Divisão da Rede iPoker Pode Acabar em 2015

Por: 20/11/2014

Medidas da rede iPoker para atrair mais jogadores recreativos podem significar fim reunificação das salas

A rede iPoker anunciou neste mês um novo método de pagamento para suas salas que entrará em vigor a partir de 2015 e que pode acabar com a divisão da rede, feita em 2012.

Chamado de Source Based Rake (SBR, rake baseado na fonte), este novo método mudará a forma como as salas recebem sua parcela do rake gerado pelos jogadores, passando a valorizar depósitos ao invés do rake.

Até agora, a rede iPoker redistribui os lucros para as salas com base no rake, ou seja, salas com jogadores que geram bastante rake recebem uma maior fatia dos lucros. Mas a partir de 1º de janeiro, a base para este cálculo deixará de ser a quantidade de rake gerado e passará a ser o número de depósitos realizados, segundo a determinação de que “depósitos são essenciais para garantir que rake e taxas sejam gerados sem significar saques futuros, e por isso jogadores recreativos são mais valiosos.

O pensamento por trás do SBR é simples. Jogadores que fazem um bom volume de mãos ou torneios, ou seja, os profissionais, geram um grande rake mas fazem muitos saques. Em contrapartida, jogadores recreativos dificilmente retiram o dinheiro das salas.

rede ipoker multitable

Grinders não serão mais o foco da rede iPoker

Enquanto o centro das atenções na rede iPoker eram os jogadores profissionais, havia um grande custo em promoções, bônus e até com transações bancárias, já que cada saque gera um gasto para a rede. Há também o fato de que os grinders afastam os amadores que de fato são os que podem gerar maior lucratividade para as salas.

A divisão da rede iPoker em setembro de 2012 foi um primeiro passo para incentivar suas salas a buscar jogadores que façam depósitos. Para fazer parte da lista de salas “premium”, era necessário ter um número constante de depósitos. Ainda assim, o incentivo terminava aí, já que o método de redistribuição de lucro da rede iPoker permanecia baseado no volume de rake gerado.

Mas com o SBR entrando em vigor a partir de 2015, esta divisão deve se tornar desnecessária, o que para os jogadores será bastante benéfico, já que com a rede iPoker reunificada, terão acesso à lista de jogadores de todas as salas.

Os únicos possíveis prejudicados serão as salas pequenas que dependem de oferecer acordos obscuros rakeback com altas taxas para atrair jogadores lucrativos. Com o foco voltado para novos depósitos ao invés de alto volume, estes acordos devem desaparecer, assim como as próprias salas que dependem disso para atrair jogadores.

Ainda não se sabe como os jogadores serão afetados diretamente pelo SBR, já que nada foi divulgado em relação à cobrança de rake, apenas sobre a redistribuição.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker