PokerStars Condena Uso de Camisetas com Mensagens Políticas no EPT Barcelona

Por: 21/08/2014

Mensagens de apoio à Palestina geraram a proibição de camisetas com mensagens em torneios organizados pelo PokerStars.

Além do duelo entre aluno X professor no Super High Roller do EPT Barcelona, outro fato chamou atenção entre aqueles que acompanhavam a transmissão da mesa final: o uso de camisetas com mensagens políticas por parte de alguns jogadores.

Olivier Busquet exibia uma camiseta com os dizeres “Save Gaza” (Salvem Gaza), em referência à faixa que é alvo de disputa territorial há anos entre judeus e palestinos. Já Daniel Colman exibia uma camiseta em que se lia “Free Palestine” (Libertem a Palestina).

O PokerStars não gostou da ideia, e ironicamente, os dois chegaram à decisão do torneio, ganhando mais tempo de exibição via streaming de suas mensagens políticas. Busquet faturou o título, e aparece em várias imagens com a camiseta.

Busquet Colman Palestina PokerStars

Questionado sobre o assunto, Eric Hollreiser, chefe de comunicações do Rational Group, afirmou: “Olhando em retrospecto foi um erro permitir a entrada (com as camisetas). Nossos eventos tem como objetivo promover e estimular a competititvidade através do poker, e não servir como plataforma de mensagens políticas”.

Ele ainda prosseguiu: “Os jogadores tem vários canais para expressar suas visões sobre política mundial, mas os nossos torneios não são os locais adequados para isto. Iremos proibir a entrada de jogadores com mensagens políticas de qualquer forma”.

Um dos que não gostou da exposição das mensagens foi o blogueiro Robbie Strazyinski: “Não importa de que lado você está. O EPT está se constrangendo ao permitir que Colman e Busquet usem estas camisetas”.

PokerStars Robie Strazyinki

 

Já o editor chefe do PokerNews Donnie Peters ironizou o fato de Colman usar o meio para divulgar sua mensagem: “É interessante que Colman utilize a plataforma para transmitir sua mensagem, mas não fez o mesmo quando venceu o One Drop”.

PokerStars DoniePeters

A cutucada de Peters deve-se ao fato de que Colman evitou dar entrevistas para a mídia quando venceu o One Drop por não querer passar a ideia de que o poker é um jogo para todo mundo.

Já Daniel Negreanu também provocou polêmica ao assumir um dos lados sobre a questão Israel-Palestina: “Para constar, sou 100% favorável que Israel se defenda contra grupos terroristas como o Hamas. E você não vai me fazer mudar de ideia pelo Twitter”, disse em um Twitter que gerou muito debate entre seus seguidores o Team Pro PokerStars.

A exibição de mensagens de qualquer ordem também é vetada no esporte mais popular do planeta. Ao adotar a prática durante anos de punir com cartão amarelo o jogador de futebol que exibisse alguma mensagem em sua camiseta, a FIFA, através de seu órgão competente, baniu a prática e passou a punir os jogadores que desrespeitarem a norma a partir da Copa do Mundo deste ano.

 

VEJA MAIS: Olivier Busquet É Campeão do SHR do EPT Barcelona

VEJA MAIS: Daniel Colman Faz Declaração Polêmica Após Vitória no Big One, Negreanu Responde

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Não importa de que lado você está, a Loja MaisEV oferece os melhores produtos de poker.


Veja mais:

Salas de Poker