Torcidas Barulhentas no WSOP Causam Polêmica Entre os Jogadores

Por: 24/06/2011

Há diversos relatos de pessoas bêbadas e descontroladas entre os espectadores, como na mesa final do evento 35, onde um torcedor de Jason Mercier arremessou uma sandália em direção aos jogadores.

No fórum norte-americano Two Plus Two, muitos se mostraram incomodados a situação:

“Ninguém mais acha que as torcidas bêbadas, obscenas e barulhentas nas mesas finais do WSOP estão fora de controle? A cada ano ficam mais cheias, mais bêbadas e mais absurdas (…) No último ano, um amigo meu estava disputando um heads-up, e seu oponente tinha 20 bêbados na torcida gritando obscenidades, chamando-o de trapaceiro. No dia seguinte ele admitiu que foi bastante afetado por aquilo,” disse um usuário do 2+2.

Além do abalo psicológico que pode ter nos jogadores, outro argumento contra estas torcidas é o efeito que tem nas mesas televisionadas. “Isso prejudica a visualização do evento, os jogadores não podem se concentrar, e fica feio em eventos televisionados.”

Torcida na Mesa final do evento 17 do WSOP 2010

Mas há também aqueles a favor da presença de torcedores nas mesas finais.

“Se não estiver fora de controle, é bom para o crescimento do poker. Uma pessoa comum gosta da animação, não irá assistir seis estátuas em silêncio arrastando fichas para o pote,” afirma o usuário SleightofJam.

Ele não é o único a acreditar que estas torcidas são boas para o poker: “Deixe o poker mais mainstream. Torne-o um esporte popular com espectadores. Faça barulho. Veja crescer. Veja como a popularidade do jogo influencia os legisladores. Lucre,” diz outro jogador.

Até mesmo o profissional do PokerStars Barry Greenstein deu sua opinião sobre o assunto, em uma entrevista ao programa QuadJacks.com.

“Se os torcedores ficarem muito loucos, isso é ruim para o poker. Estive em uma mesa final que tinha muito barulho, mas estou acostumado com a distração. Se você não aguenta isso, precisa se concentrar mais. Se estiver gente chata ao redor é bom para mim, porque irá irritar outros jogadores, mas não a mim. Acho que é bom para o poker, desde que as pessoas não fiquem muito alteradas.”

Buscando resolver o problema, a organização do WSOP proibiu a entrada de bebidas alcóolicas nas torcidas das mesas finais, dessa forma mantém os espectadores e a animação nos eventos, mas sem atrapalhar os jogadores.

Mas a polêmica continua: torcidas em mesas finais são boas ou ruins para o poker?

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker