@JocaRJ leia o tópico
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o senna na verdade foi desclassificado por ter cortado a chicane em 89, não por causa dos fiscais. até que se fosse pelo empurrão eu concordaria que é discutível, mas não faço ideia de como o regulamento trataria isso. o que fizeram de desclassificar o cara da corrida por ter cortado aquela chicane de suzuka é uma palhaçada. impedir de cortar caminho ali em caso de erro compromete até a segurança, daí que surgiu o questionamento do piquet que tiltou o senna no briefing em 90.
independente de recurso, de o senna ter batido depois, o balestre puxou o tapete sim, assim como fez jogando ele do lado sujo em 90. sem surpresa, aliás. ele era muito amigo do prost e desafeto do senna, isso nunca foi segredo. se vc acha que o senna nunca foi prejudicado pela fia em favor do prost, ou é ingênuo ou tá sendo desonesto na análise só pra ter um argumento anti-senna.
a punição pode ter sido pesada demais e provavelmente uniram o útil ao agradável pra melhorar o campeonato mesmo. mas chamar de "punição ridícula" é forçar. o schumacher deu todos os motivos pra ser punido: ignorou stop and go, foi punido com bandeira preta e ignorou a bandeira preta. de graça não ia ficar né. anyway, achei que vc só tava falando sobre o resultado de adelaide. concordo que jogando no contexto da punição, dá pano pra manga a conversa aí.
btw, parabéns michael schumacher pela 13º posição nesse mundial de pilotos.
q fim de carreira vergonhosa a dele, devia ter parado de vez na primeira
ah, sobre 1994, assim como vc lembra do excesso de rigor nas punições, poderia lembrar também que o carro da benetton tinha dispositivos ilegais durante a temporada inteira.
Pra começar em 1990 não mudaram o lado da largada, mantiveram o lado da largada de sempre e o Senna xilicou. Se ele tivesse se classificado em 2o não ia xilicar
E citando o Flavio Gomes que já cobria f1 na época.
"A outra, um ano depois, em Magny-Cours. Fui entrevistá-lo no terraço do prédio da sala de imprensa. O tema “Balestre-roubou-Senna-para-ajudar-Prost” estava no auge, entre outras coisas porque o dirigente, troçando com o público, tinha dito que ajudara mesmo o compatriota (na verdade, a decisão de desclassificar Ayrton em Suzuka fora dos comissários desportivos; o presidente da FISA não tinha jurisdição sobre o caso; Balestre quis apenas chamar a atenção, mostrar ao mundo que tinha mais poder do que realmente tinha).""
"Finalmente, Suzuka, 1989, a mais do que célebre batida entre Senna e Prost que deu o título ao francês. Para quem não lembra, Ayrton voltou à pista, ganhou a corrida, mas foi desclassificado porque seu carro foi empurrado. E a vitória ficou com Alessandro Nannini, da Benetton."
Em 1990 o Piquet rodou em Monaco, foi empurrado pelos fiscais e foi desclassificado do mesmo jeito.
De qualquer maneira, tanto cortar a chicane ou ser empurrado pelos fiscais eram motivos pra desclassificação, então é bizarro vir falar que o Balestre puxou o tapete. Claro desconhecimento dos fatos.
E sobre 1994 ele ignorou o stop and go pq a direção da Benetton ainda estava tentando tirar a punição e ele não tinha que pagar o stop and go tão cedo, podia pagar na ultima volta se quisesse. Então a bandeira preta por isso também foi bizarra. Mais bizarra ainda foi ficar TRES corridas fora por causa de todo esse desentendimento..
Claramente vc precisa ter mais noção dos fatos.
Desculpem mais uma vez pelo post longo, mas é que não tem como explicar a historia corretamente de forma muito resumida.
Suzuka 1989, na classificação Senna cravou o melhor tempo com mais de 1,5 segundos de vantagem pro Prost.
Na largada o Prost que largou em segundo assumiu a primeira posição por questão do lado sujo lado limpo (isso é uma discussão sobre a pista de suzuka, era todos os anos assim, mas ia contra o padrão do pole largar no lado limpo como era nas outras pistas).
Na corrida o Prost abriu bastante, tinha muito mais desempenho nas longas retas de suzuka, enquanto o Senna ia melhor nas partes travadas, nos boxes o Ayrton perdeu tempo por causa de um retardatário e ficou mais pra trás ainda, mas ainda assim, o Senna fez uma coisa ''standard que todo piloto mediano faz todo dia'' que foi quebrar o recorde da pista em algumas voltas durante a corrida e chegou no Prost, quando foi ultrapassar, o Prost fez a manobra que resultou nos dois saindo da pista, Prost saiu do carro e deixou o msm com a marcha engatada (regulamento diz pra deixar o carro solto), com isso demorou um pouco mais de tempo para os fiscais conseguirem ''desenroscar'' os dois carros, neste momento eles empurram o carro do Senna que pega denovo, o Ayrton faz o zigue-zag de pneus e sai do outro lado da chincane, da uma volta com a asa da frente quebrada entra nos boxes, troca a asa, volta pra pista, em 3 voltas passa o Nanini e em mais duas termina a corrida em primeiro, fato que parecia impossível, e que ninguém até este momento tinha considerado pois ainda não havia sido feita nenhuma reclamação sobre a volta dele a prova.
Quando isso aconteceu e o que parecia impossível que era ele ganhar a corrida se concretizou, Prost se dirigiu a torre de comando e não foi impedido por ninguém (isso também era proibido pelo regulamento), conversou com o Balestre e os dois juntos organizaram o comité investigativo pra desclassificar o Senna, a desclassificação ocorreu, e na pauta da corrida o motivo foi ''cortar a chincane'', de forma bem clara.
Os comissários analisam mas o presidente tinha poder de veto se julgasse necessário. Os Japoneses quase surtaram devido a decisão de desclassificar Senna, Ron Dennis entrou na onda e falou para imprensa que iria entrar na justiça comum e processar o Balestre para reaver a vitoria do Senna, Balestre pos sua vez deu piti e aplicou uma punição de 6 meses no Senna, que tem um termo jurídico que não sei qual é o nome, mas é tipo uma punição que se aplica mais fica meio em standby, e só é valida mesmo se o cara punido cometer outra ''merda''. Além da punição Balestre ameaçou(e reza lenda realmente tentou) banir a ''pequena e não tradicional'' equipe Mclaren do mundial de formula 1.
Em 1990 apos um comentário do Piquet durante o briefing que falava que por questão de segurança se alguém perdesse a freada e saísse da pista naquele ponto, a manobra correta a se fazer seria exatamente a manobra que desclassificou Senna no ano anterior, todos incluindo Prost e Balestre concordaram, Senna deu piti e saiu do briefing.
Schumacher 1994, em Silverstone ele foi punido com o stop and go, por ultrapassar na volta de apresentação e queimar a largada (por essa queimada de largada que começaram a ser instalados os sensores de largada), se não me engano pelo regulamento na época ele deveria cumprir o stop and go em até 7 voltas, por manobra do Briatore que queria dar um jeito de burlar a punição, ele ordenou que o Schumacher não parasse, com isso foi decido que o Schumacher tomaria bandeira preta, ele tomou a bandeira preta e mais uma vez o Briatore ordenou que ele não parasse, com a prova concluída foi decidido que depois de tamanho desrespeito coma organização da prova, apos ignorar a bandeira preta, o Schumacher deveria ser punido de forma severa, que no caso foram DUAS corridas fora.
Em Spa ele foi desclassificado pois o carro estava fora dos padrões admitidos, ou seja com o assoalho entre 1 e 2mm mais fino que o tolerado, o Briatore alegou que foi resultado de uma escapada para caixa de brita, porem a punição foi interposta mesmo assim, esta punição sim eu concordo que tenha sido um pouco severa demais, porem ainda a de se considerar que se tratando de F1 milímetros são muita coisa, mas mesmo assim acho que este fato de Spa foi pra embolar o campeonato mesmo.
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Um fato que eu considera sobre futuro na formula 1, que algumas pessoas dividem essa opinião também, é que possivelmente se a fatalidade do Senna não tivesse acontecido, o contrato milionário da Ferrari, seria ofertado a Senna e Newey, e não a Schumacher e Byrne, pois a Ferrari mesmo já tinha mostrado intenções pra contratar Senna para o projeto de reerguer a equipe.
não tenho tanto conhecimento de f1 mas tentei pesquisar um pouco mais a fundo:
- sobre mudança de largada: pelo q vi antes mesmo do qualifying senna conversou com os comissários e os teria convencidos a mudar a posição da largada, contudo, algum momento depois essa mudança teria sido revogada, com a mão do Balestre.
- sobre a desqualificação do Senna: ele foi desqualificado por cortar a chicane. O push start era ilegal mas aparentemente há exceções. Pq se não houvesse, não sei como que ele não foi desqualificado no mesmo instante. Não consegui achar a regulamentação do campeonato de 89, só vi comentários q se, por exemplo, o piloto estivesse em posição perigosa poderia ser empurrado. Alguem comentou que Patrese em 82 em Monaco foi empurrado e acabou vencendo a corrida. Li comentários tb de q a regra teria mudado a partir de 90, citando o caso do Piquet desqualificado, mas não achei a regra de fato.
Tava pensando aqui... O que falta pro vettel ser melhor que o senna? Já igualou em títulos, sendo mto mais novo. Fatalmente vai ganhar mais. Digamos que daqui a 10 anos ganhe mais uns 2 ou 3 títulos.
E aí, vão considerar melhor? Se não, pq?