, não por causa dos fiscais. até que se fosse pelo empurrão eu concordaria que é discutível, mas não faço ideia de como o regulamento trataria isso. o que fizeram de desclassificar o cara da corrida por ter cortado aquela chicane de suzuka é uma palhaçada. impedir de cortar caminho ali em caso de erro compromete até a segurança, daí que surgiu o questionamento do piquet que tiltou o senna no briefing em 90.
independente de recurso, de o senna ter batido depois, o balestre puxou o tapete sim, assim como fez jogando ele do lado sujo em 90. sem surpresa, aliás. ele era muito amigo do prost e desafeto do senna, isso nunca foi segredo. se vc acha que o senna nunca foi prejudicado pela fia em favor do prost, ou é ingênuo ou tá sendo desonesto na análise só pra ter um argumento anti-senna.
a punição pode ter sido pesada demais e provavelmente uniram o útil ao agradável pra melhorar o campeonato mesmo. mas chamar de "punição ridícula" é forçar. o schumacher deu todos os motivos pra ser punido: ignorou stop and go, foi punido com bandeira preta e ignorou a bandeira preta. de graça não ia ficar né. anyway, achei que vc só tava falando sobre o resultado de adelaide. concordo que jogando no contexto da punição, dá pano pra manga a conversa aí.
btw, parabéns michael schumacher pela 13º posição nesse mundial de pilotos.
Última edição por Gonira; 25-11-2012 às 18:06.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
q fim de carreira vergonhosa a dele, devia ter parado de vez na primeira
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
ah, sobre 1994, assim como vc lembra do excesso de rigor nas punições, poderia lembrar também que o carro da benetton tinha dispositivos ilegais durante a temporada inteira.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Pra começar em 1990 não mudaram o lado da largada, mantiveram o lado da largada de sempre e o Senna xilicou. Se ele tivesse se classificado em 2o não ia xilicar
E citando o Flavio Gomes que já cobria f1 na época.
"A outra, um ano depois, em Magny-Cours. Fui entrevistá-lo no terraço do prédio da sala de imprensa. O tema “Balestre-roubou-Senna-para-ajudar-Prost” estava no auge, entre outras coisas porque o dirigente, troçando com o público, tinha dito que ajudara mesmo o compatriota (na verdade, a decisão de desclassificar Ayrton em Suzuka fora dos comissários desportivos; o presidente da FISA não tinha jurisdição sobre o caso; Balestre quis apenas chamar a atenção, mostrar ao mundo que tinha mais poder do que realmente tinha).""
"Finalmente, , a mais do que célebre batida entre Senna e Prost que deu o título ao francês. Para quem não lembra, Ayrton voltou à pista, ganhou a corrida, mas foi desclassificado porque seu carro foi empurrado. E a vitória ficou com Alessandro Nannini, da Benetton."
Em 1990 o Piquet rodou em Monaco, foi empurrado pelos fiscais e foi desclassificado do mesmo jeito.
De qualquer maneira, tanto cortar a chicane ou ser empurrado pelos fiscais eram motivos pra desclassificação, então é bizarro vir falar que o Balestre puxou o tapete. Claro desconhecimento dos fatos.
E sobre 1994 ele ignorou o stop and go pq a direção da Benetton ainda estava tentando tirar a punição e ele não tinha que pagar o stop and go tão cedo, podia pagar na ultima volta se quisesse. Então a bandeira preta por isso também foi bizarra. Mais bizarra ainda foi ficar TRES corridas fora por causa de todo esse desentendimento..
Claramente vc precisa ter mais noção dos fatos.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Desculpem mais uma vez pelo post longo, mas é que não tem como explicar a historia corretamente de forma muito resumida.
Suzuka 1989, na classificação Senna cravou o melhor tempo com mais de 1,5 segundos de vantagem pro Prost.
Na largada o Prost que largou em segundo assumiu a primeira posição por questão do lado sujo lado limpo (isso é uma discussão sobre a pista de suzuka, era todos os anos assim, mas ia contra o padrão do pole largar no lado limpo como era nas outras pistas).
Na corrida o Prost abriu bastante, tinha muito mais desempenho nas longas retas de suzuka, enquanto o Senna ia melhor nas partes travadas, nos boxes o Ayrton perdeu tempo por causa de um retardatário e ficou mais pra trás ainda, mas ainda assim, o Senna fez uma coisa ''standard que todo piloto mediano faz todo dia'' que foi quebrar o recorde da pista em algumas voltas durante a corrida e chegou no Prost, quando foi ultrapassar, o Prost fez a manobra que resultou nos dois saindo da pista, Prost saiu do carro e deixou o msm com a marcha engatada (regulamento diz pra deixar o carro solto), com isso demorou um pouco mais de tempo para os fiscais conseguirem ''desenroscar'' os dois carros, neste momento eles empurram o carro do Senna que pega denovo, o Ayrton faz o zigue-zag de pneus e sai do outro lado da chincane, da uma volta com a asa da frente quebrada entra nos boxes, troca a asa, volta pra pista, em 3 voltas passa o Nanini e em mais duas termina a corrida em primeiro, fato que parecia impossível, e que ninguém até este momento tinha considerado pois ainda não havia sido feita nenhuma reclamação sobre a volta dele a prova.
Quando isso aconteceu e o que parecia impossível que era ele ganhar a corrida se concretizou, Prost se dirigiu a torre de comando e não foi impedido por ninguém (isso também era proibido pelo regulamento), conversou com o Balestre e os dois juntos organizaram o comité investigativo pra desclassificar o Senna, a desclassificação ocorreu, e na pauta da corrida o motivo foi ''cortar a chincane'', de forma bem clara.
Os comissários analisam mas o presidente tinha poder de veto se julgasse necessário. Os Japoneses quase surtaram devido a decisão de desclassificar Senna, Ron Dennis entrou na onda e falou para imprensa que iria entrar na justiça comum e processar o Balestre para reaver a vitoria do Senna, Balestre pos sua vez deu piti e aplicou uma punição de 6 meses no Senna, que tem um termo jurídico que não sei qual é o nome, mas é tipo uma punição que se aplica mais fica meio em standby, e só é valida mesmo se o cara punido cometer outra ''merda''. Além da punição Balestre ameaçou(e reza lenda realmente tentou) banir a ''pequena e não tradicional'' equipe Mclaren do mundial de formula 1.
Em 1990 apos um comentário do Piquet durante o briefing que falava que por questão de segurança se alguém perdesse a freada e saísse da pista naquele ponto, a manobra correta a se fazer seria exatamente a manobra que desclassificou Senna no ano anterior, todos incluindo Prost e Balestre concordaram, Senna deu piti e saiu do briefing.
Schumacher 1994, em Silverstone ele foi punido com o stop and go, por ultrapassar na volta de apresentação e queimar a largada (por essa queimada de largada que começaram a ser instalados os sensores de largada), se não me engano pelo regulamento na época ele deveria cumprir o stop and go em até 7 voltas, por manobra do Briatore que queria dar um jeito de burlar a punição, ele ordenou que o Schumacher não parasse, com isso foi decido que o Schumacher tomaria bandeira preta, ele tomou a bandeira preta e mais uma vez o Briatore ordenou que ele não parasse, com a prova concluída foi decidido que depois de tamanho desrespeito coma organização da prova, apos ignorar a bandeira preta, o Schumacher deveria ser punido de forma severa, que no caso foram DUAS corridas fora.
Em Spa ele foi desclassificado pois o carro estava fora dos padrões admitidos, ou seja com o assoalho entre 1 e 2mm mais fino que o tolerado, o Briatore alegou que foi resultado de uma escapada para caixa de brita, porem a punição foi interposta mesmo assim, esta punição sim eu concordo que tenha sido um pouco severa demais, porem ainda a de se considerar que se tratando de F1 milímetros são muita coisa, mas mesmo assim acho que este fato de Spa foi pra embolar o campeonato mesmo.
******
Um fato que eu considera sobre futuro na formula 1, que algumas pessoas dividem essa opinião também, é que possivelmente se a fatalidade do Senna não tivesse acontecido, o contrato milionário da Ferrari, seria ofertado a Senna e Newey, e não a Schumacher e Byrne, pois a Ferrari mesmo já tinha mostrado intenções pra contratar Senna para o projeto de reerguer a equipe.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
não tenho tanto conhecimento de f1 mas tentei pesquisar um pouco mais a fundo:
- sobre mudança de largada: pelo q vi antes mesmo do qualifying senna conversou com os comissários e os teria convencidos a mudar a posição da largada, contudo, algum momento depois essa mudança teria sido revogada, com a mão do Balestre.
- sobre a desqualificação do Senna: ele foi desqualificado por cortar a chicane. O push start era ilegal mas aparentemente há exceções. Pq se não houvesse, não sei como que ele não foi desqualificado no mesmo instante. Não consegui achar a regulamentação do campeonato de 89, só vi comentários q se, por exemplo, o piloto estivesse em posição perigosa poderia ser empurrado. Alguem comentou que Patrese em 82 em Monaco foi empurrado e acabou vencendo a corrida. Li comentários tb de q a regra teria mudado a partir de 90, citando o caso do Piquet desqualificado, mas não achei a regra de fato.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Tava pensando aqui... O que falta pro vettel ser melhor que o senna? Já igualou em títulos, sendo mto mais novo. Fatalmente vai ganhar mais. Digamos que daqui a 10 anos ganhe mais uns 2 ou 3 títulos.
E aí, vão considerar melhor? Se não, pq?
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.