Com Ajuda de Doug Polk, Humanos Vencem Desafio de Heads-Up Contra Inteligência Artificial

Por: 11/05/2015

Doug Polk conquistou boa vantagem mas não foi quem se saiu melhor contra Claudico.

Os humanos seguem sendo imbatíveis nas mesas de heads-up No-Limit Hold’em. Ao menos por ora.

O confronto entre quatro profissionais e a máquina desenvolvida por especialistas da Universidade de Carnegie Mellon, de Pittsbirgh, chamada Claudico, foi encerrado na última sexta-feira, dia 8, e o resultado final foi uma verdadeira goleada dos humanos.

Ao fim do desafio, os quatro jogadores ganharam 732.700 fichas da máquina, pouco mais de 7.300 big blinds. Bjorn Li foi quem obteve a melhor performance, com uma vantagem de 529.000 sobre o cérebro artificial. Doug Polk conquistou 213.700, enquanto Dong Kim venceu Claudico por uma diferença de 70.500 fichas. Jason Les foi o único derrotado pela máquina, perdendo 80.500 fichas.

Bjorn Li comemorou o resultado: “sabemos que a inteligência artificial irá nos ultrapassar algum dia, então, o mais importante é que ainda permanecemos no topo”.

Já Doug Polk não se mostrou tão impressionado com a máquina: “houve situações em que ele (Claudico) jogou realmente bem e outras em que não entendi o que ele estava fazendo” disse Polk citando o modo como o sistema abusou de overbets durante vários momentos.

Mesmo com a derrota, os programadores se entusiasmaram com o resultado. Tuomas Sandholm, um dos desenvolvedores do software, citou o alto nível dos adversários e a pouca quantidade de mãos como fatores preponderantes.

“Há 10^161 situações possíveis em um jogo de heade up de No-Limit Hold’em, número muito maior que todos os átomos do universo. Não tínhamos ideia de como o programa se sairia contra alguns dos melhores jogadores do mundo e não é vergonha alguma o resultado dado oponentes tão talentosos”, disse Tuomas citando o extenso número de combinações possíveis em um heads-up (o número 1 seguido por 161 zeros).

O software usará os dados das 80.000 mãos jogadas para ser ainda mais desenvolvido. E quanto aos quatro jogadores, além de honrar a raça humana com a vitória, ainda dividirão US$ 100.000 por terem derrotada a máquina.

desafio doug polk

Desafio foi disputado no Rivers Casino, em Pittsburgh, e transmitido ao vivo via Twitch.

 

Curta a página do MaisEV no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Conheça os melhores softwares para poker online.


Veja mais:

Salas de Poker