Tilt + Ego + Move up = Ciclo Vicioso

Por: 18/08/2009

Situações com o Jogador A:

1. Jogador A faz move up e perde dinheiro.

Essa é provavelmente a mais comum, já que ele não consegue bater o nível e está jogando lá underrolled, isto é, sem banca. É bem provável que quando comece a perder dinheiro, ele tilte mais ainda, e às vezes até fazendo outro move up, com o motivo de “recuperar as perdas”, ou porque “não respeitam seus raises”. Isso faz alguns jogadores bons no limite em que jogam, se tornarem fracassados.

2. Jogador A faz move up e ganha dinheiro. Como ele não tem nível, e provavelmente foi uma goodrun, esse jogador está facilmente fadado a quebra de banca se não tiver nenhuma mudança radical no seu comportamento. Porque se ele ganhar dinheiro 1 dia ou 1 semana, ele vai pensar que tem nível pro limite, o que não é real, e quando começar a perder, vai xingar a bad run, e geralmente não vai largar, porque vai pensar: “como se eu destruí o limite no começo?” E a grande maioria das vezes seu ego não vai deixar reconhecerque ele é fraco pro limite.

Se você é esse tipo de jogador, cuidado, pois como disse, precisa de mudanças radicais no seu comportamento, mesmo que você faça isso às vezes, isso pode não te atrapalhar tanto agora, mas no futuro vira uma bola de neve e aí quanto mais alto, maior o tombo.

Situações com o Jogador B:

1. Jogador B faz move up e perde dinheiro. Geralmente quando isso acontece nas primeiras vezes, pode levar o jogador B a ficar meio desacreditado de que bate o limite, causando um atraso no move up quando for a hora certa, mas em partes isso é bom, porque talvez ele possa parar com essa mania fraca que é fazer move up tiltado. 2.

Jogador B faz move up e ganha dinheiro. Quando isso acontece, ele vai ficar confiante, e provavelmente saberá que bate o limite, mas o grande problema é se acontecer algum tipo de bad run no caminho até ficar confortável, e novamente entra nosso EGO na historia. O EGO está certo falando que ele bate esse limite, mas esquece da parte que sua banca não suporta essa variações, fazendo ele pensar em recuperar as perdas ali mesmo, e levando a possíveis quebras.

Se você é esse tipo de jogador, só dê esses tirinhos quando estiver no seu A game> isso parece meio óbvio, mas o que eu vejo de gente fazendo move up tiltado ou bêbado, não é brincadeira. E dê esses tiros conscientes, sabendo que pode ganhar ou perder, mas que na verdade você vai estar lá pra sentir como é o game nesse nível e se você está bem ou não.

É claro que é do conhecimento de todos que fazer um move up tiltado é péssimo, mas queria mostrar como se mostra uma jogada que se sabe que é certa mas você usa o PokerStove pra ter certeza, e talvez assim alguém que faz isso pode ter mais certeza que isso é péssimo e tente mudar.

O ego é um dos grandes problemas dos jogadores de poker, na verdade é um grande problema em qualquer carreira, mas são poucas carreiras que o seu emocional pode ser tão perigoso como essa, e o quanto antes você conseguir se controlar, melhor será pro seu futuro.


Veja mais:

Salas de Poker