Copag Comemora Hoje o Dia do Baralho

Por: 13/09/2013

Talvez sejam as cores, a diferença no olhar das figuras de cada naipe, a atmosfera divertida causada pelo jogo, tudo isso, ou quiçá nada disso. O certo é que o baralho desperta uma atração irresistível, e está presente em momentos agradáveis nas vidas de todos nós (mesmo quando bate aquele único out no river).

Em uma campanha publicitária junto às agências Mkt Virtual e Moma Propaganda, a Copag institui o dia 13 de setembro como o “dia do baralho”. A data é referência ao baralho 139 da Copag, o mais conhecido e vendido do país.

O primeiro registro da existência de cartas de baralho remete ao ano de 1.294, na China. Já o baralho amplamente utilizado, com 52 cartas, tem sua provável origem no Egito no séc XIV, daí tendo se difundido pela Europa e ganhado o mundo nos anos seguintes através da colonização europeia.

baralho

A quantidade de jogos possíveis são enormes. Canastra, Buraco, Truco, Bridge, Escova, Pife, Rouba-o-monte, Dorminhoco, e é claro, o poker, são alguns dos jogos possíveis graças a existência do baralho. Além disso, baralhos de tarô são utilizados para ler a sorte de supersticiosos.

Seja em uma reunião entre amigos, em torneios de poker, ou para passar o tempo em casa quando o dia está chuvoso, o baralho está presente de forma significativa nas nossas vidas.

Com essa profusão de “datas especiais”, que buscam tornar todo e qualquer dia especial para alguma coisa, ter um dia do baralho não parece ser tão ruim. Ter uma desculpa para jogar poker, ou qualquer outro jogo que envolva cartas, é um “ás na manga” para qualquer apaixonado.

A Copag lançou um belo documentário com curiosidades e depoimentos de personalidades sobre o baralho, entre elas André Akkari, o zagueiro corinthiano Paulo André e a medalhista de ouro olímpico Mareen Maggi, que você pode conferir abaixo.

No hotsite comemorativo da data, você pode participar de uma promoção em que conta através de texto ou vídeo sua história com baralhos. Os vencedores ganham uma mesa de poker ou uma viagem ao Casino Conrad em Punta Del Este, Uruguai.

O MaisEV também tem seu baralho produzido pela Copag, o único de 4 cores do Brasil, e você pode comprá-lo agora na Loja MaisEV!


Veja mais:

Salas de Poker