Morre Jogador Que Inspirou Personagem do Filme Cartas na Mesa

Por: 15/05/2014

Joel Rosenberg, o verdadeiro John Knish de Cartas na Mesa, morreu aos 58 anos.

Provavelmente você não conhece o nome de Joel Rosenberg (à esquerda na foto). Talvez nem por seu apelido “Bagels”, já que ele dirigia um caminhão que entregava os famosos pãezinhos americanos em forma de anel. Mas se falarmos em Joey Knish, personagem interpretado por John Turturro (à direita) no filme Cartas na Mesa (Rounders) você saberá de quem estamos falando.

Joel “Bagels” Rosenberg era um dos frequentadores do famoso Mayfair Club, tradicional casa ilegal de poker em Nova Iorque. Foi lá que os roteiristas do filme Cartas na Mesa Brian Koppelman e David Levien conheceram Joel e usaram suas particularidades como inspiração para o personagem que sustenta a família através do poker.

Em uma das cenas clássicas, o protagonista Mike McDermott (Matt Damon), pede dinheiro emprestado a Joey, que dá uma bela lição de moral a Mike, ao explicar o que o poker significa para ele: “Você é um moleque ignorante. Eu jogo pelo dinheiro. Eu pago aluguel, pensão alimentícia, tenho que pôr comida na boca dos meus filhos e não fico sonhando com essa bobagem de World Series e ESPN”.

Os que conheceram Rosenberg, afirmam que o personagem desenvolvido por Turturro lembrava bastante o verdadeiro Joel. Simpático e querido por seus amigos e adversários, ele era um excelente contador de histórias, mas implacável à mesa. Uma das frases antológicas do filme, dita pelo personagem de Edward Norton, “No jogo da vida, as mulheres são o rake”, é de autoria de Bagels.

Bagels sofreu um ataque cardíaco na quinta-feira passada, aos 58 anos, e foi encontrado morto em seu apartamento em Nova Iorque. A notícia pegou a comunidade de surpresa, já que ele cultivava hábitos saudáveis, como jogar basquete ao menos duas vezes por semana e frequentar a academia regularmente.

Abaixo, uma das cenas de Joey Knish em Cartas na Mesa:

 

Na Loja MaisEV você encontra vários livros com histórias sobre jogadores de poker, confira.


Veja mais:

Salas de Poker