Em Enquete no Reditt, Poker é Menos Esporte que Bocha, Pesca e Competições de Comida

Por: 08/09/2014

Para usuários, poker não é esporte, e presidente da ESPN encara vários jogos semelhantes como competição.

É a velha discussão: poker é esporte ou um jogo?

Um usuário do reditt resolveu questionar membros de sub-fóruns com temática esportiva para saber o que é esporte, e o poker ficou como último colocado entre mais de 50 atividades.

A pesquisa foi realizada no mês passado com membros selecionados dos subfóruns /r/SampleSize (designado a enquetes), /r/sports (voltado à discussão de esportes) e /r/CFBofftopic (destinado a qualquer assunto), e obteve 460 respostas em que os usuários marcavam “sim” ou “não” se determinada competição é um esporte.

Boxe, lacrosse, corrida, ciclismo, natação e polo aquático, entre outras, foram as atividades em que as pessoas mais concordavam em se tratar de um esporte, com mais de 90% de respostas positivas.

Já no espectro oposto, xadrez, competição de comida e poker foram as que menos ganharam um X na caixinha de “sim”, todas elas com menos de 20% de aceitação como esporte.

Enquete reditt poker esporte

 

O debate ganhou fôlego com a opinião do presidente da ESPN John Skipper (foto abaixo), que foi questionado por um site sobre a compra do Twitch (popular plataforma que transmite campeonatos de jogos eletrônicos) pela Amazon por quase US$ 1 bilhão. Para Skipper, os jogos eletrônicos, também conhecidos como “e-games”, não são esportes. Para ele, Dota 2, League Of Legends, e jogos do tipo são competições. E aqui ele também dá exemplos que podem indicar que o chefão da ESPN também pode considerar o poker como uma simples competição.

“Isto (jogos eletrônicos) não é esporte, é uma competição, assim como o xadrez e o jogo de damas”.

John Skipper ESPNUma grande parte das pessoas que considera o poker como esporte usa o xadrez como referência, e assim é provável que John Skipper também considere o jogo de cartas como uma mera competição.

Já sobre o resultado da enquete do reditt, é possível apontar algumas tendências que fazem as pessoas apontar certas atividades como esporte: 1- Jogos que exigem desgaste físico, 2- Identifica um vencedor claro, seja a partir de tempo ou pontuação pura, sem a necessidade de juízes.

A ESPN (Entertainment and Sports Network) tem o nome “esporte” em sua sigla, como também estampa a palavra “entretenimento”. E além de exibir grandes eventos esportivos, como o SuperBowl, Tour de France, Jogos Olímpicos e muitos outros, também exibe outras atividades muito menos esportivas, como competições de comida, campeonatos de empilhar copos e já chegou até a exibir torneios de Magic The Gathering, famoso jogo de RPG.

De qualquer forma, o poker é listado como um dos esportes transmitidos pela emissora em seu site oficial.

No Brasil, o poker foi reconhecido como esporte em 2012, pelo Ministério dos Esporte, e é descrito na página do órgão do governo brasileiro como “uma prática de competição em que exige-se do praticante inteligência, capacidade, habilidades intelectuais e comportamentais para se obter sucesso”.

VEJA MAIS: Ministro dos Esportes Abrirá o BSOP Millions

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Na Loja MaisEV você encontra camisetas, baralhos, maletas de fichas e muito mais!


Veja mais:

Salas de Poker