BSOP Desiste do GPI e Retoma o Ranking Próprio

Por: 25/03/2015

Fórmula do GPI causou discrepâncias no posição dos jogadores do BSOP

No início de fevereiro, a organização do Brazilian Series of Poker anunciou que abandonaria seu ranking próprio e adotaria o sistema do Global Poker Index.

A decisão, que a princípio agradou aos jogadores por seguir a tendência já adotada pelos grandes circuitos internacionais, acabou por causar polêmicas depois que João “Bauer” Neto, percebeu uma diferença em sua pontuação após vencer a etapa de São Paulo.

“Ganhei o @BSOPoficial e sou o 9 no ranking Geral, achei q ia ser 1 ou 2, entendi nada.” disse ele no Twitter, surpreso por ter menos pontos que o vencedor do evento High Roller da mesma etapa.

Por causa disso, os organizadores do BSOP decidiram retroceder em sua decisão e voltar a utilizar seu antigo ranking. Segundo nota oficial sobre o assunto, o motivo do problema é a diferença de buy-ins das etapas do BSOP em comparação aos outros torneios ao redor do mundo.

“Nós acreditamos que o método que o GPI utiliza ao levar em conta o valor de inscrição no cálculo da pontuação pode ter sido a fonte da distorção. O GPI utiliza a conversão do valor da inscrição de reais para dólares americanos e sempre compara cada valor de inscrição a um valor-base de USD $1.000,00 (mil dólares) para realizar o seu cálculo de pontuação. Devido à maioria dos torneios em uma etapa do BSOP possuírem valor de inscrição menores do que mil dólares, é possível que esta conversão de moedas ser o motivo da grande discrepância, especialmente em tempos de forte desvalorização do real frente ao dólar.”

A nota afirma ainda que, antes de abandonar o GPI, os diretores do BSOP tentaram adaptar a fórmula aos torneios brasileiros, o que não foi possível pois o GPI tem uma fórmula fechada e patenteada, não permitindo alterações.

“A Direção de Torneio do BSOP não viu outra solução para o presente momento, senão retornar exatamente ao formato de ranking anterior (…) Os critérios de pontuação que foram utilizados até o final da temporada 2014 serão retornados ao site do BSOP nos próximos dias e o ranking será calculado exatamente da mesma forma como tem sido nos últimos anos.”

 

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Clique aqui para aprender a dominar os torneios do BSOP!

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker