Clique Aqui Compra/venda de action e backing: como e porque fazer?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 22 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 213
Like Tree224Likes

Tópico: Compra/venda de action e backing: como e porque fazer?

  1. #1
    Engenheiro da Computação Avatar de RoyalSalute
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    7.466

    Compra/venda de action e backing: como e porque fazer?

    Bom galera, como prometi estamos criando o tópico pra explicar um pouco sobre staking e venda de action. Pra explicar pra galera o que costuma ser um acordo justo e o que é praticado no exterior.

    Eu não vou citar nomes, acredito q a maioria dos jogadores que fizeram propostas de cavalagem não estavam querendo explorar a galera, e não tinham noção mesmo. Fora isso, eles fizeram propostas normais no brasil, mas que jamais seriam aprovadas no exterior... um tópico propondo stake makeup de 1 torneio 40-60 seria banido do 2plus2.

    Antes de mais nada, vc pode comprar cotas sim pra apenas dar um tiro e ajudar o amigo, mesmo q seja -ev pra vc, ou por gamble tb... não tem gente que aposta na roleta mesmo sabendo que é -ev? Não tenho nada contra nego que quer investir no amigo ou fazer aquela fezinha, eu mesmo recebi dezenas de propostas pra comprar cotas de jogadores pro mainevent do wcoop em um esquema que eu sabia que era -ev pro investidor e eu falava pros amigos que caso eles não conseguissem vender tudo eu dava uma força e comprava 1 cota.

    Mas o objetivo desse tópico e mostrar como comprar cotas como negócio, aonde a compra vai ser +EV em teoria pro investidor e vai ser bom pro cavalo pra evitar variância. O objetivo aqui é instruir os jogadores e cotistas pra que o negócio de staking no brasil seja algo + justo e correto. Eu acho que o mercado pode crescer bastante, já q staking é algo que pode ser muito +ev pros 2 lados. Pro investidor que vai pegar um deal bom e pro jogador que é +EV não quer enfrentar a variância de jogar determinado torneio e vai ter alguém colocando dinheiro nele pra ele jogar sem riscos.


    Markup

    Começando por markup, markup é uma relação DIRETA e é + utilizada pra comprar cotas de 1 torneio ou de tiros curtos (poucos torneios). No markup vc divide as cotas que vc vai vender, e coloca um "edge"... esse edge tem que ser diretamente relacionado com seu ROI esperado pro torneio. Markup de 1.4, se você tem 40% de roi é um investimento break even pro investidor, 1.5 50% é break even, etc...

    No markup vc pega o buy in e divide ele, e aplica depois o "edge" pra vender o valor de cada cota. E no markup o valor total do prêmio é dividido, não se subtrai o custo do buy in, até porque é normal o próprio jogador não vender toda a ação dele.

    Dando um exemplo: Torneio de 1k de buy in, um jogador vai vender 60% da action dele em 12 cotas de 5% em um markup de 1.2. 5% do torneio representa 50US$ se fosse 1-1, no markup de 1.2 vc ta vendendo esses 5% por 60 US$. Vendendo 60% do torneio por 720 US$, e o jogador pagando 280 US$ restantes e jogando por 40%.

    Se ele ganhar um premio de 3k, ele fica com 1.2k e os investidores dividem os 1.8k restantes de acordo com a % comprada de cada um. Cada cota de 5% rendeu 150 - 60 = 90 US$ de lucro.

    Todo caso, como em toda cavalada, o normal é você colocar abaixo do ROI esperado... se vc tem um roi esperado de 50% é normal fazer markup de 1.25/1.3. O investidor TEM que ter um bom motivo pra investir, e fazer um investimento de alto risco pra ter uma expectativa "break even" não parece ser interessante.

    Eu não iria citar nomes, mas vou citar o do kafelna, já que ele fez o deal + "justo" dos propostos aqui! O kafelna propois um markup de 1.3 nas cotas dele pro ME. Isso significa que se ele tiver 30% de roi nesse torneio, o investidor sai break even.

    Quanto é o normal utilizado em markup?

    Isso depende muito do torneio... mas normalmente varia de 1.1 a 1.3... markups acima de 1.3 são raros, porque cavaladas ocorrem em torneios caros e torneios caros o field geralmente é forte. Hj tb roi acima de 50% é difícil manter. Mas 1 torneio que dependendo do jogador rola fazer markup de até 1.5 é o main event do WSOP, que o ROI sem dúvidas é muito grande, o buy in muito caro e o field fraco.

    Pra esse ME do WCOOP o normal seria 1.1 a 1.3.

    Make-up

    Makeup é utilizado em cavaladas com vários torneios por um tempo x. E apenas o lucro é divido, e não toda premiação. Primeiro a premiação é utilizada pra pagar os investimentos feitos pra depois serem dividos os lucros de acordo com o deal.

    Eu vou deixar pra maridu comentar sobre backers e makeups... o que vou focar aqui é apenas na ideia de make-up de 1 torneio só que foi o que vimos nessas últimas semanas. Eu acho q é possível sim fazer makeups de 1 torneio, mas obviamente um deal justo é MUITO diferente dos propostos.

    Depois de fazer algumas contas, cheguei na seguinte fórmula pra indicar o ROI necessário pra um jogador ser breakeven de acordo com o deal de makeup feito:

    ROI = (F/P) - F

    Aonde
    F = % de vezes esperada "fora do dinheiro", ou seja, se sua porcentagem de ITM é 15%, o F = .85 (85%).

    P = Porcentagem que o investidor ganha no deal. Nos deals propostos era 0.6 (60%).

    (vou deixar a explicação de como cheguei na fórmula no final do post pra discussão caso necessário).

    A % no ITM tem que ser considerada, diferente do markup, já que no makeup sempre que o jogador fica ITM ele vai retornar o BI pro investidor e trabalhar com o lucro. O normal de um jogador vencedor é ter por volta de 15% de ITM... não sai muito disso.

    Voltando ao exemplo do 40-60, temos:

    ROI = (0.85/0.6) - 0.85 = aprox. 57%.

    Ou seja, é necessário 15% de itm esperado + 57% de roi esperado pro investimento ser BREAK EVEN pro investidor. Acho que fica claro o quanto absurdo é isso... principalmente porque apesar de ser uma questão subjetiva na minha opinião nenhum brasileiro tem um roi esperado maior que 50% no ME do wcoop, e se tem é muito pouco mais que isso.

    Um deal "justo" makeup pra um jogador com expectativa bem positiva seria um equivalente a um markup de 1.2, ou seja, um makeup que o roi esperado teria q ser pelo menos 20% pra ser breakeven, e temos:

    0.2 = (0.85/p) - 0.85

    e chegamos em p = 81%

    ou seja... se vc é um bom jogador que acredita ter um edge de aprox. 30-40% em relação ao field (q como já disse, o field do ME do wcoop é CASCA) e quer fazer uma cavalada makeup pq não tem como investir no buy in de um torneio em específico... vc faz jogando por 19% pra ser justo pros investidores, e não 40%.

    Arredondando e resumindo, oferecer um makeup 20/80 pra esse torneio não seria absurdo pra um jogador com expectativa extremamente positiva que vcs confiem, makeup 30/70 seria até OK pro ME do wsop, mas um makeup 40/60 pra esse torneio eu não pegaria nem se fosse o phil ivey.


    Bom, pra cavaladas de 1 só torneio espero ter deixado claro a ideia da coisa e como é feito... quase sempre é feito no esquema MARKUP. Pra stackear alguém pra vários eventos, 1 mes, etc etc etc vou deixa pra maridu falar que ela entende + que eu.

    Qualquer dúvida é só postar aqui.


    -----------------------------------------------------------------------------------------

    ------------

    "apendice"

    Considerações matemáticas do makeup de 1 torneio só

    Pra chegar ao resultado eu fiz os seguintes cálculos:

    F = % fora do dinheiro
    I = % ITM
    P = porcentagem do deal q o investidor lucra
    R = ROI esperado do jogador
    B = buy in
    L = lucro final esperado

    Quando o jogador fica fora do $ o investidor perderá 1 buy in, assim temos:

    F*B = prejuízo

    Quando o jogador fica ITM, o investidor terá o seguinte lucro:

    ((1+R)*B - I*B) * P

    aonde (1+R)*B representa o $ que ele ganha total de prize de acordo com o roi dele,

    I*B é o que será retirado pra pagar o investimento, então não é lucro nem prejuízo, e *P é a porcentagem que ele vai ter do lucro.

    Assim:

    ((1+R)*B - I*B)*P - F*B = L

    Colocamos lucro = 0 pra sabermos o ponto "break even"
    Substituindo I por (1-F).
    E retiramos o Buy in (podemos cortar ele, coloquei só pra facilitar a entender na hora de formular, já q é óbvio q não depende do tamanho dele), temos:

    (1 + R - (1-F))*P - F = 0
    1 + R - 1 + F = F/P

    e chegamos:

    R = F/P - F

    (se alguém achar algo errado aí e quiser discutir os resultados tamos aí pra isso)

    E reinterando que apesar das contas, pra vender action de 1 torneio O CORRETO SERIA UTILIZAR O SISTEMA MARKUP.

    -------------------

    Agora no próximo post a contribuição da Maridu no assunto.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por RoyalSalute; 27-09-2011 às 14:03.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de Maridu
    Data de Ingresso
    13/02/08
    Localização
    Minha cama
    Posts
    1.846
    Adendo importante antes de começar a minha parte sobre o post do Ivan em relação a compra de action: geralmente comprador de action não compra se souber que vc vendeu mais de 70% da sua própria action, pq já tiveram mtos casos de gente "entregando" o torneio antes de ficar ITM pra poder embolsar a grana. Vários casos famosos e fedidos, inclusive o do Constant Rijkenberg que ganhou o EPT San Remo em 2009 e tinha vendido 137% (Constant rijkenberg - PokerW.com Poker Wiki e tem vários links só googlar o nome do cara). Ele tentava cair do torneio, nego reportava as mãos do cara, ninguém entendia wtf ele tava fazendo, e ele ganhando todos os pots mais absurdos sem querer. O cara terminou ganhando o até então mais caro EPT da história e na hora de receber o prêmio ele DEVIA mais 37% do prêmio que ele tinha ganho, que era algo em torno de $685,000. Obv entrou pra lista negra e ninguém mais encosta no cara nem com vara pau. A lista negra entre backers existe... cavalo bom tem mais medo dela que do bicho papão. Vender acima de 70% da sua própria action não é bem visto.

    ----

    Fala galera, o Ivan escreveu super bem sobre como os deals devem ser feitos para compra de porcentagem de 1 só torneio, ou uma série de torneios, e com a fórmula que a gente testou e deu certo. Dps até falo um pouco mais de mark up e das considerações que devem ser feitas na hora de calcular o seu mark up (não make up) além de somente ROI, mas aqui vou falar um pouco sobre backing (literalmente bancar 1 cavalo ou vários cavalos) e de como o modelo de business é feito.

    Pra começar, porque backear ou ser backeado?

    Bom, por motivos bem simples: o cavalo bom (que tenha expectativa positiva em torneios, capacidade de jogar volume, disciplina pra respeitar o que o backer fala pra ele jogar, auto-crítica verdadeira, bom controle emocional, etc etc, tudo que torna um jogador "bom" a longo prazo) não precisa ter que aturar a variância no seu próprio BR de vida/bolso, se tem alguém disposto a investir para ele jogar. Ser backeado significa que você é um BOM jogador, ganhador, pessoa geralmente de confiança (a princípio né, pq vários se queimam ao longo do caminho) portanto tem alguém querendo investir em você, e você não precisa nunca dormir preocupado com as contas do mês, pq se houver variância e vc tiver que tolerar um downswing, quem segura o rojão é o backer e não você.

    Porque que pro backer é bom ter um cavalo (ou vários) e tolerar o risco da variância de downswing do(s) cavalo(s)? Pq se o(s) cavalo(s) tem expectativa positiva, ao longo prazo, ele deverá sair ganhador, portanto o backer também vai lucrar. É um investimento sério, um business bom e caro, porém muito lucrativo se bem feito. Como bolsa de valores/mercado financeiro. O mais informado, com as melhores ações, provavelmente vai ficar mais rico.

    Mas é por isso que o business de backing não é algo que possa ser feito por "tiros" de um só torneio ou uma série de torneios (ao contrário de compra/venda de porcentagem com MARK UP, que é outra história).

    Agora vou falar um pouco do contrato mais comum no mercado: cavalo que está começando (acabou de ser assinado) tem geralmente 1 ano mínimo de compromisso com o backer (raro de ver contrato de 6 meses, mas tudo é possível...), e esse tipo de contrato eles chamam de "infinite makeup". Se vc tem um contrato chamado "infinite makeup" (makeup infinito) isso quer dizer que seu contrato é renovado ou revisto a cada 1 ano se você estiver positivo. Se você estiver em make up (negativo) vc fica com o backer até vc ficar positivo. Quando você ficar positivo, aí vc pode rever o contrato com seu backer, caso contrário, vc segue no "infinite makeup" com esse mesmo backer até ele te vender (vou falar de leilão de cavalos mais tarde), ou até você levar seu backer a falência (lol raros deixam chegar a isso, mas já rolou algumas vezes... over arrogância, over confiança, jogando acima do que é pra na verdade estar jogando, etc etc).

    Por favor, atenção: falei que esse é o modelo de contrato mais comum, mas não quer dizer que seja o absoluto modelo de backing, pq é claro que cada caso é um caso e cada contrato tem que ser negociado entre cavalo e backer e COLOCAR NO PAPEL NÃO SAI CARO (odeio caps, mas isso é importante, coloquem no papel).

    Como cada cavalo é pago depende do acordo feito. Tem gente que é paga a cada 3 meses, outros são pagos a cada 6 meses, outros a cada 1 ano, outros a cada "x" que ganham. Eu sempre fui paga a cada 20K de lucro. Era simples e fácil, nunca gerou problema e sempre me fez lutar por aquilo e sempre garantiu grana entrando no tanto que eu grindasse (dps vou falar do MEU deal em específico, que já mudou muito ao longo dos anos, mas estou com o mesmo backer desde 2006 - mtas histórias!).

    Despesas/viagens: isso varia tbm de acordo com o combinado entre as duas partes. Por exemplo: o David (sempre que eu falar do David tô me referindo ao Bakes, uso exemplos que tenho conhecimento pra simplificar). O backer dele quer que ele vá jogar todos os torneios acima de 5K nos EUA, e os acima de 10K na Europa, portanto ele tem todas as despesas pagas, mas isso foi acordado entre eles desde o início, e pq o David tem uma winrate que compensa a despesa das viagens. Novamente, tudo volta (sempre) pra matemática. No cálculo de winrate basta embutir o custo das viagens, feito o cálculo, o cavalo segue sendo ganhador o suficiente pra comensar as despesas? (vou chegar em cálculo de winrate e std deviation jájá). O rake dos torneios que ele vai jogar nas viagens é o normal de 10%? Tem imposto de 30%? (se tiver o David é obviamente proíbido de jogar, eu ídem, e qualquer cavalo ídem, mas dps tbm podemos falar disso se quiserem, se é que não está óbvio). Tudo isso tem que ser calculado e pra tudo isso tem uma fórmula.

    O rakeback, de quem é? Bom, isso dá bastante margem pra problemas entre backers e cavalos, então deve ser também combinado antes do deal começar, mas o padrão é do rakeback pertencer ao backer porque ele que pagou pra vc conseguir gerar aquele rake. Se ele não estivesse te bancando, vc não estaria gerando rake nenhum, portanto esse é o costume. Massss isso não quer dizer que é absoluto, e tem mtos casos de backers que querem motivar o cavalo a enfiar a cara e jogar mais volume, então eles oferecem "x" do rake back pro cavalo se o cavalo conseguir atingir "x" em bônus de rake. (coloquem no papel!)

    Não sei se é o caso, mas já tive tbm mtos debates pq eu era patrocinada em buy ins e viagens no meu deal com o PS: com quem fica a grana do patrocínio? Bom, chegamos a um acordo bom para os dois lados, que se alguém precisar mto saber por motivos práticos, eu explico, mas isso já tá ficando giga...

    Satelites: cavalo que não pode jogar buy ins de 5K, não pode jogar satelites para eventos de 5K. Isso é o mesmo que "dar um tiro" só que com a grana do backer. Portanto deixem isso tbm mtooo claro com seus backers/cavalos. Eu não costumo ver backer lucrativo deixando cavalo jogar satélite para eventos com buy ins que ele não poderia normalmente jogar. Mas por exemplo, se o cavalo pode jogar o main event do WCOOP, ou do WSOP, ele pode jogar quantos satelites ele quiser pro evento, se for lucrativo nos satelites, é claro. Conversem sobre satelites, isso abre mega margem para problemas. Você jogar um satelite e ganhar a vaga para um evento de 5K, é o mesmo que vc pagar 5K pra jogar o evento, se seu backer não quer vc jogando eventos de 5K, converse com ele sobre satelites antes de jogar um satelite.

    Cash games: tbm é acordado entre cavalo e backer, mas isso só vejo ser liberado depois de mtoooo tempo de confiança entre cavalo e backer, pq pro cavalo é mto facil sentar contra uma conta qquer de um "parceiro" na frente dele e fazer chip dumping, e como que o backer saberia? Isso já aconteceu inúmeras vezes, e todo mundo fica sabendo. (deixem tudo mtooo claro nos contratos se podem jogar cash games!)

    Agora ao que interessa:

    Como escolher um cavalo:

    1o e mais importante, é entender o lucro que ele pode te trazer (ou o preju, mas vamos partir do princípio que vcs buscam lucro, ok? lol). É absolutamente fundamental entender o que é winrate e o que é standard deviation (e saber calcular) para poder ver se um cavalo será lucrativo a longo prazo no stake/volume que ele joga ou se ele vai te quebrar. Não tô falando de 2 meses de heater/runando feito etiopiano em maratona olímpica vá... tô partindo do princípio que quem tá aqui lendo entede um mínimo disso (sobre winrate e standard deviation, se não entende não tem problema, dá pra pegar rápido no google esses conceitos). Ok então falando de mostragem infinita calculando a winrate + standard deviation vc consegue de fato saber a variância que pode esperar desse seu cavalo, a força dele onde está, e o que deve botar o cavalo pra jogar. Você olha o gráfico do seu jogador. A linha do gráfico dele tem a tendência de subir, mas com quedas grandes, ou ele tem um constante no crescimento da linha do gráfico dele, com quedas pequenas seguidas de crescimento novamente? O jogador que tem subidas altas no gráfico seguidas de quedas bruscas, pode muito bem quebrar o backer numa mostragem infinita - ele tem algum leak que não quer ver, tá jogando fora do stake combinado, tá dando "tiros", algo está errado, e tem que vê isso ae... Mas é assim que se calcula winrate/standard deviation e variance pra quem quiser experimentar:

    100k-Hand Variance Simulator*|*AnskyPoker.com

    (desculpa se tô explicando coisas que mtos já sabem)

    Mas poker é fácil, qualquer um pode ser winner, então como escolher o winner certo pra você como backer. Teoricamente se o cavalo é um .01BB winner, numa mostragem infinita, vc vai ganhar, mas vai ter uma variance mto maior pra atingir esse lucro, e vai precisar de muito mais investimento e volume pra eliminar a variância vs. o winrate mínimo dele. O óbvio: um cavalo que é menos lucrativo vai ter swings maiores do que um cavalo big winner (basta olhar o roi). Se o winrate do cavalo é maior, a grana necessária pra ser investida nele será menor, é claro. Por exemplo (hipótese): se eu hj decido que vou backear o David mas ele só pode jogar até NLH/PLO$1-$2, e torneios até $20, o investimento que eu, como backer, vou ter que fazer nele é infinitamente menor (pelo cálculo acima de winrate/std deviation) do que no cavalo #2 que está começando na NLH$1-$2 agora. Não quer dizer que o cavalo #2 não vá ser winner, ele provavelmente vai, mas eu vou ter que, como backer, entubar bem mais variance dele que do David (exemplo muito radical, mas pra entender mesmo).

    Ok agora que o backer olhou a winrate do cavalo, ele precisa olhar hand histories. O normal é nego analisar de 5-7 HHs completas de torneios, e uns 15-20 sngs. Se achar que precisa ver mais, pede mais.

    Ok o backer achou winners e quer contratar e falar "sua força tá em MTTs, então quero vc jogando "x" mtts/mês com average BI de "x", se chegar a "x" lucro, eu subo teu stake, quando vc atingir "x" de mãos jogadas por mês com "x" de lucro, subo quanto % vc ganha", etc etc. Mas antes de bater esse papo, o backer tem que olhar para outros fatores (sim ainda falta, é tenso!).

    Hoje em dia, vou dizer que pra conseguir fechar um BOM contrato com backer vc passa por uma inspeção bem grande. Seu possível backer exige extrato bancário, contas, e fatura do cartão de crédito. Cavalo com dívida, atolado no cheque especial, é cavalo que vai dar dor de cabeça, não tem jeito, pq ele vai pedir grana emprestada em 2 meses, e é cavalo que vc tem que ficar de olho, não por maldade, mas pq a gente nunca sabe o que as pessoas fazem quando estão desesperadas por grana. That's life.

    Pensa assim: vc, como backer, prefere pegar um cavalo que tem 30K no banco, contas pagas, cartão de crédito sem dívidas, ou um cavalo que tem 4K no banco e daqui a 2 meses não tem como pagar aluguel? Independente da winrate de cada um (no tanto que sejam winners), a resposta é bem óbvia. O cavalo endividado pode até ter uma winrate maior, mas ele vai, a curto prazo, te dar muito mais dor de cabeça, consumir seu tempo, pedir grana emprestada, jogar desmotivado, achar que está sendo injustiçado, e assim que ele ficar sem grana (em 2 meses) você não sabe se isso vai mexer com emocional/tilt dele, e aí... bom, deu pra entender né? Isso é o cavalo "prejuízo", não importa o quanto bom ele seja ou se o winrate dele é alto, se a vida do cara tá cagada, isso reflete no poker e a conta gertalmente explode na sua mão. (Claro que existem excessões... mas no geral)

    Você começa a descobrir muitoooo do seu cavalo quando a grana dele de VIDA acaba, então meu conselho é: pesquisem! Está no direito de cada backer pedir a info que quiser dos cavalos (eu faço os meus assinarem um contrato que ainda tem cláusula de confidencialidade, se algum repetir qquer coisa que é dita nos chats de skype ou o que for, podem ser processados. Amigos amigos, negócios kilometros a parte - se eu, você, qquer um vai investir não importa quanto em alguém, vc tem o direito de ter essas informações. Ele obv tem o direito de não querer te dar, mas aí vc não precisa assinar com ele, a fila anda, tem cavalo bom surgindo todo dia). Façam background check, um cavalo com uma winrate menor mas uma vida mais estável vai te dar menos prejuízo. Aff... nem tenho como enfatizar isso o suficiente.

    Mas SE o cavalo tá mto ferrado mesmo, teve uma emergência (shit happens!) e precisa de grana, como que faz pra emprestar grana pra cavalo? O normal é 2x no makeup. Cavalo precisa de 2K emrpestado. Entra no makeup dele como 4K. Acabou. Sem debate, é assim que todo mundo faz (claro quem quiser pode conversar etc, mas nunca ouvi feito diferente). Pediu 20K, entra no makeup como 40K, etc, sempre 2x o valor do empréstimo. Pq isso? Pq aquela grana que o backer emprestou da operação dele não está em jogo, não está gerando lucro e não tem prazo de volta.

    Teu cavalo tem uma namorada que trai ele, que vive dando ataque? Ele tá se separando? Ele tem problems de d0rgas? Tem uma mãe que vive gritando? Tem um porteiro que tem um pássaro que grita o dia todo? Cuida da avó doente? Isso mexe como no emocional dele? Tudo isso é importante. Cavalo quando tá ganhando é uma beleza, joga lindo, pega o mesmo cavalo e assiste ele passar por uma down normal no stake que ele joga, mas ele começa a perder a cabeça, acha que "Deus odeia ele", perde total controle emocional e psicológico pra conseguir jogar bem. Seu cavalo na downswing conseguiu manter a cabeça, o foco, não postou mãos ridiculas no twitter, não brigou com Deus? Isso é cavalo bom. Fiquem de olho no tilt e na motivação do cavalo durante a downswing.

    Em outro post, pq esse já tá gigantesco OMG, eu falo do MEU contrato com o meu backer (mesmo desde 2006), como ele funciona, como foi a evolução dele e porque, e posso falar de alguns outros contratos que eu conheço a fundo pra vcs verem/entenderem as diferenças, inclusive alguns detalhes do contrato do David, e do contrato que tenho com os meus próprios cavalos.

    Acho que por enquanto isso já dá uma boa discussão né? Tem muitooo mais, mas se continuar não acabo nunca, lol

    Espero que seja útil e vcs curtam. Eu e o Ivan falamos mto mesmo esses dias do que falar e de como apresentar isso de um jeito que fosse fácil de entender, se tiver alguma dúvida manda bala - não tem pergunta ruim!

    E quanto ao assunto em si, perguntem aí... beijos!
    Última edição por Maridu; 27-09-2011 às 02:57.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional
    Data de Ingresso
    24/03/10
    Posts
    325
    Um ano e meio atrás pra postar sobre uma cavalada tinha passado de gratuito pra 9 doletas (taxa de ser gold member aqui no forum) e agora pulou pra 79 doletas Será que não rola um reajuste mais tranquilo?

    Que tal gold members poderem ao menos postarem cavaladas/stakings? Ruim?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Professional
    Data de Ingresso
    24/03/10
    Posts
    325
    Até pq muitos jogadores abrem staking's justamente por não terem BR, e pagar 79 dólares às vezes é uma boa quantia para um micro-stakes grinder.
    AAldo, lipe piv, Picada and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Breakeven Avatar de LoezLoez
    Data de Ingresso
    24/01/10
    Posts
    45
    nice post ivan e maridu.. ainda n acabei de ler mas realmente a falta de informação faz/fez muita gente investir as cegas...
    eu mesmo ja fiz isso, ano passado comprei cotas da cavalada do urubu, simplesmente pq tinha um trocado sobrando e ele era o 1 do ranking na epoca.. etc.. etc.. etc.. lembro ate q o kafelna falou na epoca no msn q n tinha curtido mt a proposta dele e tal, e p n me deixar de donkey mandou " ah, é bom q vc n torra essa grana por ai ne, dinheiro parado vai embora " uhaehuaehuaehuaeuhae de qqer forma, espero q esse topico esclareca bem o assunto cavalada q ate outro dia qqer um tava abrindo uma sem nem saber como funcionava... e vendo o post do adametes ali, 79$ é meio salgado p micro-stakes grinder mesmo.. nao fazia idéia dos valores pq nunca abri cavalada aqui.. mas enfim.. vo voltar a ler o post q temos uma biblia aqui em cima
    Maridu likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert Avatar de GMir
    Data de Ingresso
    07/07/09
    Localização
    BRASILIA-DF
    Posts
    3.609
    Sicks posts, congratz demais, chega ser absurdo falar que esse forum so tem porcaria.

    Um dos problemas do backing (os exemplos dados de 1 ano 6 meses de contrato), IMO, é apenas que vai contra algo que eu sempre achei mais deslumbrante do poker que é liberdade. Mas pra quem é sick grinder e ta querendo literalmente crushear o jogo é excelente, eu faço volume e não me preocupo com bankroll. O esquema da liberdade que eu falo que eu vislumbro é estar no ferro e "devendo", diferentemente que quando voce joga com seu dinheiro ta no ferro porem pode tirar dias off fazer outras coisas, sendo backeado voce no caso precisa correr atras do preju, sei la posso estar viajando mas é meio obrigação ficar up na minha concepção, porem tem muitos outros problemas off game que fodem seu in game e ninguem é imune a isso. Btw eu sou meio complexado com dividas, detesto gente me devendo e evito dever ao maximo na minha vida, sendo $10 ou 1k.

    Como funciona caso o cavalo esteja com 30% de ROI apos 5 meses e simplesmente não queira mais jogar backeado? Tem multa rescisória esses contratos maridu?
    Última edição por GMir; 27-09-2011 às 03:36.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Short Stack
    Data de Ingresso
    07/06/11
    Posts
    46
    Excelente post!

    Comecei agora no mundo das cavaladas, e é de grande valia esse texto, já que estou sendo cavalado por backers top no assunto.

    Abraços.
    Maridu and R_invoke_BR like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de kelvinkerber
    Data de Ingresso
    22/03/11
    Localização
    Balneario Camboriu
    Posts
    6.875
    Acho meio superficial uma coisa, na downswing o backer que aguenta e tal... Mas o cavalo também deixa de receber né, então pera ae, não é beeeem assim.

    No mais, nice posts.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert
    Data de Ingresso
    04/11/07
    Posts
    2.918
    vnice post ivan.

    Citação Postado originalmente por adametes Ver Post
    Um ano e meio atrás pra postar sobre uma cavalada tinha passado de gratuito pra 9 doletas (taxa de ser gold member aqui no forum) e agora pulou pra 79 doletas Será que não rola um reajuste mais tranquilo?

    Que tal gold members poderem ao menos postarem cavaladas/stakings? Ruim?
    this, eu acho que teria que reformular total essa questao dos 80$, até pq no 2+2 é de graça.

    acho que se pegar mesmo essa parada do MU, (que tem tudo pra pegar imo), teria que ser algo totalmente diferente de como é feito hj em dia, totalmente inviavel esses 80$. acho que uma opção boa é oq o adametes falou do gold, pode ser outra coisa parecida tb, o importante é que nao seja nada mto abusivo.

    os 80$ em um deal makeup geralmente de 5k+ não é tao absurdo mais em mark up é e MTO. eu por ex, iria vender @ 1.25 MU, abri 1.30 justamente por causa dos 80$.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Chip Leader Avatar de Maridu
    Data de Ingresso
    13/02/08
    Localização
    Minha cama
    Posts
    1.846
    Citação Postado originalmente por GMir Ver Post
    Sicks posts, congratz demais, chega ser absurdo falar que esse forum so tem porcaria.

    Um dos problemas do backing (os exemplos dados de 1 ano 6 meses de contrato), IMO, é apenas que vai contra algo que eu sempre achei mais deslumbrante do poker que é liberdade. Mas pra quem é sick grinder e ta querendo literalmente crushear o jogo é excelente, eu faço volume e não me preocupo com bankroll. O esquema da liberdade que eu falo que eu vislumbro é estar no ferro e devendo, diferentemente que quando voce joga com seu dinheiro ta no ferro porem pode tirar dias off fazer outras coisas, sendo backeado voce no caso precisa correr atras do preju, sei la posso estar viajando mas é meio obrigação ficar up na minha concepção, porem tem muitos outros problemas off game que fodem seu in game e ninguem é imune a isso.

    Como funciona caso o cavalo esteja com 30% de ROI apos 5 meses e simplesmente não queira mais jogar backeado? Tem multa rescisória esses contratos maridu?
    Gmir, excelente colocação. O lance de ter pressão de estar positivo pro backer é uma pressão que vc JAMAIS deve pensar, pq se vc está jogando corretamente e está apanas passando por variance normal, e o swing tá down em vez de up, isso já já nivela. Um backer (inteligente) que pega um jogador e sente uma downswing não se abala pq sabe que isso faz parte das ppossibilidades do acordo. Se o backer está colocando alguma pressão em vc por questão de estar up/down dentro de um swing NORMAL pro stake/volume acordado, o backer não entende de variance e está na hora de conversar.

    Eu acho que se chegar a 100 BIs down deve dar uma analisada nas mãos e ver se tem algum leak ou algo do tipo, pra ter certeza que não é leak mesmo, e sim variance, e se for leak, consertar antes que chegue a 200BIs down. Acontece... Posso falar abertamente das minhas experiências pessoais (mais tarde de outros que eu sei lol): minha maior downswing foi de 83K em 7 meses, época que eu tava viajando e jogando absolutamente tudo live e online, e em nenhum momento meu backer cobrou algo de mim (meu backer é inteligente e entende sobre o assunto). 6 meses dps eu tava up quase o dobro que o valor que estive down. Em momento algum senti pressão dele ou minha de "vamo lá, omg, buraco, fudeu!" nada disso... Mas realmente tem que estar com estômago pronto pra não pensar nisso 24/7. 1o ano que eu era backeada quando cheguei a 8K down eu tive um surto de pânico, queria pagar da minha própria grana, e lol ele riu e falou "as vezes é bom ter cavalo bom no negativo pq nunca vai me largar"... tipo, não pode ter pressão se vc tá com auto-crítica verdadeira e de olho em leaks, jogando sem tilt e de acordo com o combinado.

    Eu tenho uma relação de mto tempo com meu backer (estamos juntos desde 2006) e conversamos e ele me liberou de jogar um cash game que eu queria muito jogar, e na 1a noite tomei um fumo horrível, umas paradas Mjave rolando comigo, sempre uns 2 outs nojentos, blablabla. Manhã seguinte ele (meu backer) me ligou pra saber como tinha sido, falei "perdi 18K, não fui mto bem" contei as mãos, ele insta falou "std spots" e eu sabia que eram standard, mas ele reafirmar ajuda o psicológico (ali eu precisava ainda). Ele perguntou "como tá o jogo" e eu falei "excelente. Melhor cash que já joguei" e ele falou "leva o dobro e tenta dar mais action ainda, vc volta fácil disso". O apoio e a confiança dele significaram o mundo pra mim, pq eu sei que ele é mto bom com grana, e jamais me daria essa liberdade se não achasse isso, saca? Além da amizade... o backer tem que saber motivar o cavalo na hora certa pra ele não querer se tacar da ponte, mas tbm cuidado pra não se iludir o cavalo a achar que tá jogando melhor do que ele está. Se ele ali vira pra mim e fala "vamos talvez parar" eu ia falar "obv" sem jamais questoinar, mas talvez isso teria abalado minha confiança... vai saber. O Adametes conheceu meu backer aqui em casa em vegas esse ano no WSOP. Ele é foda...

    LOL anedota: teve um dia (adametes tava aqui eu acho nesse dia, não sei se ele lembra ou viu) que meu backer (que anda com um saquinho ziploc mega trash no bolso cheio de fichas de cranberry, que são as fichas de 25K) tirou uma ficha dessas do saquinho nojento que ele anda, me deu uma e falou "agora te devo só 2K né?" e eu "caraca larga de ser louco seu demente, vc já me deu os 27K, não pira!" coisas assim, do tipo... eu podia pegar a ficha de 25K ali ele nem ia reparar, mas seria o mesmo que eu, sei lá, nem sei comparar com algo, pq não rola. Essa relação é mto importante e o backer e o cavalo entenderem que os swings pra cima e pra baixo são normais e vão acontecer e terem total confiança um no outro!!!

    Quanto a liberdade de tempo, ué, divide seu tempo como vc quiser, conversa com o backer. Tenho 100% de liberdade, ele sabe que eu cumpro com tudo que eu tenho que cumprir, mas conversa... backer não quer cavalo cansado no grind, isso é -EV pra ele e pra vc. Disciplina é liberadade.

    Ahhhh foi mal me alongo mesmo meus posts são grandes, mas levanto façø mil coisas enquant tô escrevendo, volto escrevo mais... sorry lol... não vai mudar, já tentei! Giga posts ftw!
    kzoide, LoezLoez and VinnyCout like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 22 12311 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados