Clique Aqui Dúvida "Net Expected Won"

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 5 de 5
Like Tree2Likes
  • 1 Post By mateusm
  • 1 Post By Narkwin

Tópico: Dúvida "Net Expected Won"

  1. #1
    Breakeven
    Data de Ingresso
    08/01/11
    Posts
    53

    Dúvida "Net Expected Won"

    Olá pessoal, tava olhando por aqui e sempre tive uma dúvida em relação ao gráfico.

    Exemplo:


    Esse gráfico foi assim que fiz move up pra zNL25. As primeiras 15k hands eu estava em adaptação e lembro que sentia que tomava muitas decisões erradas e duvidosas. Dessa fase pra frente mudei o jeito de jogar e removi os leaks da znl10.

    Justamente das 15k hands pra frente foi quando comecei a tomar as decisões mais corretas e reduzir bastante os erros e consequentemente foi quando a linha do "net expected won" começou a ficar sempre acima da "amount won".

    A dúvida é: quando a linha da "expected won" está acima, significa que estamos jogando bem? Dá pra identificar uma downswing por ela?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Professional Avatar de taker15021
    Data de Ingresso
    08/08/14
    Posts
    341
    A linha amarela mostra quanto você deveria estar ganhando se runasse do EV normal. As vezes você runna acima do EV (Linha verde acima da amarela) ou abaixo do EV (Linha amarela acima da verde). Não sei ao certo se dá para detectar uma downswing, você precisaria do auxilio de alguém do fórum que jogue mais cash game. Como um jogador de MTT que não usa softwares por enquanto, espero ter te ajudado de alguma forma kk
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Professional
    Data de Ingresso
    17/03/10
    Posts
    467
    não significa que vc está "jogando bem", quando a linha verde está abaixo da amarela significa que vc está runnando abaixo do EV. vc pode ser perdedor e runnar abaixo do EV ou acima do EV e vc pode ser vencedor runnando acima ou abaixo do EV.
    taker15021 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Breakeven
    Data de Ingresso
    10/03/10
    Posts
    58
    Quando vc tá jogando e vai allin, ou paga um allin, o software calcula as chances de vc vencer a mão até o river (se o allin não foi no river), e credita os X% da sua probabilidade no set "net expected won". Então, quando a linha amarela/marrom tá acima da verde, vc tá dando azar. Quando é o contrario, é sorte. Um exemplo seria vc ir allin com 22 no turn, contra um AA. Matematicamente, vc só ganharia a mão acertando um 2, ou seja, 5% de chances. Se o 2 vier no river não importa para a linha amarela, o software vai creditar 5% do pot para vc e 95% para o vilão.

    Na terça do carnaval joguei 3K hands zNL10, fiquei USD 60 down, 47 abaixo do ev. Ou seja. Tava jogando poker em cemitério indígena naquele dia. Se a matemática tivesse sido normal, eu teria perdido apenas 13, por exemplo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Professional Avatar de Narkwin
    Data de Ingresso
    08/01/15
    Localização
    Fortaleza
    Posts
    431
    Todas as vezes que você foi all in, você tinha certa % de ganhar o pot, a linha EV calcula os seus ganhos baseados exatamente na % que você tinha de ganhar o pot.

    Você tá na nl10 , shova um stack preflop com AK, o villão paga com QQ,pot de 20$, 45x55% +-.
    Seu Expected Value nesse pot é 45% x 20$ = 9$, sendo que voce investiu 10$, então você vai ter uma diferença na sua linha EV de -1$ independente de voce ganhar ou não a mão. O que significa que na long run, você vai estar perdendo 1$ pra cada vez que esse spot acontece.
    Agora sobre relação da linha EV com a net won:
    Se você ganhar a mão, sua linha "net won" vai subir 10$, sendo que sua linha EV já desceu 1$ como falei ali em cima, então você vai estar runnando acima do ev 11$ (10$ net won up -(-1$) ev down = 11$). "Era pra perder 1$" e ganhou 10$
    Se voce perder a mão, sua linha "net won" vai descer 10$, sendo que sua linha EV já desceu 1$, então você vai estar runnando abaixo do EV 9$. (-10$ net won down -(-1$) ev down = -9$). "Era pra perder 1$" e perdeu 10$.

    Sobre sua dúvida. A confiabilidade da LINHA EV para indicar os resultados é algo bem polêmico, alguns gostam de afirmar que ela serve muito bem pra isso, outros já preferem argumentar que existem inúmeros outros fatores de sorte no poker que não são contabilizados pela LINHA EV.
    O fato é que na long run, as linhas NET WON e EV WON tendem a se aproximar a medida que o sample size aumenta.
    Elas podem não se aproximar em números absolutos, pois não importa se você perdeu seus ultimos 10 flips, os próximos não terão suas probabilidades afetadas, mas com o aumento da sample size, as diferenças entre as 2 linhas proporcionalmente vai ficando menor e elas tendem a se encontrar no infinito.

    Espero ter ajudado, a resposta para a sua pergunta não é tão simples, embora as linhas tenham seu significado, só por elas é difícil inferir se alguém está jogando certo ou não.
    Ex: Você pode estar perdendo mais flips do que ganhando recentemente e "compensando sua sorte" com varios coolers (AAvsKK/ KKvsAK).
    hugorafaell likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados