José “Girah” Macedo Admite Enganar Jogadores em Esquema de Superconta

Por: 07/08/2011

, tomando pelo menos $30,000 de dois jogadores.

A informação surgiu no fórum 2+2, onde o jogador MossBoss disse que participava de um grupo no Skype onde José Macedo ensinava estratégias avançadas de heads-up. Lá, ele incentivava seus companheiros a enfrentarem o jogador “sauron1989” na rede iPoker, dizendo que este era um péssimo jogador, e que assistiria essas sessões para dar sugestões de estratégia, no que é comumente conhecido na comunidade de poker como “live sweat.”

“Eu pensei que essa era uma boa oportunidade de ter meu jogo analisado por um top player […] José me disse que esse cara era ruim e ‘spewy’, e eu acabei perdendo $21,900 em duas sessões de $25/$50. Eu senti que tinha algo errado, mas não sabia explicar, e comecei a suspeitar,” disse MossBoss, que a partir daí procurou o moderador do grupo e ambos começaram a investigar os logs de conversa, onde perceberam que José sempre incentivava os jogadores a enfrentarem “sauron1989”, mas que ele mesmo nunca o fazia.

Pouco depois, descobriram o pior: José Macedo era “sauron1989”. “Nós logo notamos que sempre que José desconectava do Skype, sauron1989 desconectava do lobby do iPoker, e entraria novamente sempre que José reconectava no Skype. Isso aconteceu por 3 vezes em 20 minutos, e em todas as 3 vezes tanto o Skype de José quanto sauron1989 logavam e deslogavam ao mesmo tempo[…] Ficou claro que ele também estava operando com o username ‘dollarman223’ na rede Merge e que aparentemente estava tentando enganar outro membro do grupo em mesas de $50/$100.”

Surpreendente, antes que o grupo confrontasse Macedo com suas descobertas, Macedo decidiu confessar o esquema. Ele explicou os motivos do que fez e prometeu reembolsar todos os jogadores prejudicados.

Como já era de se esperar, a reputação de José “girah” Macedo foi destruída tão rapidamente quanto ele a conquistou. Ele perdeu seu contrato de patrocínio com a sala Lock Poker e com o site PokerStrategy, onde era instrutor. Além disso, Daniel “jungleman12” Cates e Haseem “Dogishead” Quesreshi desistiram de se mudar para Portugal para morar com o jogador.

“Nós nunca imaginamos que José poderia fazer algo como isso. É óbvio que eu e Jungle mudamos nossos planos e não iremos mais morar com ele em Portugal,” disse Quesreshi no 2+2.”

Para ler a confissão completa de José “girah” Macedo, confira este tópico no fórum norte-americano 2+2 (em inglês).

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker