Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 16 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #1
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480

    Spinoza por Amauri Ferreira

    Acabo de me deparar com esses 2 vídeos sobre Spinoza.
    Eu já estudei muito esse filósofo e posso garantir que existe uma dificuldade imensa de compreendê-lo, assim como interpretá-lo ou até traduzi-lo.
    É difícil encontrar material bom e acessível sobre Spinoza.
    Quando terminei de assistir esses 2 vídeos, a surpresa foi tão grande, assim como a alegria!
    Eu inicialmente pensei em enviá-lo por mp a uma pessoa daqui que parece gostar de filosofia, mas refletindo melhor, acho que vale a pena postá-lo aqui para que mais pessoas possam vê-lo.
    Apesar de saber que não disponho de muito apreço aqui, e isso irá refletir sobre a recepção e compreensão dessa postagem, mesmo assim a faço correndo esse risco, tendo como único objetivo compartilhar um pensamento que mudou a minha vida e pode mudar a de outros.
    Sei que tudo isso pode facilmente ser mal interpretado, assim como reduzido pejorativamente. Mas uma vez mais vou dizer que não se trata de uma obsessão cega por uma (ou "minha") "verdade absoluta".
    Eu diria que é apenas a alegria e vontade de compartilhar um pensamento vivo e atual que busca unicamente a realização de todas as nossas potências e da nossa liberdade.
    Não existe aqui qualquer intenção dogmática, impositiva ou arrogante. Apenas generosidade no sentido spinozista de mostrar a quem queira ver diversas possibilidades.


    Vou citar @JoseIrineu , @PebaVermelho e @zombie , por achar que talvez possa ser interessante a vocês.


    No início do vídeo é um pouco chato por parecer bem abstrato e hermético, mas depois de 30 minutos talvez vocês percebam mais a concretude dos conceitos e se sintam motivados a querer entendê-lo melhor.
    Imho, essa aula é uma das mais claras, concretas e acessíveis, inclusive para quem nunca viu filosofia, das que eu já assisti!


    "Não rir, nem chorar, mas compreender"
    Benedictus de Spinoza



    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Vou viajar daqui a pouco (Festival de Jazz ftw), mas adicionei os vídeos à playlist pra assistir no retorno.

    EDIT: não conheço nada do Spinoza, então seria nice se você fizesse umas cliffs dos vídeos pra facilitar a compreensão de quem for assistir.
    Última edição por PebaVermelho; 23-08-2013 às 06:53.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de freire15
    Data de Ingresso
    04/01/11
    Posts
    2.178
    eu tava com insonia aqui dai fui ver esse vídeo do spinozZZzzzZZZzzZzZzZZZZZzzzzZZzZ
    Última edição por freire15; 23-08-2013 às 07:10.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Vou viajar daqui a pouco (Festival de Jazz ftw), mas adicionei os vídeos à playlist pra assistir no retorno.

    EDIT: não conheço nada do Spinoza, então seria nice se você fizesse umas cliffs dos vídeos pra facilitar a compreensão de quem for assistir.
    Haha ... já fui pra 3 festivais de Jazz aqui no Ceará ... acontece exatamente no carnaval em uma cidade na serra de Baturité chamada Guaramiranga ... é a minha fuga prum carnaval interessante ... huahuahua

    Cliffs básico:

    Ele vai tratar 2 pontos na filosofia de Spinoza que são os gêneros do conhecimento e os afetos.

    1) Ele distingui os 3 gêneros de conhecimento em Spinoza mostrando o erro (inadequação) que existe no primeiro e o acerto (adequação) que existe nos 2 outros. A diferença entre a adequação ou não do conhecimento se refere a sua forma (imaginativa e pelos efeitos, no caso do primeiro) e (racional e pelas causas nos casos dos 2 outros).

    2) Ele define alguns termos no Spinozismo, como por exemplo "conatus": que quer dizer força para perseverar na sua própria natureza. Tudo na Natureza tem um conatus e cada coisa faz (dada as suas capacidades e possibilidades) tudo o que é possível para se preservar ou se realizar mais ainda. Até uma pedra ou um pensamento tem um conatus.

    3) Ele vai falar que todos nós somos corpos que vivem incessantemente afetados (no sentidos afeciones, marcados: tanto no corpo mesmo, quanto no pensamento) e essas marcas fazem com que a gente sinta alegria ou tristeza. E é através do exame ignorante (no caso do primeiro genero) ou racional (no caso dos 2 outros) dessa alegria e tristeza que é que a gente age e pode aperfeiçoar a nossa potência/existência.

    Tudo isso pode parecer bem abstrato, mas no vídeo está melhor explicado com muitos exemplos reais de hoje em dia ou do cotidiano da gente.
    A beleza está no uso dos conceitos spinozistas (com forte influência do Deleuze) que ele faz, evidenciado que ela é algo real e atual. Eu digo isso por já ter visto muitas palestras sobre Spinoza e me senti mal por vê-lo tratado com bastante distanciamento, como se fosse apenas um sistema construído por mente mirabolante. As melhores leituras que eu já vi de Spinoza são da Marilena Chaui e do Deleuze.

    O vídeo tem uma qualidade bem ruim e só aparece o cara falando ... é melhor usá-lo como audio.

    Boa viagem!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Esqueci de citar o @DiegoSestito

    Sobre os cliffs, estão um pouco confusos pq tratam bem resumidamente de conceitos abstratos criados pelo Spinoza.
    Mas a título de esclarecimento, esses termos abstratos se referem a tudo que existe entre nós de uma forma bem abrangente. Daí a beleza e dificuldade de entender por exemplo o que o Spinoza está querendo dizer com encontro de corpos (isso é Ontologia). O encontro de corpos se refere a qualquer encontro de realidades distintas, como por exemplo: um ladrão x a polícia ... uma idéia x outra idéia ... a luz com o nosso globo ocular ... um veneno x o estomago ... o estomago x o restante do meu corpo. E esse encontro de corpos têm em si uma relação boa ou má num sentido único e singular. Não existe o bem ou o mal. Não existe a moral, existe a ética!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    hehehe spinoza, você é meio louco e pode não se importar, mas fala com o Alvinho pra ajeitar esse teu nick, plz. Já tá afetando meu TOC.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por kako Ver Post
    Valeu demais Kako!
    Estou na metade do vídeo e está muito bom mesmo. É realmente ótimo!

    Recomendo a todos começar por esse vídeo aqui.
    Ele delineia bem a diferença entre Spinoza e a tradição filosófica, bem como a sua herança.
    Conhecendo essa diferença a gente pode entender melhor como foi a construção do pensamento desde Sócrates até hoje em relação não só a filosofia, mas também ao direito ... como também podemos entender que existem vertentes diametralmente opostas até hoje em dia ... daí surgiu a psicanálise ...

    No iniciozinho do vídeo eu pensei: pow, 2:20 hs desse chato?! ... depois logo vi que ele é uma figura! ... inteligente, altamente humorado, autêntico ... massa demais!

    Assistam!
    Vale a pena!
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Sem tempo pra assistir nenhum dos vídeos agora, mas marcando aqui pra ver depois.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Já dei like antes de ver.

    Nunca li nada sobre Spinoza.

    Depois comento.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 16 12311 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados