China Quer Ter 2 Milhões de Jogadores de Poker Nos Próximos 5 Anos

Por: 08/03/2016

China terá grande investimento em variante do poker.

china

A gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, em parceria com a empresa Ocean Sports and Entertainment, quer fazer da China o país do poker, mesmo que o jogo seja proibido por lá, permitido somente em lugares como Macau e Hong Kong.

A ideia é atrair cerca de 2 milhões de chineses nos próximos cinco anos a se tornarem profissionais do esporte chamado de Match Poker. O jogo (ou esporte?) é praticamente igual ao poker jogado em qualquer mesa virtual ou nos vários clubes Brasil afora, porém, com algumas diferenças significativas.

Os jogadores formam times e somam pontos para determinar o grande campeão, a exemplo do que acontece em torneios de equipes, por exemplo. As mesas, de heads-up, quatro ou seis jogadores acontecem ao mesmo tempo. Outro ponto relevante é que a distribuição das cartas é feita através de dispositivos eletrônicos. Embora o jogo fique consideravelmente mais rápido, o objetivo é espelhar as cartas, fazendo com que os jogadores que estiverem no assento 1, por exemplo, recebam as mesmas cartas em todas as mesas. Desta forma o jogo adquire um componente maior de “jogo de habilidade”, e assim escapa da proibição chinesa.

Peter Nally, Presidente da Federação Internacional de Poker, comentou a estratégia: “Quando você joga muitas mãos, a habilidade se sobressai. Se somarmos a isso que as pessoas nos mesmo assentos recebem as mesmas cartas, o jogo se torna habilidade pura”.

Entretanto, ainda levará um bom tempo até termos a invasão de chineses nos sites online e em torneios mundo afora. Isso porquê o principal incentivo do jogo – grana – não ficará acessível a um simples pote ou a uma boa colocação em um torneio. A Alibaba e a Ocean Sports acreditam que terão lucro a partir das inscrições dos jogadores nos eventos, acordos de patrocínio e repercussão na mídia. Aos jogadores, resta obter um bom patrocínio ou fazer parte de uma equipe forte para ter a chance de brigar por prêmios.

A boa notícia é que o movimento pode provocar a legalização do poker a médio prazo. Com grande exposição e interesse da população, é possível que o governo chinês discuta a legalização do jogo no futuro com o objetivo de amealhar impostos. Como os chineses são viciados em esportes eletrônicos, isso geraria um grande potencial para um novo boom no poker.

 

ponte china

China: dinheiro para construir maravilhas, mas não para jogadores de poker.

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.

Veja os melhores acessórios e softwares para jogar poker.


Veja mais:

Salas de Poker