Há 15 Anos, “Cartas na Mesa” Era Lançado nos Cinemas

Por: 04/09/2013

Cartas na Mesa é o melhor filme sobre poker. Ponto. Há 379 motivos que podem justificar essa máxima, mas como o objetivo desse texto não é fazer uma crítica sobre o filme, ficaremos somente com um: é o filme que faz as pessoas gostarem de poker.

Em 1998, Cartas na Mesa (cujo nome original é Rounders) era lançado no Festival de Veneza. Não ganhou o Leão de Ouro, principal prêmio do festival (que coube ao italiano “Cosi Ridevano”, um filme que jogadores de poker ou não, não conhecem), mas modificou o poker para sempre.

Com um orçamento de US$ 12 milhões de dólares, o filme não foi um grande sucesso de público, porém recebeu boas críticas. Uma boa história, contada com um bom ritmo e bons atores apresentando personagens interessantes.

O mais marcante é o russo TeddyKGB, soberbamente interpretado por John Malkovich. Além de Malkovich, o elenco é composto por Matt Damon, Edward Norton, Martin Landau e John Turturro. Frases de impacto recheiam o filme, talvez a mais famosa delas sendo a inicial: “se você não sabe quem é o donkey da mesa em meia hora de jogo, então o donkey da mesa é você”.

Cartas na Mesa  é o filme de poker preferido por 99 a cada 100 jogadores de poker (sempre há alguém para discordar). Christian “C.K” Kruel, e Raul Oliveira, dois principais precursores do poker no país, foram levados a buscar informações sobre o Texas Hold’em a após terem assistido o filme.

Se hoje você joga poker na sua casa, enfrentando um russo que está a um oceano de distância (que pode ou não estar comendo seus biscoitos recheados enquanto joga), Cartas na Mesa é, ao menos indiretamente, o responsável por isso.

Se você ainda não conhece, veja abaixo o trailer de Cartas na Mesa:


Veja mais:

Salas de Poker