Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 44 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #1
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330

    Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

    Olá senhores.
    Várias vezes já recebi MPs ou mesmo em outros tópicos pedidos pra abrir um tópico falando sobre minha religião, mas sempre adiei.

    E aqui está. Façam suas perguntas.
    Eu, o @gordinho90 e o @luigibr vamos tentando responder à tudo. Se alguém mais com conhecimento sobre a religião quiser ajudar, agradecemos.

    Não sou um profundo conhecer de nada, mas vou tentando responder o que vier. Sei um pouco mais da Umbanda do que Candomblé que sei apenas o básico do básico.
    Em alguns assuntos pode ser que eu não tenha a resposta ou fique perdido, mas vamos tentar explicar um pouco de tudo.

    Importante eu frisar que não vou tentar provar nada sobre minha religião, portanto vou evitar entrar naqueles loopings intermináveis pra ficar rebatendo o que outras pessoas acreditam ou não. O que eu responder será dentro daquilo que acredito.
    São minhas crenças e o mínimo que peço é respeito sobre elas.

    Saravá e axé pra todos.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Maneh, JoseIrineu, Breda and 27 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de Gonira
    Data de Ingresso
    06/10/08
    Localização
    BH
    Posts
    13.638
    1. conhece iorubá? no quê se diferencia de umbanda/candomblé standard?

    2. uma coisa que eu não entendo é essa equivalência com santos católicos. a ideia é que é a mesma coisa mesmo? quando um católico reza pra são jorge e um macumbeiro reza pra ogum, estaria entrando em contato com a mesma entidade? por que a caracterização é tão diferente então?

    3. já baixou santo em vc? descreva a sensação.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Table Captain Avatar de muttley
    Data de Ingresso
    20/09/09
    Posts
    763
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    sai, loco!!!1111111
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    Opa eai turma

    To correndo aqui, vou reservar o horário da noite para responder aqui, gonira ja me tentou com a pergunta 2 que é um assunto que eu adoro haha se der eu respondo hj a tarde ainda.
    MAXPRO likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por Gonira Ver Post
    1. conhece iorubá? no quê se diferencia de umbanda/candomblé standard?

    2. uma coisa que eu não entendo é essa equivalência com santos católicos. a ideia é que é a mesma coisa mesmo? quando um católico reza pra são jorge e um macumbeiro reza pra ogum, estaria entrando em contato com a mesma entidade? por que a caracterização é tão diferente então?
    1) Meu conhecimento de iorubá é quase nada. Até porque ele é mais usado no Candomblé.
    Mas recentemente tive que mudar de terreiro e no que estou agora, também tem Candomblé, então estou começando aprender algumas coisinhas da iorubá. Mas tô pensando em estudar, pra aprender mais.

    Como dizia minha antiga mãe de santo, Umbanda é Umbanda, Candomblé é Candomblé. Ou seja, são religiões distintas, mas em que alguns pontos acabam se encontrando porque em ambas existe a crença nos orixás (santos).
    Então são várias as diferenças. Vou tentar citar as mais comuns.
    Em ambas tem orixás, mas na Umbanda o médium não incorpora orixá e sim os guias, que são entidades de luz que usam esses médiuns como um meio delas virem prestar a caridade a quem precisa. No Candomblé não tem guias, mas os médiuns incorporam os orixás, com a diferença que esses não dão consultas.
    Uma questão que sempre fazem é sobre as oferendas. Na Umbanda não tem corte de animais. No Candomblé sim.
    Tem outras coisas. Mas o básico é isso. Vou deixar para os amigos complementarem ou me corrigirem.

    2) Essa equivalência é chamada de sincretismo. Uma das teorias mais aceitas é que o sincretismo foi criado pra religião ser mais facilmente aceita por todos. Então, foram associando os orixás aos santos. Ogun associaram a São Jorge, Oxóssi a São Sebastião, Oxalá a Jesus e assim por diante.
    E aqui entra também uma explicação interessante, que associaram os exús/pombo-giras aos espíritos ruins e até do diabo. Mas na verdade são entidades guardiãs e que também por serem mais ligadas aos problemas terrenos, acaba sobrando pra elas as questões mundanas.
    Então no fundo, orixá de Umbanda/Candomblé é uma coisa e os santos católicos outra.
    Cão, Breda, Urbach and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain Avatar de muttley
    Data de Ingresso
    20/09/09
    Posts
    763
    Falem um pouco sbre os sacramentos (se são chamados assim também), tem batismo, casamento, etc? O que é um pai de santo? Como alguém se torna um? Como é a hierarquia dentro da religião? Desculpe as perguntas de noob mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de Fion
    Data de Ingresso
    19/05/11
    Posts
    2.922
    Assinando.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de Coltoon53
    Data de Ingresso
    23/06/08
    Posts
    4.518
    wtf gordinho, passou da hora que fazer algo pro QG né? Macumba da runnada ftw.

    Acompanhando o topico.
    PedRaO and MazinhoRufin like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Falem um pouco sbre os sacramentos (se são chamados assim também), tem batismo, casamento, etc? O que é um pai de santo? Como alguém se torna um? Como é a hierarquia dentro da religião? Desculpe as perguntas de noob mesmo.
    Vou responder essa pela Umbanda, porque no Candomblé é diferente.
    Na Umbanda tem também batismo, coroação (que é quando as entidades dão nome e se confirmam), tem também casamento feio na religião.
    Pai de santo, é o topo da hierarquia dentro do terreiro.
    Como virar pai de santo, vou ficar devendo uma resposta mais elaborada, mas muitas vezes é alguma entidade que dá a missão para a pessoa abrir sua própria casa e assim se tornar pai de santo.

    No Candomblé, o @luigibr pode responder melhor, mas tem umas paradas que chamam obrigação que é bem mais complexo, onde a pessoa fica recolhida por um tempo cumprindo uma série de rituais pra ir subindo na hierarquia. Mas até chegar num posto alto, leva anos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 44 12311 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados