Em Reunião Com Jogadores, PokerStars Afirma: Rake de PLO Não é Alto

Por: 20/11/2013

Com os jogos No-Limit Hold’em cada vez mais difíceis, muitos jogadores migraram para as mesas de Pot-Limit Omaha (PLO) de uns anos para cá. Mas apesar de os jogos serem mais fáceis, o valor pago em rake é considerado muito alto por grande parte dos jogadores. Mas não para o PokerStars.

Em uma reunião semi-anual no quartel-general da empresa na Ilha de Man, ocorrida no final de outubro, jogadores profissionais juntaram-se aos diretores do PokerStars para debater possíveis mudanças e melhorias na relação entre o site e os jogadores.

Um dos pontos mais controversos é o valor pago em rake nas mesas de PLO. Segundo o representante da sala no fórum americano 2+2, vários cenários foram simulados para chegar à conclusão de que o rake não torna o jogo difícil de ser batido.

“Estamos atentos à quantidade de reclamações no que concerne a questão do rake em PLO ser muito alto e tornar o jogo impossível de ser batido. Discutimos esse ponto com os jogadores nas reuniões realizadas há mais de ano. Revisamos o rake em PLO; bem como as taxas de ganhos em comparação com outros jogos; em pelo menos três cenários, e concluímos que o rake não é muito alto e que os jogos proporcionam um lucro saudável aos jogadores”, disse o representante do PokerStars Steve Day.

PokerStars Omaha

 

Nosso moderador Guilherme “gui166” Cardoso, que representou os jogadores brasileiros na reunião com o PokerStars na primeira metade deste ano, concorda mas apresenta algumas ressalvas.

“Eu fiz algumas análises para levar para reunião e também vi algumas análises do PokerStars e dá para concluir que os small stakes são batíveis sim, mas são muito dependentes de rakeback. É muito normal em micro e small stakes a maior parte do lucro vir de rakeback até mesmo para os melhores jogadores. Mas pelo rake ser bem alto, você faz mais rakeback do que faria no mesmo stake de NLH. O PokerStars de fato tem o rake mais baixo de todos os sites, mas dá pouco rakeback para quem não tem níveis VIP altos. Para quem não consegue atingir pelo menos o status Supernova, pode compensar mais jogar num site menor que dê uma rakeback grande sem exigir alto volume.”

A modalidade apresenta uma dinâmica completamente diferente do No-Limit Hold’em, sendo a mais facilmente observável a quantidade de mãos que o jogador está envolvido, bem maior no PLO. A maior quantidade de mãos jogadas impacta diretamente no valor de rake pago, assim como o tamanho dos potes costuma ser maior que no NLH.

Steve Day ainda afirmou que o PokerStars continuará ouvindo seus jogadores e compartilhando suas análises, e complementou dizendo que em alguns tipos de jogos (sem especificar quais) foram encontradas discrepâncias no valor do rake, que podem ser aumentados ou diminuídos a partir do ano que vem, sempre com anúncio prévio aos jogadores.

Outros Pontos da Reunião: Mudanças no Software

Os jogadores presentes ao encontro tiveram a oportunidade de experimentar a nova plataforma, o PokersStars7. O lançamento do novo cliente deve ocorrer PokerStars7ocorrer no próximo ano.

Outro anúncio foi a implementação da funcionalidade “anti-ratholing”, uma medida que visa coibir os jogadores de “tirar dinheiro da mesa”. A princípio, um jogador que senta à mesa com 40 BB e venha a dobrar seu buy-in original, terá a obrigação de sentar com os 80 BB na próxima mesa que vier a ser aberta. A medida será valida para os jogos de NLH e PLO (exceto CAP), e ainda não foi detalhada pelo representante do PokerStars.

Já o lançamento de jogos “Open Face Chinese Poker”, requisitado por muitos jogadores, não ocorrerá tão cedo. Segundo o PokerStars, programadores conseguiram desenvolver sofisticados bots que conseguem jogar em alto nível, além de ser considerado um jogo de “informação completa” pela companhia.

Seat Scripts

Apesar de o PokerStars estar atento às reclamações dos jogadores com o uso de softwares “seat scripts” (que buscam no lobby os jogadores mais fracos e sentam o usuário, se possível com posição, automaticamente à mesa), eles ainda não serão proibidos, simplesmente pelo fato de que não há uma solução fácil para resolver o problema.  O assunto será tratado com prioridade máxima a partir do ano que vem.

Saiba Mais: Greg Merson Critica PokerStars Por Aceitar Softwares “Seat Script”.

 

Promoções, VIP Store e VIP Program

As promoções com foco em jogadores recreativos e regulares continuarão a ocorrer, e mais detalhes surgirão próximo ao lançamento de cada uma delas.

Não haverá mudanças no programa VIP no início do ano que vem, mas há uma possibilidade de que pequenas alterações surjam ao longo de 2014.PokerStars VIP Store

A VIP Store continuará a oferecer uma grande variedade de produtos, e o início da parceria com um novo fornecedor permitirá ampliar ainda mais a oferta de produtos. As camisetas podem passar a ter o design modificado com mais frequência, e itens VIP mostraram-se altamente popular, e continuarão a estar disponíveis na loja.

A próxima reunião do PokerStars com seus jogadores deve ocorrer em abril de 2014 e estaremos atentos para informar ao público brasileiro sobre os assuntos debatidos.

 

A Loja MaisEV oferece os melhores softwares permitidos pelo PokerStars para você turbinar o seu poker.


Veja mais:

Salas de Poker