Conhecendo os Finalistas da WSOP: Jay Farber

Por: 29/10/2013

Neste próximo episódio da série sobre os integrantes do grupo conhecido como November Nine, vamos conhecer mais um pouco sobre a história de Jay Farber, quarto melhor jogador entre os finalistas do Main Event da WSOP.

São pessoas como Jay Farber que movimentam o mundo do poker. Assim como Chris Moneymaker em 2003, Farber é o amador que enfrentará os profissionais na mesa final do maior torneio de poker do mundo, mantendo viva a fantasia de que qualquer um pode se tornar o próximo campeão mundial de poker.

Esta é apenas a segunda vez que ele participa do Main Event da WSOP, e sua primeira premiação no evento. Apesar disso, Jay Farber já tem uma pequena experiência com poker, tendo participado de cash games em Las Vegas, cidade onde vive e trabalha como promotor VIP em uma boate, além de ter o 12º e 14º lugar em torneios do Deep Stack Stravaganza em 2010, somando pouco mais de US$2 mil.

“Eu acho que tenho uma vantagem porque ninguém sabe nada sobre mim. Gosto de ser o azarão, ser desconhecido, isso é ótimo. Todos são ótimos jogadores, mas eu também não cheguei aqui sendo ruim. Acho que joguei muito bem.”

Jay FarberApesar de não viver do poker, sua profissão na “cidade do pecado” lhe permitiu conhecer profissionais do jogo como Shaun Deeb, Vanessa Selbst e Ben Lamb – este último 3º colocado no Main Event de 2011 -, que certamente o ajudarão a se preparar para o grande desafio no próximo dia 3 de novembro e estarão lá para torcer por ele.

“Devo ter uma das mais loucas torcidas na WSOP. Espero superar os brasileiros no quesito torcida mais barulhenta que já se viu.”

Curiosamente, Jay Farber está agora vivendo o sonho de sua vida. Depois de se formar em administração na University of California na cidade de Santa Barbara, ele se mudou para Las Vegas, mas não para trabalhar na área em que se especializou:

“Quando me mudei para Las Vegas eu queria jogar poker profissionalmente. Estava jogando muitos cash games mas acabei conseguindo um emprego trabalhando com festas noturnas e isso tomou todo o meu tempo. Agora, eu cheguei num ponto em que posso tirar uma folga para jogar o Main Event… e aconteceu de eu ser sortudo o suficiente para estar aqui.”

Mas agora que conseguiu chegar lá, Farber diz que não abandonará a vida que. “É um dinheiro que muda a vida das pessoas, mas espero que não mude a minha. Tenho um emprego maravilhoso. Sou pago para festejar com meus amigos, o que mais posso querer?”

Com sua boa performance no Main Event, veio também o contrato com a sala 888poker, que ele já representou durante a versão europeia da World Series of Poker, onde acabou caindo na bolha do evento principal.

Quem: Jay Farber

Local de Nascimento: EUA

Stack: 4º – 25.975 milhões.

Melhor resultado: 12º lugar em eventos paralelos do Deep Stack Stravaganza em 2010

Ganhos em torneios: US$ 2 mil

Jogo principal: Torneios e cash games ao vivo.

Outras partes da série:

Conhecendo os Finalistas da WSOP: JC Tran

Conhecendo os Finalistas da WSOP: Amir Lehavot

Conhecendo os Finalistas da WSOP: Marc-Etienne McLaughlin

Conhecendo os Finalistas da WSOP: Ryan Riess

Conhecendo os Finalistas da WSOP: Michiel Brummelhuis

Conhecendo os Finalistas da WSOP: Sylvain Loosli

Também quer chegar longe em torneios? Acesse a Loja MaisEV e confira todo o material de estudo que te ajudará a fazer bonito nas mesas!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker