Notebook “Sumido” No EPT Barcelona Tinha Trojan Instalado

Por: 11/12/2013

Empresa de segurança descobre que notebook roubado durante o EPT Barcelona de fato tinha software espião.

Em setembro passado, Jens “jeans89” Kyllönen teve seu notebook furtado por alguns instantes enquanto participava do European Poker Tour (EPT) Barcelona. Se você não ficou familiarizado com a história, leia aqui um resumo.

Jens decidiu verificar por completo a situação do seu notebook e o levou ao quartel-general da empresa F-Secure, especilizada em segurança digital. E sua suspeita foi confirmada após uma análise da equipe técnica.

“Achamos um Trojan de Acesso Remoto (RAT, em inglês), com o horário de instalação que coincide com o momento em que Jens deu por falta de seu notebook. O trojan foi instalado através da porta USB, e configurado para ser inicializado junto com o sistema operacional. Esse tipo de software permite ao hacker controlar e monitorar tudo que ocorre no computador”, diz a nota divulgada no site da empresa.

Abaixo, você pode ver como o trojan funciona: o hacker (Attacker), vê as cartas da vítima (Victim), o que poderia causar um belo prejuízo ao bankroll de “jeans89”.

jens hacked

jens hacked 2

 

O ataque chamou a atenção por uma série de fatores: ocorreu no Arts Hotel, um estabelecimento cinco estrelas e um dos mais luxuosos da Espanha.

Embora não seja comum a tentativa de contaminação de computadores de jogadores de poker high stakes, esta foi a primeira vez que a tentativa de instalação de um trojan se deu de forma física, e não online.

Segundo a F-Secure, outro profissional de poker, Henri Jaakkola, que também participou do EPT Barcelona, também teve seu notebook analisado e também foi vítima do mesmo trojan.

 

Os softwares da Loja MaisEV são indispensáveis para jogar poker, e livres de trojans.


Veja mais:

Salas de Poker