Califórnia a um Passo de Lei Estadual para o Poker

Por: 01/06/2010

A Califórnia está a ponto de criar um sistema de poker estadual. Um projeto de lei do Departamento de Justiça do estado poderia oferecer licenças de 5 anos para até 3 operadoras oferecerem serviços de websites de poker online no território.

O senador Rod Wright, líder do comitê do Senado de supervisão para o jogo, foi quem introduziu a emenda SB 1485 na última sexta-feira. O projeto de lei foi classificado como urgente, o que quer dizer que terá efeito imediato após a inspeção legislativa e assinatura do governador. Sem esse status de urgência, a lei não teria efeito até janeiro de 2011.

Esse projeto de lei diverge bastante da última proposição feita pelo índios Morongo. O projeto destes visava estabelecer apenas uma operadora, que teria sido gerenciada pela associação de tribos e salas de poker. Este modelo proposto, entretanto, não recebeu apoio. Os índios Morongo acabaram sendo acusados de tentar monopolizar ambos, salas de poker e poker online.

Dessa vez  a história será outra, já que a Califórnia tem muitos interesses envolvidos. Não é a toa que o projeto de lei tem status de urgência, pois o estado está pressionado por um enorme problema de déficit. As taxas e impostos advindos do poker serão, de fato, muito bem-vindos.

A Flórida e New Jersey estão com os mesmos problemas para equilibrar as finanças que a Califórnia, novas fontes de taxas e impostos tornam-se imprescindíveis. Os dois estados, provavelmente, também se valerão da lei de sistemas de jogo online estaduais autorizados pela UIGEA desde 2006.

Após longa espera, parece mesmo que a Califórnia será o primeiro estado americano a autorizar o poker online.


Veja mais:

Salas de Poker