Clique Aqui Dinamicas de um Sit Ang go

Lista de Usuários Marcados

Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Dinamicas de um Sit Ang go

  1. #1
    Grinder
    Data de Ingresso
    22/07/08
    Posts
    235

    Dinamicas de um Sit Ang go

    Artigo extraido do Blog do Mestre Roberto Riccio, explica a ideia geral do ICM... frequentei o forum por esses dias e andei reparando algumas respostas meio infundadas. sugiro a todos que ainda não conhecem ICM leiam, e assimilem. Após entender a ideia teórica, baixem o SNGEGT-OS (calculadora de ICM Gratis) ou mesmo o Wizard (Trial 30 dias) e façam as experiencias, analisem suas mãos, etc... Quando estiverem entendendo bem a formula, começem a aplicar no game, e com a prática, aperfeiçoar.

    Estou longe de ser perito, começei a estudar e aplicar ha pouco tempo, porém estou a disposição para ajudar, e tenho certeza que outros jogadores + experientes tambem estarão. Vale a pena ler... posso afirmar sem medo q passei a ser mais lucrativo após ler esses artigos e os assimilar

    Dinamicas de um Sit and go Parte 1

    Bubble de um sit and go de 11$. Você e mais três jogadores têm exatamente o mesmo número de fichas (5000) cada um antes de postar os blinds que estão em 400/800. Você é o big blind. O cut-off e o button foldam enquanto o small blind vai allin. Você tem AJo e está pensando se dá call ou folda quando acontece um bug no software e ele começa a mostrar as cartas de seu adversário. AWESOME! Você vê a mão dele KQs e rapidamente faz as contas de pot odds. Então, call ou fold? "Tenho que investir 4200 fichas pra ganhar 5800, tendo 56% de chance de ganhar contra 44% de chance de perder aproximadamente. Que call fácil!" Instantaneamente você clica no call. Vê o flop de A35 pra sua alegria, turn T e river J. Seu adversário faz um straight runner-runner. Claro, você começa a xingar de tudo a mãe do infeliz que te ganhou, taca o mouse pela janela e joga o computador na piscina. "Porra! Faço tudo certo, boto todas as fichas allin como favorito e perco presses imbecis! Não há nada que eu pudesse fazer de diferente... Pelo menos posso me consolar com o fato de que no longo prazo eu ganho dinheiro fazendo esse call. Vou lá na piscina ver se o computador ainda tá funcionando pra eu entrar em outro sit and go..."

    Espere. Antes de entrar em outro sng deixe eu te contar uma coisa e não fique chateado. Você mereceu o runner-runner. Você mereceu perder. "Tá maluco, Roberto?" Deixe-me explicar. Você não ganha dinheiro no longo prazo fazendo esse call, você ganha fichas. "E não dá no mesmo?" Infelizmente não. Pense... O que realmente valem essas fichas para você? Antes de postar os blinds cada jogador tinha 5000 fichas. Tendo todos o mesmo número de fichas e ignorando o componente skill, é fácil de responder. O prize pool é de 100 dólares. Tendo cada jogador um quarto das fichas e a mesma chance de ficar em 1º, 2º, 3º e 4º, cada um deles possui virtualmente um quarto do prize pool, ou seja, suas 5000 fichas valem 25$. E se você e outro jogador tivessem 7000 fichas e os outros dois 3000 fichas, quanto valeriam as 7000 fichas? Para calcular a equidade (o valor real em dinheiro das suas fichas) você deveria calcular a sua probabilidade de ficar em 1º, 2º, 3º e 4º em função da probabilidade dos outros jogadores de ficar em cada uma das colocações também. Felizmente não precisamos fazer contas como essa, pois existem várias calculadoras de Independent Chip Model na internet, aqui vai uma delas: http://sharnett.bol.ucla.edu/ICM/ICM.html. Basta colocar a quantidade de fichas de cada jogador que o software calcula a equidade de cada stack em valor percentual do prize pool.

    Sabendo isso vamos rever o seu call de AJo. Existem três cenários possíveis para essa mão: FOLD, CALL\WIN, CALL\LOSE. Vamos examinar o primeiro cenário.

    FOLD
    Se você foldar, vai ficar com 4200 fichas contra as 5800 do jogador à sua direita e 5000 dos outros dois jogadores. Só colocar esses valores na calculadora e pronto. Sua equidade nesse caso seria 22.3% do prize pool, 0.223 * 100$, ou seja, 22.30$. Agora temos que descobrir se sua equidade com o CALL é maior ou menor que com o FOLD.

    CALL
    Se você der call existem basicamente dois cenários (o tie é insignificante, então pode ser ignorado). Dando call ou você ganha e fica com 10000 fichas, ou perde e fica com 0 fichas, sendo eliminado. Ponha esses valores na calculadora de ICM. Com 10000 fichas sua equidade seria 38.33$, enquanto com 0 fichas, seria obviamente 0$. Então a equidade do call é:

    (EQUIDADE DO CALL\WIN * PROBABILIDADE WIN) + (EQUIDADE DO CALL\LOSE * PROBABILIDADE LOSE)

    (38.33 * 56%) + (0 * 44%) = 38.33 * 0.56 = 21.46$

    Pronto. Você prefere ter a equidade de 22.30$ do FOLD do que a de 21.46$ do call, o que significa que um call ali é claramente uma jogada errada e a cada vez que é dado esse call, você perde 0.84$. Isso pode parecer pouco, mas é a partir de cada decisão como essa se perde ou se ganha muito dinheiro. Essa é a diferença feita em UMA mão. Vamos supor que você seja um bom jogador de sit and go's de 11$ com um ROI (Return of Investment) de 20%. Nesse caso seu lucro por torneio jogado é de 2.20$. Fazendo esse call você estaria perdendo mais de 1/3 dos seus lucros, e essas coisas acumulam. Agora imagine que você joga sit and go's de 215$ ao invés de 11$, nesse caso o seu prejuízo por call é de 16.80$. Fica fácil de perceber a diferença feita pela jogada certa no longo prazo.

    Vamos rever agora essa jogada ao invés de um sit and go, em um cash game. Ao invés de 5000 fichas, cada jogador possui 25 dólares e os blinds são 0.10$/0.25$. De novo o small blind vai allin e você pode ver o KQs dele. Dessa vez a expectativa de um call é (ignorando-se o rake):

    CALL: (50$ * 56%) - (0$ * 44%) = 50 * 0.56 = 28$
    FOLD: 24.75$

    A expectativa é de 3.25$ por call. Porque a diferença entre os torneios e cash games? É fácil. Em um sit and go, se você for eliminado, você recebe 0$, assim como no cash game. Porém, se você ganhar, enquanto recebe 50$ no cash game (menos o rake), no sng você recebe 38.33$ de equidade em fichas. Dá pra perceber o tamanho a diferença?!

    "OK, MAS COMO APLICAR ESSES CONCEITOS EM PRÁTICA?"

    Bom, se infelizmente o seu software não é que nem o meu e não mostra as cartas dos seus adversários, serão necessários alguns ajustes.

    Como usar esses conceitos sem saber exatamente o que o seu adversário tem na mão? Aí entra a parte não-matemática do poker. Você tem que escolher um leque de mãos do qual você acredita seu adversário estaria indo allin e ver o quanto essas mãos ganham e perdem contra a sua mão. Vou mostrar um exemplo:

    Você está num sit and go ao vivo. De novo 5000 fichas cada jogador, blinds 400/800, você é o big blind e o small blind vai allin depois dos outros dois jogadores foldarem. Mas você percebe algo de estranho. O small blind nem olhou pras suas cartas antes de ir allin! Sabendo isso e ainda não tendo visto a sua mão fica fácil de dizer com que mãos você pode dar call. Vamos analisar. Dando call e ganhando você fica com 10000 fichas e perdendo com 0.Então, calculando a equidade:

    (EQUIDADE DO CALL/WIN * PROBABILIDADE WIN) + (EQUIDADE DO CALL/LOSE * PROBABILIDADE LOSE) > EQUIDADE DO FOLD

    Para o call ser certo, a sua equidade do call precisa ser maior que o do fold.

    (38.33$ * X) + (0$ * Y) > 22.30$ , sendo X = percentual de vezes que sua mão ganha e Y = percentual de vezes que sua mão perde, ou seja, X + Y = 1.

    38.33X > 22.30

    X > 0.582 é o necessário para que o call seja certo. Então a sua mão precisa ganhar 58.2% das vezes contra as mãos que o SB tiver. O allin range do SB (leque de mãos possíveis) é 100%. Ele pode ter de AA a 32o, ou seja, a mão dele é random. Quais mãos ganham no MÍNIMO 58.2% das vezes contra uma mão random? Vamos precisar de um software pra isso. Baixe o Poker Stove (PokerStove: Poker Software and Analysis), um programa simples e útil para descobrir probabilidades como essa.

    Usando o programa, descobrimos que as seguintes mãos ganham 58.2% das vezes o allin contra uma mão random: 55+, A4s+, A7o+, K8s+, KTo+, QTs+ (leia-se: qualquer par maior ou igual a 55; qualquer ás suited maior ou igual a A4s, etc.)

    Você finalmente resolve olhar a sua mão. É um A6o. "Não, obrigado." Bom fold.

    Mesmo que ele tivesse um 62o ali, você não tem como saber. A única coisa que se pode fazer é ter uma estimativa de quais mãos ele pode ter. Você não é um advinha, você é um jogador de poker. Nesse caso seu adversário estava empurrando allin 100% das suas mãos. Em outros casos ele estará indo allin com menos mãos. Você tem que levar essas coisas em consideração, pois se ele está indo allin só com suas mãos mais fortes, significa que você só pode dar call com suas mãos ainda mais fortes. Em outros artigos eu vou ensinar como ajustar suas contas para casos diferentes e contra jogadores diferentes.

    Mesmo sendo um artigo com muita matemática, eu tentei mostrar os exemplos mais simples que encontrei de jogo no bubble do sit and go. É claro que contas complicadas como essa não são feitas durante o jogo e sim fora da mesa, mas é importante que você entenda bem estes conceitos para aumentar seus lucros (ou inclusive fazer a transição de losing player para winning player).
    Agora esqueça um pouco as contas e perceba o que estou tentando mostrar basicamente com tudo isso: você nunca quer ser um caller num sit and go (a menos que tenha uma mão muito boa), você sempre quer ser o raiser. Basicamente é o que esse artigo explica. No próximo espero mostrar exatamente esse outro lado, o do raiser, e porque é tão lucrativo botar pressão nos outros jogadores no bubble de um sit and go.


    Dinâmicas de um SiT And Go - Parte 2

    Como já vimos na primeira parte do artigo, para dar Call em um allin quando temos a possibilidade de ficar no bubble do sit and go precisamos de uma mão bem forte. Isto quer dizer que, na maioria das situações, o certo é evitar coin-flips ou mãos em que sejamos somente levemente favoritos.

    Este é o jeito teoricamente certo de se jogar quando não temos fold equity, ou seja, quando a única opção que nos resta é o call.

    Sabendo isso, vamos agora rever o último exemplo dado na parte um do artigo.

    Você era o big blind de um sit and go live onde todos os jogadores tinham o mesmo número de fichas com blinds 400/800. O CO e o button foldaram e o small blind foi allin sem nem ver suas cartas. Fazendo as contas descobrimos que o call range correto seria 55+, A4s+, A7o+, K8s+, KTo+, QTs+.

    Agora vamos supor que você é o small blind. Como você lucra contra essa estratégia? Com quais mãos você iria allin e quais mãos você foldaria? Usando um pouco de matemática podemos descobrir isso. Vamos pegar a pior mão que você possa ter, 72o. O que seria melhor, fold ou allin? (Cálculos feitos usando o PokerStove e a calculadora de ICM)

    EQUIDADE DO ALLIN
    (EQUIDADE DO ALLIN\FOLD * PROBABILIDADE FOLD) + (EQUIDADE DO CALL\WIN * PROBABILIDADE CALL * PROBABILIDADE WIN) + (EQUIDADE DO CALL\LOSE * PROBABILIDADE CALL * PROBABILIDADE LOSE)

    (0.2748 * 81.3%) + (0.3833 * 18.7% * 27.150%) + (0 * 18.7% * 72.850%) = 0.2234124 + 0.01946033265 = 0.2428

    EQUIDADE DO FOLD
    0.2368

    A equidade do allin é maior do que a equidade do fold, logo o allin é a jogada certa e foldando você estaria jogando no lixo aproximadamente 60 centavos supondo que esse fosse um sit and go de 11$.

    Continuando... Com quais mãos o certo seria o allin e com quais mãos o certo seria o fold? Se você vai estar indo allin com 72o, quer dizer que você não vai foldar nenhuma mão melhor que essa, ou seja, você estará indo allin com todas as mãos que receber.

    Um defeito comum dos jogadores fracos em sit and go's é a passividade no bubble. Isso faz com que eles percam boas oportunidades de roubar os blinds e que, consequentemente, cheguem in the money com poucas fichas. Todos os bons jogadores de sit and go's são muito agressivos no end game. Eles entendem essa matemática e sabem que as cartas pouco importam quando você está botando pressão nos outros jogadores no bubble. E é justamente aí que se ganha dinheiro jogando sit and go's. Não faz muita diferença de que jeito você vai jogar AA UTG no level 1. Nos primeiros levels basta usar um jogo tight e sólido. É o que você faz nos levels altos que faz uma grande diferença no seu ROI: saber quando ir allin, quando foldar e quando dar call. E isso requer estudo e prática.

    Vamos agora ver outra situação comum, dessa vez estudando como podemos ganhar com os erros dos outros jogadores. Usando o mesmo modelo usado anteriormente vamos supor que você está no cut-off e folda, e o button também. O SB, um bom jogador, vai allin como esperado e o BB, um jogador fraco, resolve dar call com A2o porque acha que é a "melhor mão". O SB e o BB estarão perdendo dinheiro, enquanto você e o button estarão lucrando com o erro do BB. Sua equidade antes do call dele era 25% do prize pool (para descobrir isso basta ir na calculadora de ICM e pôr 5000 fichas para cada jogador). Agora ela passa a ser 30.83% do pool sem você ter feito nada (10000 fichas para o jogador que ganhar o allin e 5000 para os que não se envolveram na mão).

    Nos sit and go's de buyin mais baixo há muito dinheiro a ser ganho dessa forma. Jogadores inexperientes geralmente dão mais calls que o necessário no bubble e quando você perceber que esse é o caso na sua mesa, procure ser um pouco mais tight (sem exagerar, é claro). Assim você evitará entrar em jogadas com expectativa negativa e ao mesmo tempo estará dando mais chances aos jogadores fracos de errarem jogando entre si.

    Pra finalizar, recomendo a todos o SNGPT, um programa que todo jogador sério de sit and go's PRECISA ter. Ele é basicamente uma calculadora de ICM e um PokerStove juntos. Você analisa situações como essas que estudamos nos artigos. Basta colocar tamanho dos blinds, das stacks de cada jogador e definir range de mãos e ele te mostra qual a jogada certa levando em conta estes fatores. Na minha opinião esse programa é um investimento essencial se você quer se tornar um bom jogador nessa área.

    Espero que este artigo tenha ajudado a quem ainda não conhecia bem estes conceitos. Sei que para mim teria sido muito útil encontrar estas informações há um ano atrás, quando eu estava começando, por isso resolvi escrever o artigo.


    Reanalisando EV's
    Então você comprou o SNGPT, estudou ICM, aplicou um jogo tight-aggressive no começo e maníaco no final e se tornou um sólido winning player.

    Qual o próximo passo para evoluir como jogador e aumentar seu winrate?

    Pensando aleatoriamente esses dias lembrei de uma coisas que eu já tinha lido muitas vezes, mas nunca levado seriamente em consideração.

    Quando eu comecei a estudar ICM lia freqüentemente:
    ICM não leva em conta a habilidade dos jogadores nem a sua posição na mesa.

    Essa frase que eu constantemente ignorava pela sua obviedade faz com que você tenha que desviar do jogo perfeito baseado em ICM para alcançar o verdadeiro jogo perfeito.

    Quando foldar jogadas aparentemente +EV
    Bubble de um sit and go. Você está no button e estima ter um push levemente +EV, considerando suas cartas e o calling range dos seus adversários.

    Para demostrar isso matematicamente, vamos supor que você saiba que o push é +0.3% EV que o fold.

    Esse é um bom push, que eu ficaria chateado em ter que foldar.

    Mas... ICM não leva em conta a habilidade dos outros jogadores.

    Suponha que você está na mesa contra dois jogadores bons ou razoáveis. Ignorando o fato que eles vão dar call com menos mãos que dois jogadores, eles, um contra o outro, assim que você foldar vão estar jogando um jogo perfeito ou quase, ou seja, fazendo a coisa certa. Enquanto isso você acabou de jogar um edge de 0.3% no lixo.

    Agora troque os jogadores bons em sua mesa por dois ruins.

    Vamos estimar que foldando os dois vão acabar jogando errado e eliminar um ao outro 20% das vezes e que quando isso acontecer o valor do seu stack passa a ser 5% mais valioso.

    Mesmo que o SNGPT te recomende um push, um fold é 0.7% mais valioso (EV fold = 20% * 5% = 1%). E mesmo que isso acontecesse, menos vezes, suponhamos 10% das vezes, o fold mesmo assim continua sendo a melhor jogada!

    Quando ir allin em jogadas aparentemente –EV
    Vendo o outro lado da equação, vamos supor que você esteja UTG num jogo 6-handed com um stack de 1200 fichas nos blinds 100/200.

    Você fez os cálculos, concluiu que o push era -0.2% EV que o fold e ficou feliz por ter foldado.

    Mas, você esqueceu de considerar duas coisas! O SNGPT não leva em conta que você é o big blind na próxima mão e além disso, ele não leva em conta que você dobrando tem a oportunidade de entrar em várias situações +EV nas próximas mãos.

    Com um shortstack, seu potencial de ação é muito pequeno. Já, com um big stack você tem várias oportunidades de ganhar fichas facilmente. É como a diferença entre um investidor que possui 100 mil dólares e um que possui 1 milhão de dólares. Supondo habilidades financeiras iguais, o segundo com certeza tem um leque de opções maior e melhor para aumentar seu capital.

    Por causa dessas oportunidades de acumular fichas a baixo risco com um big stack eu nem me incomodo que o EV real do push seja zero. Como o SNGPT não pode computar essas oportunidades +EV que vou ter no futuro com um big stack, se um push possui zero EV, quer dizer que na realidade a longo prazo o EV é maior que zero.

    O fato de ser o big blind na próxima mão também é muito importante no cálculo da equidade do seu stack. Não pelo seu EV verdadeiro ser maior quando você for allin, mas pelo EV do fold na verdade ser pior do que parece.

    Se a mesma situação (-0.2% EV) acontecesse e você tivesse no small blind seria um ez fold. O que torna o EV real da mão positivo é a combinação das duas coisas.

    Concluindo
    Eu decidi escrever sobre esse assunto porque, mesmo sabendo que a maioria dos bons jogadores entende essas pequenas falhas do ICM, eu raramente vejo essas pessoas se adaptarem a isso.

    Se você não entendeu bem o que está escrito nesse artigo, releia-o com calma ou ingore tudo o que está escrito.

    Se você ainda não entende o conceito de ICM, aplicar algumas dessas coisas pode ser até prejudicial para o seu jogo.

    Mas, se você já estudou isso, perceba vendo de longe, numa visão mais ampla, como tudo faz sentido e se encaixa perfeitamente.

    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Chip Leader Avatar de felipeworm
    Data de Ingresso
    05/06/08
    Posts
    2.341
    Nice compilation, mas essas letras verdes ficam impossíveis.

    Digamos que ai está o segredo dos sit, mas não é facil.

    Principalmente massivetables, onde eu acho muito foda não deixar passar nada de +EV.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Banido
    Data de Ingresso
    06/11/08
    Posts
    645
    parabéns para quem conseguir ler essas letras verdes (sem selecionar com o mouse e deixar elas com o fundo azul )
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Grinder
    Data de Ingresso
    22/07/08
    Posts
    235
    lol
    malz ai galera... eu só quis diferenciar, porque são 3 artigos diferentes... devia ter escolhido um verde mais escuro... e uma vez postado, nao da mais pra editar... :S

    qualquer coisa é só entrar no site do Riccio tb e ler por lá...

    Roberto Riccio » Poker Coach e Jogador Profissional de Poker
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de Rogerspr
    Data de Ingresso
    08/01/09
    Posts
    3.457
    Images
    1
    ty




    Citação Postado originalmente por bubalinAA Ver Post
    parabéns para quem conseguir ler essas letras verdes (sem selecionar com o mouse e deixar elas com o fundo azul )
    Gostei muito dos artigos. Pode dar uma luz sobre meu problema na bubble.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    VGA
    VGA está desconectado
    Banido
    Data de Ingresso
    12/05/08
    Posts
    504
    Muito bom o Post,

    Gabriel eu acho bacana sua atitude em analisar a teoria do poker, mas é apenas conceito teorico não é a verdade absoluta, aceite opniões contrárias tente entender que cada um tem uma forma de analisar, e no final oq vale é o que se alcança no LP, parabéns e continue estudando q você vai longe. Creio que você se irritou com meu ponto de vista em algumas questões, mas não é nada pessoal estou aberto a qualquer dialogo caso você queira, pode me add no msn pra gente trocar idéia.
    Poker não é um jogo de verdades absolutas , mas de verdades incompletas, a matemática pode ser absoluta, mas quando subjetivamente interpretada pode ser usada de maneiras diferentes.

    Abraço man
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Grinder
    Data de Ingresso
    22/07/08
    Posts
    235
    Citação Postado originalmente por VGA Ver Post
    Muito bom o Post,

    Gabriel eu acho bacana sua atitude em analisar a teoria do poker, mas é apenas conceito teorico não é a verdade absoluta, aceite opniões contrárias tente entender que cada um tem uma forma de analisar, e no final oq vale é o que se alcança no LP, parabéns e continue estudando q você vai longe. Creio que você se irritou com meu ponto de vista em algumas questões, mas não é nada pessoal estou aberto a qualquer dialogo caso você queira, pode me add no msn pra gente trocar idéia.
    Poker não é um jogo de verdades absolutas , mas de verdades incompletas, a matemática pode ser absoluta, mas quando subjetivamente interpretada pode ser usada de maneiras diferentes.

    Abraço man
    Relax man, nao me irritei em nenhum momento... nem postei direcionado pra ninguem...

    Só quis postar esse artigo (Escrito por ROBERTO RICCIO, o melhor SNGer do País) pq acredito q varias pessoas desconhecem...

    Eu posso dizer q começei minha transição de Looser/Breakeven pra winning player após estudar isso dai.. compreender os conceitos e bota-los em pratica... não q eu seja VENCEDOR, mas sinto estar caminhando pra isso...

    foi apenas uma dica... eu jogo sit and go regularmete, tanto quanto o tempo me permite (Trampo o dia inteiro, faculdade a noite)

    Concordo que poker não é uma ciencia exata, mas a matemática ajuda bastante sim imo...

    abcss
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Arregão de bets Avatar de Nsnake
    Data de Ingresso
    26/01/09
    Localização
    Londrina-PR
    Posts
    175
    Citação Postado originalmente por bubalinAA Ver Post
    parabéns para quem conseguir ler essas letras verdes (sem selecionar com o mouse e deixar elas com o fundo azul )
    nem ta tão dificil assim.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Grinder Avatar de psureck
    Data de Ingresso
    18/02/09
    Localização
    Floripa
    Posts
    172
    bom artigo
    mas as cores são foda....
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados