Especialistas Explicam Aleatoriedade das Cartas do PokerStars

Por: 16/08/2014

Gerador de números aleatóros do PokerStars utiliza teoria quântica, e movimentos do mouse são levados em conta para garantir aleatoriedade.

É um assunto controverso entre estudantes de várias áreas da informática: é possível haver aleatoriedade no ambiente virtual?

Com essa questão em mente, suscitada após o PokerStars divulgar o vídeo de seu QG – onde mostra centenas de servidores e se aborda rapidamente o assunto – o site Pokerfuse resolveu ouvir especialistas a fim de responder a pergunta

VEJA: PokerStars Mostra Sua Sede em Vídeo

É comum ouvir a “acusação” de que o software do PokerStars é roubado, o que permite uma ampla gama de teorias conspiratórias: “quem tem mais fichas sempre ganha”, “o ás de paus sempre encontra par”, “o chip leader pode ir all-in com 7-2, que bate”, são apenas algumas delas.

Entretanto, o RNG (Randon Number Generator, ou Gerador de Números Aleatórios), parece realmente ser…aleatório.

O PokerStars utiliza um sistema desenvolvido pela companhia suíça Quantis. O RNG trabalha na base da teoria quântica, como explica no vídeo o Diretor de Operações de TI Gary Hill: “disparamos um fóton em um pequeno espelho, e é completamente imprevisível se este fóton irá atravessar o espelho ou não”.

“Uma das características básicas da verdadeira aleatoriedade é que não pode ser produzida por um computador. Se fosse assim, não seria randômico, e isto seria um problema de dar água na boca”, complementou Cristian Calude, renomado matemático e cientista da computação em seu artigo intitulado “Experimental Evidence of Quantum Randomness Incomputability”.

Pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, testaram o nível de aleatoriedade obtido pelo sistema Quantis, e concluíram: a aleatoriedade em sistemas quânticos é realmente incomputável, ou seja, não pode ser reproduzida por um computador. Uma vez que não pode ser gerado por computador, torna-se impossível utilizar engenharia reversa para falsear ou replicar o resultado.

Movimentos de Mouse Influenciam

Uma outra camada de aleatoriedade serve para aumentar a segurança no embaralhamento, com o objetivo de promover a entropia. Aqui, a explicação fica tecnicamente avançada, porém, para resumir, os movimentos do mouse são levados em conta.

Da próxima vez que você tomar uma bad beat de dois outs no river, talvez seja melhor movimentar o mouse verticalmente, ou em círculos, ou quiçá em formato triangular, para evitar o desastre. Porém, prever o resultado da mão é simplesmente impossível.

bad beat rng pokerstars

Não é culpa do software, é só azar.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

 

Passe na Loja MaisEV e confira nossos softwares, que não são aleatórios, mas que permitem você turbinar seus ganhos no PokerStars.

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker